Processos criativos na produção fílmica de jovens de Sapopemba, periferia da Zona Leste de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Eveline Stella de Araujo
Orientador(a): Paulo Rogerio Gallo
Banca de defesa: Edemilson Antunes de Campos, Ricardo Alexino Ferreira, Rose Satiko Gitirana Hikiji, Fabiola Zioni
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Saúde Pública
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.6.2015.tde-05032015-100545
Resumo: Introdução: As artes na periferia são potentes formas de atuação coletiva no mundo com capacidades transformadoras potencializadas pela popularização das novas tecnologias comunicacionais, reorganizando a dialogia entre os diversos agentes da produção artística, elas propiciam transformações intersubjetivas, em que ao tentar modificar o mundo, os coletivos e indivíduos também se modificam. Objetivo: Analisar os processos criativos dos jovens da periferia de São Paulo na elaboração de sentido durante a produção e exibição fílmica. Método: Pesquisa qualitativa de caráter analítico-descritivo, fundamentada na antropologia fílmica. Os sujeitos da pesquisa: jovens de 14-24 anos, matriculados na rede pública de ensino, participantes de atividade de contra-turno escolar em uma ONG de Sapopemba, Zona Leste da cidade de São Paulo. Os dados do campo etnográfico foram triangulados com base em narrativas a partir da análise de filmes do banco de imagem das Oficinas Kinoforum de formação audiovisual, de diversas regiões da cidade de São Paulo e com os dados gerados a partir da exibição dos filmes na comunidade e na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Resultados: Evidenciou-se que o virtual possui restrições inerentes às questões de território e tende a duplicar os territórios reais reelaborando-os e produzindo significação para os sujeitos da pesquisa. Os três eixos temáticos que emergiram da análise dos filmes, de um banco de filmes, foram (1) Religiosidade, (2) Lazer e tempo livre. (3) Mobilidade e afetividade revelaram sobreposição de conteúdos vividos e projetados na Internet. Conclusão: A convivência no território virtual ampliou experiência concreta no território real, ainda que ambas as experiências pudessem ser identificadas nas temáticas. Por sua característica fluida e reticular, o virtual amplia a experiência vivida e propicia formas de socialidade.
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