A qualidade da educação infantil na concepção de suas crianças: investigando possibilidades de escuta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Maytê Gouvêa Coleto Bezerra
Orientador(a): Tizuko Morchida Kishimoto
Banca de defesa: Silvia Helena Vieira Cruz, Daniela Finco, Marcia Aparecida Gobbi, Celia Vectore
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-30112020-193802
Resumo: Esta tese vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, junto à linha de pesquisa Psicologia da Educação. Partindo da concepção dos Estudos sobre Infância, que veem as crianças como atores sociais, competentes e com direitos; como sujeitos ideais para falarem das questões de seus interesses, e sabedores da necessidade de incrementar a educação infantil brasileira, tal trabalho investigou metodologias de escuta de crianças, visando a sua apropriação pelas educadoras e educadores, com a finalidade de saber das crianças como elas percebem a instituição de educação infantil que frequentam. Objetivou-se, assim: 1) investigar e experimentar metodologias de escuta de crianças que pudessem ser aplicadas pelas próprias educadoras e educadores no contexto da pré-escola, visando conhecer as perspectivas das crianças sobre questões institucionais e 2) acompanhar um processo de levantamento de opiniões das crianças sobre determinada questão no caso, a alimentação e a execução de um plano de ação no sentido acolher as perspectivas das crianças. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) público, com as duas turmas de pré-escola, envolvendo diretamente 42 crianças, com 4, 5 e 6 anos, seus 6 educadores e, de forma indireta, ao menos 42 familiares e os demais 30 adultos que trabalhavam na instituição. Durante a pesquisa foi possível ouvir as crianças sobre a instituição de forma mais geral sobre seus ambientes, a relação com os adultos e as adultas e sobre algumas atividades didáticas e, principalmente, sobre a alimentação na instituição. Na escolha dos procedimentos de escuta das crianças primou-se pela simplicidade, em termos de recursos materiais e organizacionais, e pelo potencial expressivo. Os resultados confirmaram a capacidade das crianças de contribuírem na avaliação institucional fornecendo sua própria perspectiva, bem como, apontaram-nos para a importância de incluir as teorias e as práticas de escuta na formação de professores.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A qualidade da educação infantil na concepção de suas crianças: investigando possibilidades de escuta The quality in early childhood education from childrens point of view: investigating listening possibilities 2020-08-19Tizuko Morchida KishimotoSilvia Helena Vieira CruzDaniela FincoMarcia Aparecida GobbiCelia VectoreMaytê Gouvêa Coleto BezerraUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Alimentação Alimentation Childhood education Crianças Educação infantil Methods of research with children Metodologia de pesquisa com crianças Pré-escola Preschool Qualidade Quality Esta tese vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, junto à linha de pesquisa Psicologia da Educação. Partindo da concepção dos Estudos sobre Infância, que veem as crianças como atores sociais, competentes e com direitos; como sujeitos ideais para falarem das questões de seus interesses, e sabedores da necessidade de incrementar a educação infantil brasileira, tal trabalho investigou metodologias de escuta de crianças, visando a sua apropriação pelas educadoras e educadores, com a finalidade de saber das crianças como elas percebem a instituição de educação infantil que frequentam. Objetivou-se, assim: 1) investigar e experimentar metodologias de escuta de crianças que pudessem ser aplicadas pelas próprias educadoras e educadores no contexto da pré-escola, visando conhecer as perspectivas das crianças sobre questões institucionais e 2) acompanhar um processo de levantamento de opiniões das crianças sobre determinada questão no caso, a alimentação e a execução de um plano de ação no sentido acolher as perspectivas das crianças. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) público, com as duas turmas de pré-escola, envolvendo diretamente 42 crianças, com 4, 5 e 6 anos, seus 6 educadores e, de forma indireta, ao menos 42 familiares e os demais 30 adultos que trabalhavam na instituição. Durante a pesquisa foi possível ouvir as crianças sobre a instituição de forma mais geral sobre seus ambientes, a relação com os adultos e as adultas e sobre algumas atividades didáticas e, principalmente, sobre a alimentação na instituição. Na escolha dos procedimentos de escuta das crianças primou-se pela simplicidade, em termos de recursos materiais e organizacionais, e pelo potencial expressivo. Os resultados confirmaram a capacidade das crianças de contribuírem na avaliação institucional fornecendo sua própria perspectiva, bem como, apontaram-nos para a importância de incluir as teorias e as práticas de escuta na formação de professores. This thesis is written within USPs Post-graduation program of Education, in the Education Psychology research group. Starting from the Childhood Studies, an area which views the children as social actors, qualified and lawful; yet, as ideal subjects to talk about their own interests, and aware of the need to increment the early childhood education in Brazil, this work researched methods of children listening, pursuing its appropriation by the educators, with the purpose of knowing from the children how they perceive the educational institution which they attend to. Therefore our objetives were: 1) Explore and experiment methods of children listening which could be used by the educators aiming to know childrens perception of the institutional issues, and 2) Follow a process of surveying childrens opinion about certain issue, specially nourishiment, along with the execution of an action plan in the sense of carrying out the children s perspectives. For so, an action research was developed in a Municipal Center of Childhood Education (MCCA) with two preschool classes, involving directly 42 children aged between 4 and 6 years, their 6 educators, indirectly at least 42 relatives and the additional 30 members of the Center\'s staff. During the research it was possible to listen the children about the institution in general; about its different environments, the relationship with the adults, and some of the didactic activities - and, mainly, about the alimentation within the institution. On what comes to the selection of the listening procedures the simplicity was favored, in terms of material and organizational resources, and by its expressive potential. The results confirmed the childrens capacity to contribute to the institutional evaluation by providing their own point of view, as well as indicated the importance of including the theories and the practices of listening in the curriculum of the teacher formation. https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-30112020-193802info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:28:04Zoai:teses.usp.br:tde-30112020-193802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-02T18:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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