Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em administração

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Luciana Oranges Cezarino
Orientador(a): Hamilton Luiz Correa
Banca de defesa: Manolita Correia Lima, João Luiz Passador, Cláudio Antônio Tordino
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-10102013-181245
Resumo: As escolas de Administração têm enfrentado pressões para a profissionalização de sua gestão. Escolas públicas ou privadas estão inseridas em contextos turbulentos e apresentam dificuldades em gerir recursos e desenvolver competências de diferentes naturezas em consonância com as exigências de mercado. Uma das questões mais críticas é a capacidade das escolas de Administração, principalmente no nível de graduação, de aperfeiçoar a formação do profissional de gestão. Sintomas como dissociação entre teoria e prática, falta de sequência lógica de conteúdo, excesso de aulas expositivas e incapacidade para desenvolver no aluno as habilidades demandadas pelo mercado são sempre lembrados nas críticas ao trabalho realizado por elas. Por sua vez, a interdisciplinaridade, tratada como promoção controlada de relações entre diferentes conteúdos disciplinares, visa desenvolver o pensamento complexo capaz de entender a realidade das organizações contemporâneas. Por meio das práticas interdisciplinares aplicadas ao ensino, as escolas de Administração poderiam superar os problemas de formação apresentados. Poucos trabalhos abordam essa temática, e não há informações consistentes a respeito da extensão em que as escolas utilizam a interdisciplinaridade no ensino. Dessa forma, restava saber qual o nível de interdisciplinaridade do ensino de Administração nas escolas brasileiras. Esta tese objetivou propor um modelo de mensuração da interdisciplinaridade no ensino da graduação em Administração de empresas nas escolas brasileiras. Exploratoriamente delineou-se uma pesquisa qualitativa com uso do método Delphi de consulta a especialistas e entrevistas com coordenadores de cursos para identificação das variáveis do modelo. Após os resultados qualitativos, o uso da SSM (Soft System Methodology) desenvolveu um modelo de mensuração da interdisciplinaridade com dezessete variáveis. Posteriormente a pesquisa foi complementada com a investigação quantitativa, uma survey eletrônica foi realizada com dados de 389 cursos de Administração, e os dados foram tratados por meio da Análise Fatorial e da Análise de Conglomerados. Constatou-se que, de acordo com o modelo proposto, a interdisciplinaridade é pouco utilizada pela amostra de cursos. Os grupos de cursos se dividiram em sequenciados (204 escolas), regulares (71 escolas), potenciais (91 escolas) e cursos interdisciplinares articulados (22 escolas). Os menores índices são do grupo das sequenciados, e os maiores pertencem ao grupo das articuladas, com destaque para a dimensão de organização, o que denota articulação das ações estimuladoras de interdisciplinaridade. Por fim, o modelo proposto mostrou-se capaz de mensurar a interdisciplinaridade no ensino de Administração nas escolas brasileiras, podendo ser utilizado como referência futura para as escolas que se interessarem por imprimir a interdisciplinaridade no ensino.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em administração Interdisciplinarity measurement in business schools 2013-06-28Hamilton Luiz CorreaManolita Correia LimaJoão Luiz PassadorCláudio Antônio TordinoLuciana Oranges CezarinoUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Administração Business schools Graduação Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Mensuração de desempenho organizacional Modelos - Análise multivariada As escolas de Administração têm enfrentado pressões para a profissionalização de sua gestão. Escolas públicas ou privadas estão inseridas em contextos turbulentos e apresentam dificuldades em gerir recursos e desenvolver competências de diferentes naturezas em consonância com as exigências de mercado. Uma das questões mais críticas é a capacidade das escolas de Administração, principalmente no nível de graduação, de aperfeiçoar a formação do profissional de gestão. Sintomas como dissociação entre teoria e prática, falta de sequência lógica de conteúdo, excesso de aulas expositivas e incapacidade para desenvolver no aluno as habilidades demandadas pelo mercado são sempre lembrados nas críticas ao trabalho realizado por elas. Por sua vez, a interdisciplinaridade, tratada como promoção controlada de relações entre diferentes conteúdos disciplinares, visa desenvolver o pensamento complexo capaz de entender a realidade das organizações contemporâneas. Por meio das práticas interdisciplinares aplicadas ao ensino, as escolas de Administração poderiam superar os problemas de formação apresentados. Poucos trabalhos abordam essa temática, e não há informações consistentes a respeito da extensão em que as escolas utilizam a interdisciplinaridade no ensino. Dessa forma, restava saber qual o nível de interdisciplinaridade do ensino de Administração nas escolas brasileiras. Esta tese objetivou propor um modelo de mensuração da interdisciplinaridade no ensino da graduação em Administração de empresas nas escolas brasileiras. Exploratoriamente delineou-se uma pesquisa qualitativa com uso do método Delphi de consulta a especialistas e entrevistas com coordenadores de cursos para identificação das variáveis do modelo. Após os resultados qualitativos, o uso da SSM (Soft System Methodology) desenvolveu um modelo de mensuração da interdisciplinaridade com dezessete variáveis. Posteriormente a pesquisa foi complementada com a investigação quantitativa, uma survey eletrônica foi realizada com dados de 389 cursos de Administração, e os dados foram tratados por meio da Análise Fatorial e da Análise de Conglomerados. Constatou-se que, de acordo com o modelo proposto, a interdisciplinaridade é pouco utilizada pela amostra de cursos. Os grupos de cursos se dividiram em sequenciados (204 escolas), regulares (71 escolas), potenciais (91 escolas) e cursos interdisciplinares articulados (22 escolas). Os menores índices são do grupo das sequenciados, e os maiores pertencem ao grupo das articuladas, com destaque para a dimensão de organização, o que denota articulação das ações estimuladoras de interdisciplinaridade. Por fim, o modelo proposto mostrou-se capaz de mensurar a interdisciplinaridade no ensino de Administração nas escolas brasileiras, podendo ser utilizado como referência futura para as escolas que se interessarem por imprimir a interdisciplinaridade no ensino. Business schools (BS) have faced hard pressure on the challenge of professional management. Public or private schools are inserted on disturbing environment to manage resources and different competencies. A critical issue is the capacity of business schools, specially undergraduate level, to improve management education. Symptoms like dissociation between theory and practice, lack of logic of sequential content of disciplines, excess of expositive classes and inability to educate management market capabilities are considered business school\'s critics. Interdisciplinarity as well brings the controlled promotion of relations between different disciplines content, it aims to develop complex thinking capable to understand corporate reality. By interdisciplinarity practices applied to teaching business schools can suppress such problems. Few texts approach this thematic and there is no consistent information about how much business schools apply interdisciplinarity in teaching, so the research question rests on What is the level of interdisciplinarity of Brazilian business schools teaching? This Phd thesis aims to propose a measure model of interdisciplinarity in Brazilian business school teaching. A qualitative research has been developed under Delphi Method of specialist consultants, interviews with undergraduate business courses coordinator to reveal the model variables. After results the model was created by SSM (Soft System Methodology). Online survey was conducted with 389 business schools, and factorial analysis and clusters analysis were used to treat data. The proposed model revealed that interdisciplinarity is not often used. The formed clusters have divide business schools on Sequenced (204 BS), Regular (71 BS), Potential (91 BS) and Articulated (22 BS). Lower values were related to Sequenced cluster and higher values were related to Articulated, with highlights on the data dimension: organization denoting attention to actions of interdisciplinarity stimulus. By the end, the proposed model was able to measure interdisciplinarity in Brazilian BS teaching and can be used as future benchmarking to BS that want to print interdisciplinarity to their teaching. https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-10102013-181245info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:38:22Zoai:teses.usp.br:tde-10102013-181245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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