"Comunicação e educação em saúde: o desafio da promoção da saúde bucal na atenção primária"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Kátia Keico Chinen Oliveira
Orientador(a): Jose Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Banca de defesa: Marcia Thereza Couto Falcão, Paulo Capel Narvai
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Medicina (Medicina Preventiva)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.5.2006.tde-26052006-164155
Resumo: O objetivo deste estudo qualitativo foi conhecer significados da saúde bucal de cuidadores de crianças e a articulação destes com seus interesses em relação às práticas de educação em saúde bucal, tendo em vista a interação comunicacional entre profissionais da saúde e cuidadores. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas. Conclusões: concepções de saúde bucal dos cuidadores nem sempre mantêm reciprocidade com o discurso odontológico; cuidadores apropriam-se das orientações de saúde bucal articulando-as a seus saberes, concepções e possibilidades reais de mudar práticas; aspectos de vulnerabilidade dos cuidadores podem influenciar adoção de medidas preventivas; interesses e expectativas dos cuidadores quanto às práticas educativas correspondem, em certa medida, com a oferta dos serviços
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis "Comunicação e educação em saúde: o desafio da promoção da saúde bucal na atenção primária" Communication and health education: the challenge of oral health promotion in the primary care 2006-03-22Jose Ricardo de Carvalho Mesquita AyresMarcia Thereza Couto FalcãoPaulo Capel NarvaiKátia Keico Chinen OliveiraUniversidade de São PauloMedicina (Medicina Preventiva)USPBR Communication Comunicação Educação em saúde Health education Oral health Pesquisa qualitativa Qualitative research Saúde bucal Saúde bucal/prevenção & controle O objetivo deste estudo qualitativo foi conhecer significados da saúde bucal de cuidadores de crianças e a articulação destes com seus interesses em relação às práticas de educação em saúde bucal, tendo em vista a interação comunicacional entre profissionais da saúde e cuidadores. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas. Conclusões: concepções de saúde bucal dos cuidadores nem sempre mantêm reciprocidade com o discurso odontológico; cuidadores apropriam-se das orientações de saúde bucal articulando-as a seus saberes, concepções e possibilidades reais de mudar práticas; aspectos de vulnerabilidade dos cuidadores podem influenciar adoção de medidas preventivas; interesses e expectativas dos cuidadores quanto às práticas educativas correspondem, em certa medida, com a oferta dos serviços The aim of this qualitative study is to know meanings of oral health to children's caregivers and their articulation with the interests in oral health educative practices; it focuses on the communicational interaction between health professionals and caregivers. Semi-structured interviews were conducted. Conclusions: the caregivers conception about oral health are not perfectly aligned with the deontological discourse, caregivers take over oral health orientations and articulate them with their knowledge, conceptions and real possibilities of change practices; vulnerability aspects of the caregivers can influence adoption of preventive rules; the educative practices provided by the health services partially attend the caregivers' interests and expectations https://doi.org/10.11606/D.5.2006.tde-26052006-164155info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-26052006-164155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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