A metamorfose de jovens lideranças que querem ser professoras: como a escuta analítica propicia a potência crítica da práxis.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Tatiana Karinya Carpigiani Rodrigues
Orientador(a): Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Banca de defesa: Antonio da Costa Ciampa, Maria de Fatima Simoes Francisco
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-05082008-154240
Resumo: No presente trabalho pretendi investigar como se deu a constituição da identidade de três jovens lideranças da comunidade da favela do Real Parque/Jardim Panorama, levando em consideração os momentos de metamorfose que cada uma delas sofreu ao longo deste processo. A fim de compreender a complexidade dos aspectos envolvidos na constituição de suas identidades como futuras docentes, recorri a autores da Psicologia, Filosofia, Sociologia e História que permitissem ampliar meu olhar psicanalítico a respeito do objeto estudado. Existia nessas jovens algo de muito peculiar que contribuiu para o processo de constituição da identidade docente - uma consciência crítica aguçada. O encontro com alguns educadores, que lhes propiciou o desenvolvimento de um pensamento crítico, permitiu-lhes um olhar questionador em relação à realidade educacional encontrada nos estágios realizados em escolas municipais, por exigência de sua formação acadêmica. Por ocasião da presente pesquisa, ofereci a elas um espaço de escuta analítica, ancorada em uma concepção dialética da relação entre psique e mundo, que lhes permitisse questionar alguns aspectos relacionados à constituição da identidade docente, a ponto de metamorfosearem-se politicamente dando lugar a uma práxis transformadora, promovendo, nesse sentido, uma verdadeira educação emancipatória. Finalmente, terminei este trabalho com a descrição da revelação da práxis dessas jovens, que se deu em meio à liderança que exerceram espontaneamente junto à comunidade do Real Parque, impedindo a desapropriação de parte da favela em que moram, ocorrida no final de 2007.
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