O espectador, as sensações e a teoria da afecção
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Estudos Culturais
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-09012020-211608 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar o que acontece no encontro entre o ator e o espectador usando a teoria da afecção de Spinoza como principal aporte teórico para análise. A ideia é poder contribuir com uma teoria filosófica possível para estudar o espectador e o fenômeno que se dá nesse \"entre\" que existe quando uma apresentação de teatro é levada a público. Buscou-se também entrevistar os grupos e direção dos espetáculos estudados, a saber: Luis Antonio-Gabriela da Companhia Mungunzá de Teatro e A Vida da Antikatártika Teatral ambas com direção de Nelson Baskerville. Houveram cerca de vinte entrevistas com espectadores destas peças citadas, alguns encontros com os atores e uma entrevista com o diretor dos espetáculos. A partir disso o desejo é trazer uma possibilidade de interpretação que faça refletir a potência que o teatro possui e o que isso pode influir na vida quem o assiste |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O espectador, as sensações e a teoria da afecção The spectator, the sensations, and the theory of affection 2019-11-25André Fontan KohlerLeonel Martins CarneiroArtur MatuckEduardo OkamotoPatricia Ghuidotte de FariaUniversidade de São PauloEstudos CulturaisUSPBR Afecção Affection Espectador Potência Power Spectator Spinoza Spinoza Teatro Theater Esta pesquisa tem por objetivo investigar o que acontece no encontro entre o ator e o espectador usando a teoria da afecção de Spinoza como principal aporte teórico para análise. A ideia é poder contribuir com uma teoria filosófica possível para estudar o espectador e o fenômeno que se dá nesse \"entre\" que existe quando uma apresentação de teatro é levada a público. Buscou-se também entrevistar os grupos e direção dos espetáculos estudados, a saber: Luis Antonio-Gabriela da Companhia Mungunzá de Teatro e A Vida da Antikatártika Teatral ambas com direção de Nelson Baskerville. Houveram cerca de vinte entrevistas com espectadores destas peças citadas, alguns encontros com os atores e uma entrevista com o diretor dos espetáculos. A partir disso o desejo é trazer uma possibilidade de interpretação que faça refletir a potência que o teatro possui e o que isso pode influir na vida quem o assiste This research aims to investigate what happens when actor and spectator meet by using Spinozas theory of affection as the main theoretical contribution for the analysis.The idea is to contribute to a possible theory to study the spectator and the phenomenon present in the space between when a play is performed to the public. Also, the groups and director of the plays studied were interviewed, they are: Luis Antonio-Gabriela of Companhia Mungunzá de Teatro and A Vida of Antikatártika Teatral and direction of Nelson Baskerville.There were about twenty interviews with the viewers of the plays mentioned, some meetings with the actors and an interview with the director. Based on that, the intent is to bring up a possibility of interpretation that allows us to think about the power that the theater has and how it can influence the life of who watches it https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-09012020-211608info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:30:41Zoai:teses.usp.br:tde-09012020-211608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-28T21:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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