A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Carine Gomes Cardim Laser
Orientador(a): Maria de Fatima Simoes Francisco
Banca de defesa: Roger Fernandes Campato, Vladimir Pinheiro Safatle
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04122019-181701
Resumo: O conceito de experiência encontra-se na obra de Adorno em diversos momentos de sua produção bibliográfica. Para ele, a experiência está na base da condição de qualquer conhecimento. Pois, o filósofo alemão pressupõe que a nossa capacidade de conhecer a realidade exterior se baseia na formação empírica do intelecto. Isto é, o sujeito não está isolado do mundo que o cerca: sua percepção já está, de certa forma, determinada pela apropriação subjetiva, mas o mundo permeou a constituição de sua maneira de pensar. O primeiro capítulo dessa dissertação se volta, então, à sua relação com o idealismo alemão, que explorou profundamente os meandros da teoria do conhecimento. Assim, remetemo-nos, principalmente, a Hegel. O segundo capítulo se dedica a explorar os caminhos próprios da experiência adorniana, na Dialética Negativa e em O ensaio como forma. Em ambos se evidencia o materialismo de Adorno, colocando em primeiro plano a primazia do objeto e a possibilidade do sujeito enquanto mediação do objeto. Sua filosofia se desenvolve, então, a partir da experiência, cuja forma é determinada pela relação recíproca entre sujeito e objeto. A contradição se mantém na relação entre os momentos do objeto pensado, que não se fecham em definições predicativas, e se expõem em sua insuficiência de efetivação. No terceiro capítulo, a influência de Walter Benjamin é exposta pela sua concepção de experiência e a perda dela na sociedade capitalista. Assim, percorremos o diálogo entre os dois e levantamos a hipótese interpretativa da incorporação de elementos da literatura de Kafka na linguagem adorniana. No quarto capítulo, abrangemos o conceito de mímesis da obra de Adorno, como um conceito que se move entre significados; por um lado, possibilita a relação entre homem e natureza que não se limite à dominação, por outro, é integrado à ideologia do todo social. Este conceito está também ligado à educação, pela Bildung (formação cultural), que se coloca como necessária para que o indivíduo chegue à autoconsciência da sua dependência com relação à sociedade. Tal passo é importante para a sua emancipação da dominação social, propondo-se como resistência à injustiça da sociedade que permanece dividida em classes e promove constantemente a opressão dos indivíduos.
id USP_a4bf1c83f74e81c97637da0657146910
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122019-181701
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno Experience in a world without experiences: spirit and sensibility in the thought of T. W. Adorno 2016-12-15Maria de Fatima Simoes FranciscoRoger Fernandes CampatoVladimir Pinheiro SafatleCarine Gomes Cardim LaserUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Adorno Adorno Bildung Bildung' Experience Experiência Mímesis Mímesis Sociedade Society O conceito de experiência encontra-se na obra de Adorno em diversos momentos de sua produção bibliográfica. Para ele, a experiência está na base da condição de qualquer conhecimento. Pois, o filósofo alemão pressupõe que a nossa capacidade de conhecer a realidade exterior se baseia na formação empírica do intelecto. Isto é, o sujeito não está isolado do mundo que o cerca: sua percepção já está, de certa forma, determinada pela apropriação subjetiva, mas o mundo permeou a constituição de sua maneira de pensar. O primeiro capítulo dessa dissertação se volta, então, à sua relação com o idealismo alemão, que explorou profundamente os meandros da teoria do conhecimento. Assim, remetemo-nos, principalmente, a Hegel. O segundo capítulo se dedica a explorar os caminhos próprios da experiência adorniana, na Dialética Negativa e em O ensaio como forma. Em ambos se evidencia o materialismo de Adorno, colocando em primeiro plano a primazia do objeto e a possibilidade do sujeito enquanto mediação do objeto. Sua filosofia se desenvolve, então, a partir da experiência, cuja forma é determinada pela relação recíproca entre sujeito e objeto. A contradição se mantém na relação entre os momentos do objeto pensado, que não se fecham em definições predicativas, e se expõem em sua insuficiência de efetivação. No terceiro capítulo, a influência de Walter Benjamin é exposta pela sua concepção de experiência e a perda dela na sociedade capitalista. Assim, percorremos o diálogo entre os dois e levantamos a hipótese interpretativa da incorporação de elementos da literatura de Kafka na linguagem adorniana. No quarto capítulo, abrangemos o conceito de mímesis da obra de Adorno, como um conceito que se move entre significados; por um lado, possibilita a relação entre homem e natureza que não se limite à dominação, por outro, é integrado à ideologia do todo social. Este conceito está também ligado à educação, pela Bildung (formação cultural), que se coloca como necessária para que o indivíduo chegue à autoconsciência da sua dependência com relação à sociedade. Tal passo é importante para a sua emancipação da dominação social, propondo-se como resistência à injustiça da sociedade que permanece dividida em classes e promove constantemente a opressão dos indivíduos. The concept of experience can be found in Adorno\'s work in several moments throughout his bibliographical production. For him, experience is inside the very foundation of any kind of knowledge, because the German philosopher presupposes that our capacity of externai knowledge is based on empirical formation of the intellect. Therefore, the subject is not isolated from the world which surrounds him: his perception is already, in a certain way, determined by subject appropriation, but the world has permeated the constitution of his way of thinking. This dissertatioiVs first Chapter is tuned to his relation with German idealism, which has explored profoundly the meanderings of the theory of knowledge; we refer, primarily, to Hegel. The second Chapter is dedicated to explore Adornos experience own path, in Negative Dialecíic and in \"The Essay as Form\". In both, is pointed out Adomo\'s materialism, putting in first place the objecfs primacy and possibility of subject as mediation of the object. His philosophy is developed from the perspective of experience, in which the form is determined by the reciprocai relation between subject and object. The contradiction is kept into the interaction amongst the moments of the thought object, that do not close themselves in predicative definitions, and expose themselves in their insufficiency of realization. In the third Chapter, the influence of Walter Benjamin is shown through his conception of experience and its loss in the capitalist society. Thus, we go through the dialog between them and raise up the interpretative hypothesis of the incorporation of Kafka\'s literature elements into Adomo\'s own language. In the fourth Chapter, we approach the concept of mimes is in Adorno\'s work, as a concept that moves amidst significations; on one hand, enables the relation between mankind and nature, in which it is not limited by domination; on the other hand, is integrated to the social whole\'s ideology. This concept is also attached to education, by the Bildung (cultural formation), that is placed as necessary to reach self-consciousness of its dependence in relation to society. Such step is important to the emancipation of social domination, proposing oneself as resistance to injustice in society that slays divided in classes and constantly promotes oppression of the individual. https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04122019-181701info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122019-181701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-05T15:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experience in a world without experiences: spirit and sensibility in the thought of T. W. Adorno
title A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno
spellingShingle A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno
Carine Gomes Cardim Laser
title_short A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno
title_full A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno
title_fullStr A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno
title_full_unstemmed A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno
title_sort A experiência em um mundo sem experiências: espírito e sensibilidade no pensamento de T. W. Adorno
author Carine Gomes Cardim Laser
author_facet Carine Gomes Cardim Laser
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria de Fatima Simoes Francisco
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roger Fernandes Campato
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vladimir Pinheiro Safatle
dc.contributor.author.fl_str_mv Carine Gomes Cardim Laser
contributor_str_mv Maria de Fatima Simoes Francisco
Roger Fernandes Campato
Vladimir Pinheiro Safatle
description O conceito de experiência encontra-se na obra de Adorno em diversos momentos de sua produção bibliográfica. Para ele, a experiência está na base da condição de qualquer conhecimento. Pois, o filósofo alemão pressupõe que a nossa capacidade de conhecer a realidade exterior se baseia na formação empírica do intelecto. Isto é, o sujeito não está isolado do mundo que o cerca: sua percepção já está, de certa forma, determinada pela apropriação subjetiva, mas o mundo permeou a constituição de sua maneira de pensar. O primeiro capítulo dessa dissertação se volta, então, à sua relação com o idealismo alemão, que explorou profundamente os meandros da teoria do conhecimento. Assim, remetemo-nos, principalmente, a Hegel. O segundo capítulo se dedica a explorar os caminhos próprios da experiência adorniana, na Dialética Negativa e em O ensaio como forma. Em ambos se evidencia o materialismo de Adorno, colocando em primeiro plano a primazia do objeto e a possibilidade do sujeito enquanto mediação do objeto. Sua filosofia se desenvolve, então, a partir da experiência, cuja forma é determinada pela relação recíproca entre sujeito e objeto. A contradição se mantém na relação entre os momentos do objeto pensado, que não se fecham em definições predicativas, e se expõem em sua insuficiência de efetivação. No terceiro capítulo, a influência de Walter Benjamin é exposta pela sua concepção de experiência e a perda dela na sociedade capitalista. Assim, percorremos o diálogo entre os dois e levantamos a hipótese interpretativa da incorporação de elementos da literatura de Kafka na linguagem adorniana. No quarto capítulo, abrangemos o conceito de mímesis da obra de Adorno, como um conceito que se move entre significados; por um lado, possibilita a relação entre homem e natureza que não se limite à dominação, por outro, é integrado à ideologia do todo social. Este conceito está também ligado à educação, pela Bildung (formação cultural), que se coloca como necessária para que o indivíduo chegue à autoconsciência da sua dependência com relação à sociedade. Tal passo é importante para a sua emancipação da dominação social, propondo-se como resistência à injustiça da sociedade que permanece dividida em classes e promove constantemente a opressão dos indivíduos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04122019-181701
url https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04122019-181701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376565137866752