Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Gracia Lopes Lima
Orientador(a): Marcos Ferreira dos Santos
Banca de defesa: Rogério de Almeida, Lucia Isaltina Clemente Leão, Teresa Mary Pires de Castro Melo, Mayra Patricia Moura
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-29042009-152804
Resumo: Esta tese tem como tema a produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação. Argumenta que os processos de criação, vivenciados em pequenos grupos, mais do que os produtos de comunicação que eles geram, podem contribuir para uma educação comprometida com a constituição de sujeitos autônomos. Para tanto, aponta a necessidade de a produção de comunicação ser considerada como direito humano a ser exercido por todas as pessoas, bem como as tecnologias e linguagens midiáticas serem utilizadas como instrumentos que possibilitam aos envolvidos no processo de criação reconhecer-se nas próprias palavras e imagens que produzem. Afirma que do exercício de envolvimento consigo e com o outro nasce a possibilidade de re-significarem suas histórias pessoais e coletivas. A autora fundamenta a tese, orientada pelos estudos de Educomunicação, da Pedagogia Libertária, da Comunicação Comunitária e dos Estudos do Imaginário. Utiliza a pesquisa-ação como metodologia, valendo-se das atividades de Educomunicação, desenvolvidas ao longo de mais de uma década, pelo GENS Serviços Educacionais e pelo Projeto Cala-boca já morreu porque nós também temos o que dizer! Por esses motivos, conclui que a Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação pode ser considerada como Educação pelos Meios de Comunicação.
id USP_ab2929d1f9474eaac8963f7398a7eafb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29042009-152804
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação. Education by the Means of Comunication: collective production of communication, in the perspective Educomunication. 2009-03-10Marcos Ferreira dos SantosRogério de AlmeidaLucia Isaltina Clemente LeãoTeresa Mary Pires de Castro MeloMayra Patricia MouraGracia Lopes LimaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR communication comunicação educação education educommunication educomunicação Esta tese tem como tema a produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação. Argumenta que os processos de criação, vivenciados em pequenos grupos, mais do que os produtos de comunicação que eles geram, podem contribuir para uma educação comprometida com a constituição de sujeitos autônomos. Para tanto, aponta a necessidade de a produção de comunicação ser considerada como direito humano a ser exercido por todas as pessoas, bem como as tecnologias e linguagens midiáticas serem utilizadas como instrumentos que possibilitam aos envolvidos no processo de criação reconhecer-se nas próprias palavras e imagens que produzem. Afirma que do exercício de envolvimento consigo e com o outro nasce a possibilidade de re-significarem suas histórias pessoais e coletivas. A autora fundamenta a tese, orientada pelos estudos de Educomunicação, da Pedagogia Libertária, da Comunicação Comunitária e dos Estudos do Imaginário. Utiliza a pesquisa-ação como metodologia, valendo-se das atividades de Educomunicação, desenvolvidas ao longo de mais de uma década, pelo GENS Serviços Educacionais e pelo Projeto Cala-boca já morreu porque nós também temos o que dizer! Por esses motivos, conclui que a Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação pode ser considerada como Educação pelos Meios de Comunicação. This thesis researches the collective production of communication, in the perspective of Educommunication. The research argues that the creation processes, shared in small groups, more than the communication products generated, contribute to a committed education with the constitution of the social person autonomy. The procedure points out the necessity of communication human right exercised by all the people, with technologies and mediatics language used as creation instruments, in order to recognize its own produced words and images. This work affirms that the involvement with yourself and the others resignificates the personal and collective histories. The thesis is guided in the studies of: Educommunication, Pedagogia Libertária, Community Communication and Studies of the Imaginary. The methodology used follows the action-research that works the activities of Educommunication developed along more than one decade, by GENS Serviços Educacionais and Projeto Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer! The research conclusion is that the Collective Production of communication, in the perspective of Educommunicaion is considered as Education by the Means of Communication. https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-29042009-152804info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:22:52Zoai:teses.usp.br:tde-29042009-152804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education by the Means of Comunication: collective production of communication, in the perspective Educomunication.
title Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
spellingShingle Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
Gracia Lopes Lima
title_short Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
title_full Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
title_fullStr Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
title_full_unstemmed Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
title_sort Educação pelos meios de comunicação: produção coletiva de comunicação na perspectiva da educomunicação.
author Gracia Lopes Lima
author_facet Gracia Lopes Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Ferreira dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rogério de Almeida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lucia Isaltina Clemente Leão
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Teresa Mary Pires de Castro Melo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Mayra Patricia Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Gracia Lopes Lima
contributor_str_mv Marcos Ferreira dos Santos
Rogério de Almeida
Lucia Isaltina Clemente Leão
Teresa Mary Pires de Castro Melo
Mayra Patricia Moura
description Esta tese tem como tema a produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação. Argumenta que os processos de criação, vivenciados em pequenos grupos, mais do que os produtos de comunicação que eles geram, podem contribuir para uma educação comprometida com a constituição de sujeitos autônomos. Para tanto, aponta a necessidade de a produção de comunicação ser considerada como direito humano a ser exercido por todas as pessoas, bem como as tecnologias e linguagens midiáticas serem utilizadas como instrumentos que possibilitam aos envolvidos no processo de criação reconhecer-se nas próprias palavras e imagens que produzem. Afirma que do exercício de envolvimento consigo e com o outro nasce a possibilidade de re-significarem suas histórias pessoais e coletivas. A autora fundamenta a tese, orientada pelos estudos de Educomunicação, da Pedagogia Libertária, da Comunicação Comunitária e dos Estudos do Imaginário. Utiliza a pesquisa-ação como metodologia, valendo-se das atividades de Educomunicação, desenvolvidas ao longo de mais de uma década, pelo GENS Serviços Educacionais e pelo Projeto Cala-boca já morreu porque nós também temos o que dizer! Por esses motivos, conclui que a Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação pode ser considerada como Educação pelos Meios de Comunicação.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-29042009-152804
url https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-29042009-152804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377224546418688