Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Sonia Maria Viggiani Coutinho
Orientador(a): Tadeu Fabrício Malheiros
Banca de defesa: Oscar Orlando Parra Barrientos, Valdir Fernandes, Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Arlindo Philippi Junior
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Saúde Pública
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-29112011-162408
Resumo: A Agenda 21 Global atenta para o importante papel da academia enquanto produtora do conhecimento científico sugere, entre seus objetivos, o aumento do número de programas interdisciplinares de pesquisa e a expansão de redes de informação científica e tecnológicas regionais e mundiais. Assim, em um mundo extremamente globalizado a estruturação de grupos de pesquisa e redes torna-se necessária, surgindo como um espaço institucional, tendo como objetivos o ensino e a pesquisa para o aprofundamento das ciências, fortalecendo a ligação entre a academia e a sociedade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é uma agência de fomento à pesquisa Científica e Tecnológica e à formação de recursos humanos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), acreditando no espaço que os grupos de pesquisa ocupam no país, desenvolveu, a partir de 1992, um Diretório dos Grupos de Pesquisa existentes no Brasil. Alguns destes grupos de pesquisa possuem, embora não formalmente, modelo de rede, abrangendo várias instituições de pesquisa ou pesquisadores voltados para um objetivo comum. Este cenário enseja a reflexão acerca da importância de avaliar o potencial destes grupos cadastrados no DGP/CNPq em influenciar na formulação e implementação de políticas públicas ambientais. Para isso foi utilizada pesquisa exploratória que envolveu revisão bibliográfica, lições aprendidas pela prática empírica da autora na coordenação da rede SIADES e um aprofundamento da investigação tendo por objeto os grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. Entre os resultados permite-se afirmar que foi possível, a partir da literatura e da pesquisa com os grupos, identificar-se fatores chave para fortalecimento de influência em políticas públicas. Entre esses se destacam, de forma positiva, avanços no fortalecimento da discussão política, interação entre os membros dos grupos e abordagens mais interdisciplinares. Porém, os grupos ainda possuem dificuldades na utilização de ferramentas de comunicação mais eficientes para o trabalho em rede e para atingir o formulador de políticas públicas; no acesso a fundos de financiamento das agências de fomento e nos critérios para se integrar os grupos
id USP_9a1975515ae3c05e8255a8e9100d194b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29112011-162408
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável Academic networks for environmental and sustainable development research and training. 2011-11-24Tadeu Fabrício MalheirosOscar Orlando Parra BarrientosValdir FernandesRoberto Carlos dos Santos PachecoArlindo Philippi JuniorSonia Maria Viggiani CoutinhoUniversidade de São PauloSaúde PúblicaUSPBR Desenvolvimento Sustentável Environment Meio Ambiente Políticas Pública Public Policy Redes de Pesquisa Research Networks Sustainable Development A Agenda 21 Global atenta para o importante papel da academia enquanto produtora do conhecimento científico sugere, entre seus objetivos, o aumento do número de programas interdisciplinares de pesquisa e a expansão de redes de informação científica e tecnológicas regionais e mundiais. Assim, em um mundo extremamente globalizado a estruturação de grupos de pesquisa e redes torna-se necessária, surgindo como um espaço institucional, tendo como objetivos o ensino e a pesquisa para o aprofundamento das ciências, fortalecendo a ligação entre a academia e a sociedade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é uma agência de fomento à pesquisa Científica e Tecnológica e à formação de recursos humanos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), acreditando no espaço que os grupos de pesquisa ocupam no país, desenvolveu, a partir de 1992, um Diretório dos Grupos de Pesquisa existentes no Brasil. Alguns destes grupos de pesquisa possuem, embora não formalmente, modelo de rede, abrangendo várias instituições de pesquisa ou pesquisadores voltados para um objetivo comum. Este cenário enseja a reflexão acerca da importância de avaliar o potencial destes grupos cadastrados no DGP/CNPq em influenciar na formulação e implementação de políticas públicas ambientais. Para isso foi utilizada pesquisa exploratória que envolveu revisão bibliográfica, lições aprendidas pela prática empírica da autora na coordenação da rede SIADES e um aprofundamento da investigação tendo por objeto os grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. Entre os resultados permite-se afirmar que foi possível, a partir da literatura e da pesquisa com os grupos, identificar-se fatores chave para fortalecimento de influência em políticas públicas. Entre esses se destacam, de forma positiva, avanços no fortalecimento da discussão política, interação entre os membros dos grupos e abordagens mais interdisciplinares. Porém, os grupos ainda possuem dificuldades na utilização de ferramentas de comunicação mais eficientes para o trabalho em rede e para atingir o formulador de políticas públicas; no acesso a fundos de financiamento das agências de fomento e nos critérios para se integrar os grupos The Global Agenda 21 in its various chapters, attends to the important role of academic world as a producer of scientific knowledge, and suggests, among its objectives, an increase in the number of interdisciplinary research programs and the expansion of scientific information and regional or global technological networks. Thus, in an extremely globalized world, the organization of research groups and networks becomes necessary, emerging as an institutional space, aiming at teaching and research to promote science, enabling the connection between the university and the society. The National Council for Scientific and Technological Development, which is the national funding agency for research in science and technology and capacity building of human resources of the Ministry of Science and Technology, understanding the role that research groups play in the country, has developed since 1992 a Directory of Research Groups. Some of these research groups have, though not formally, the network model, including various research institutions or researchers toward a common goal. This scenario gives rise to reflection on the importance of assessing the potential of these groups registered in the DGP/CNPq in influencing the formulation and implementation of environmental public policies. For this it was carried out an exploratory research involving literature search, and a further investigation within the research groups registered in the DGP/CNPq. Among the results it can be stated that it was possible, from the literature and research with the groups, to identify key factors for strengthening influence on public policy. Among these, it stands out in a positive way the progress in strengthening the political discussion, interaction among group members and more interdisciplinary approaches. However, groups still have difficulties in using more effective communication tools for networking and for reaching the public policy makers, in accessing funds to support research and the criteria to join the groups https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-29112011-162408info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-29112011-162408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Academic networks for environmental and sustainable development research and training.
title Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
spellingShingle Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Sonia Maria Viggiani Coutinho
title_short Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
title_full Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
title_fullStr Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
title_full_unstemmed Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
title_sort Redes acadêmicas para pesquisa e capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável
author Sonia Maria Viggiani Coutinho
author_facet Sonia Maria Viggiani Coutinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tadeu Fabrício Malheiros
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oscar Orlando Parra Barrientos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valdir Fernandes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Roberto Carlos dos Santos Pacheco
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Arlindo Philippi Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonia Maria Viggiani Coutinho
contributor_str_mv Tadeu Fabrício Malheiros
Oscar Orlando Parra Barrientos
Valdir Fernandes
Roberto Carlos dos Santos Pacheco
Arlindo Philippi Junior
description A Agenda 21 Global atenta para o importante papel da academia enquanto produtora do conhecimento científico sugere, entre seus objetivos, o aumento do número de programas interdisciplinares de pesquisa e a expansão de redes de informação científica e tecnológicas regionais e mundiais. Assim, em um mundo extremamente globalizado a estruturação de grupos de pesquisa e redes torna-se necessária, surgindo como um espaço institucional, tendo como objetivos o ensino e a pesquisa para o aprofundamento das ciências, fortalecendo a ligação entre a academia e a sociedade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é uma agência de fomento à pesquisa Científica e Tecnológica e à formação de recursos humanos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), acreditando no espaço que os grupos de pesquisa ocupam no país, desenvolveu, a partir de 1992, um Diretório dos Grupos de Pesquisa existentes no Brasil. Alguns destes grupos de pesquisa possuem, embora não formalmente, modelo de rede, abrangendo várias instituições de pesquisa ou pesquisadores voltados para um objetivo comum. Este cenário enseja a reflexão acerca da importância de avaliar o potencial destes grupos cadastrados no DGP/CNPq em influenciar na formulação e implementação de políticas públicas ambientais. Para isso foi utilizada pesquisa exploratória que envolveu revisão bibliográfica, lições aprendidas pela prática empírica da autora na coordenação da rede SIADES e um aprofundamento da investigação tendo por objeto os grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. Entre os resultados permite-se afirmar que foi possível, a partir da literatura e da pesquisa com os grupos, identificar-se fatores chave para fortalecimento de influência em políticas públicas. Entre esses se destacam, de forma positiva, avanços no fortalecimento da discussão política, interação entre os membros dos grupos e abordagens mais interdisciplinares. Porém, os grupos ainda possuem dificuldades na utilização de ferramentas de comunicação mais eficientes para o trabalho em rede e para atingir o formulador de políticas públicas; no acesso a fundos de financiamento das agências de fomento e nos critérios para se integrar os grupos
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-29112011-162408
url https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-29112011-162408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Saúde Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377240217387008