Memória textual em formatos midiáticos de diferentes épocas: reconfiguração do conto Ò enfermeiro`, de Machado de Assis - da imprensa ao cinema e à história em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Sandra Regina Pícolo
Orientador(a): Terezinha Fátima Tagé Dias Fernandes
Banca de defesa: Maria dos Prazeres Santos Mendes, Osvando José de Morais, Rosana de Lima Soares, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-05112010-114915
Resumo: A presente tese, inserida no campo de estudos da Comunicação e das Linguagens em suas relações com o processo de produção de sentido nas mídias, investigou as relações entre os diferentes formatos do conto O enfermeiro, de Machado de Assis, modelizados por meio de diversos mecanismos semióticos. O estudo possibilitou o resgate da vida cotidiana brasileira do século XIX, suas características e transformações sociais. Comprovou como foram construídos estes processos de produção textual por meios e tempos-espaços diferenciados como jornal (1884), livro (1896), produção cinematográfica (1998) e histórias em quadrinhos (2005). Analisar as modelizações deste texto da cultura implicou um processo de conhecimento de códigos, tecidos significantes que interagem em específica produção de cultura, além de compreender e interpretar as possibilidades de semioses geradas por este texto da cultura em várias épocas e o que comunicavam como diálogo entre mídias. Por esta razão, o raciocínio teórico foi baseado nos estudos da semiótica da cultura, que se orientam pela compreensão de códigos culturais e de sua interação, transformação e transmutação. Especificamente, nos conceitos de Iuri Lotman (1996) sobre a traduzibilidade e sua perspectiva geral sobre cultura, de modo a ressaltar as diferenças e as singularidades de cada um dos sistemas de signos (comunicados) e o efeito estético produzido. Partimos da hipótese de ser este conto literário um texto da cultura roteiro apropriado para as transposições em história em quadrinhos e fílmica, o qual se presentica como um artefato condensado, criado a partir de um método planejado, que se revela como matriz - propensa a percorrer novos meios. A análise revelou que os novos textos modelizados reproduziram a linearidade da narrativa literária, ou seja, não houve mudanças na estrutura e no fio narrativo condutor específico dos diferentes sistemas, apenas surgiram características de diferentes códigos e geração de novas semioses.
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O estudo possibilitou o resgate da vida cotidiana brasileira do século XIX, suas características e transformações sociais. Comprovou como foram construídos estes processos de produção textual por meios e tempos-espaços diferenciados como jornal (1884), livro (1896), produção cinematográfica (1998) e histórias em quadrinhos (2005). Analisar as modelizações deste texto da cultura implicou um processo de conhecimento de códigos, tecidos significantes que interagem em específica produção de cultura, além de compreender e interpretar as possibilidades de semioses geradas por este texto da cultura em várias épocas e o que comunicavam como diálogo entre mídias. Por esta razão, o raciocínio teórico foi baseado nos estudos da semiótica da cultura, que se orientam pela compreensão de códigos culturais e de sua interação, transformação e transmutação. Especificamente, nos conceitos de Iuri Lotman (1996) sobre a traduzibilidade e sua perspectiva geral sobre cultura, de modo a ressaltar as diferenças e as singularidades de cada um dos sistemas de signos (comunicados) e o efeito estético produzido. Partimos da hipótese de ser este conto literário um texto da cultura roteiro apropriado para as transposições em história em quadrinhos e fílmica, o qual se presentica como um artefato condensado, criado a partir de um método planejado, que se revela como matriz - propensa a percorrer novos meios. A análise revelou que os novos textos modelizados reproduziram a linearidade da narrativa literária, ou seja, não houve mudanças na estrutura e no fio narrativo condutor específico dos diferentes sistemas, apenas surgiram características de diferentes códigos e geração de novas semioses. The current proposition, introduced in the field of communication studies and languages in their relations with the meaning production process in the media, investigated the relationship between different shapes of the short story O Enfermeiro, from Machado de Assis, modeled by several semiotic mechanisms. The study allowed recovering the Brazilians daily life from nineteenth century, their characteristics and social changes. It confirmed how these textual production processes through elements and time-differentiated spaces have been built as newspaper (1884), book (1896), movie (1998) and cartoons (2005). The analysis of the modeling text raised a code knowledge process, woven significantly that interact in specific culture production, as well as understand and interpret the possibilities of semiosis generated by the text of the culture at several times and what they have spread as dialogue between medias. For this reason, the theoretical reasoning was established on the culture of semiotics studies, which are led by the understanding of cultural codes and their interaction, transformation and transmutation. Specifically, in the Yuri Lotmans (1996) concept related to the translatability and his general outlook on culture, in terms of highlighting the differences and peculiarities of each system of signs (reported) and the aesthetic effect produced. Considering the assumption for this short story, as a text of culture - appropriate itinerary moving to cartoons and movie, that appears as a condensed product, created from a planned method that is disclosed as a matrix - suitable to drive new ways. The analysis showed that the new modeled texts repeated the linearity of the literary narrative, i.e., no changes in the structure and no changes in the specific driver for different systems, emerging only characteristics of different codes that will generate new semiosis. https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-05112010-114915info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:17:23Zoai:teses.usp.br:tde-05112010-114915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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