Espelho mágico: empregadas domésticas, consumo e mídia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Renata Guedes Mourão Macedo
Orientador(a): Heloisa Buarque de Almeida
Banca de defesa: Maria Celeste Mira, Laura Moutinho da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciência Social (Antropologia Social)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-31102013-101940
Resumo: A pesquisa analisa o consumo cultural (especialmente de rádio e televisão) de um grupo de empregadas domésticas que trabalham na cidade de São Paulo. Por meio de um mapeamento das preferências culturais dessas trabalhadoras organizadas nos perfis românticas, descoladas e evangélicas , discuto a importância dessas mídias no universo estudado. Paralelamente, a partir da análise de representações das empregadas domésticas na televisão, em especial, por meio da uma análise compartilhada da telenovela Cheias de Charme (Globo, 2012, 19h30), avalio as transformações ocorridas na imagem da empregada doméstica na ficção e na vida real , explorando a passagem de trabalhadora pobre para consumidora da classe C. Nesse contexto, temáticas como trabalho doméstico, gênero, classe, cor, consumo e mídias são relacionadas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Espelho mágico: empregadas domésticas, consumo e mídia Magic mirror: domestic workers, consumption and media 2013-08-14Heloisa Buarque de AlmeidaMaria Celeste MiraLaura Moutinho da SilvaRenata Guedes Mourão MacedoUniversidade de São PauloCiência Social (Antropologia Social)USPBR Class C Classe C Consumo Consumo cultural Consumption Cultural consumption Domestic workers Empregadas domésticas Radio Rádio Recepção Reception Telenovela Televisão Television A pesquisa analisa o consumo cultural (especialmente de rádio e televisão) de um grupo de empregadas domésticas que trabalham na cidade de São Paulo. Por meio de um mapeamento das preferências culturais dessas trabalhadoras organizadas nos perfis românticas, descoladas e evangélicas , discuto a importância dessas mídias no universo estudado. Paralelamente, a partir da análise de representações das empregadas domésticas na televisão, em especial, por meio da uma análise compartilhada da telenovela Cheias de Charme (Globo, 2012, 19h30), avalio as transformações ocorridas na imagem da empregada doméstica na ficção e na vida real , explorando a passagem de trabalhadora pobre para consumidora da classe C. Nesse contexto, temáticas como trabalho doméstico, gênero, classe, cor, consumo e mídias são relacionadas. The research analyses the cultural consumption (particularly television and radio) of domestic workers in São Paulo (SP). Through mapping the cultural preferences of these women workers divided in three profiles, romantic, up to date and evangelic I raise reflections on the importance of these media among them. In parallel, through the analyses of domestic workers representations in television, in particular in the telenovela Cheias de Charme (Globo, 2012, 19h30), I discuss the transformations on the image of these workers in fiction and in real life exploring the passage from poor workers to class C consumers. In this context, issues such as domestic labor, gender, class, race, consumption and media are interrelated. https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-31102013-101940info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:29:43Zoai:teses.usp.br:tde-31102013-101940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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