A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Katiuscia da Cunha Lopes
Orientador(a): Cremilda Celeste de Araujo Medina
Banca de defesa: Ricardo Araújo Barberena, João Luís Anzanello Carrascoza, Jose Coelho Sobrinho, Dimas Antonio Kunsch
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-05112010-111740
Resumo: Esta tese realiza uma anatomia investigativa teórica e laboratorial para problematizar o atual conceito predominante de leitura que está sedimentado em antigos paradigmas fragilizados por demandas sociais contemporâneas, principalmente os de Educação, Comunicação e de Cultura. A pesquisa elenca e convida para a reflexão sobre os elementos associativos à leitura que compõem o imaginário coletivo e que se sobressai nos estudos relacionados à leitura e à literatura. No bojo destas questões contemporâneas está uma inquietude levantada nessa tese a respeito dos paradigmas com que pensamos o processo, habitual ou esporádico, de ler; sobre o que realmente entendemos ser a leitura, quais conceitos, noções e imaginários que envolvem a questão, como estamos lidando com a problemática considerando contexto e demanda atual da sociedade. Sabemos que o ato de ler se transforma historicamente, e que, hoje, entre outros fatores, pelos avanços tecnológicos e opções e alternativas de suportes-canais, essas mudanças ocorrem no cotidiano, porém estas parecem não estar sendo muito bem acompanhadas e compreendidas; o que se lançou a fazer esta pesquisa, por reflexão teórica e experimentos de saraus. Com isso, a proposta é dar uma contribuição para expandir a noção de leitura (com maior plasticidade e mobilidade do que os conceitos dogmáticos), combinada à noção de Comunicação Social sob o paradigma do Signo da Relação, condizente com as demandas e os anseios contemporâneos, onde a Leitura, mais do que um encontro forçado ou forjado entre leitor-texto-livro-autor (sujeito-objeto), é o fenômeno o lugar e o momento - de comunhão, de comunicação, de troca dinâmica e sinérgica sempre entre leitores (sujeito-sujeito), ou seja, entre leituras, harmônicas ou não, mas sempre transformadoras.
id USP_aec180c3e24ccd29e0a156f17cc023f0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05112010-111740
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social 2010-08-16Cremilda Celeste de Araujo MedinaRicardo Araújo BarberenaJoão Luís Anzanello CarrascozaJose Coelho SobrinhoDimas Antonio KunschKatiuscia da Cunha LopesUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR comunicação Comunicação comunicação social Comunicação social dialogia Dialogia educação Educação leitura Leitura literatura Literatura São Paulo de Perfil São Paulo de Perfil Signo da Relação Signo da Relação Esta tese realiza uma anatomia investigativa teórica e laboratorial para problematizar o atual conceito predominante de leitura que está sedimentado em antigos paradigmas fragilizados por demandas sociais contemporâneas, principalmente os de Educação, Comunicação e de Cultura. A pesquisa elenca e convida para a reflexão sobre os elementos associativos à leitura que compõem o imaginário coletivo e que se sobressai nos estudos relacionados à leitura e à literatura. No bojo destas questões contemporâneas está uma inquietude levantada nessa tese a respeito dos paradigmas com que pensamos o processo, habitual ou esporádico, de ler; sobre o que realmente entendemos ser a leitura, quais conceitos, noções e imaginários que envolvem a questão, como estamos lidando com a problemática considerando contexto e demanda atual da sociedade. Sabemos que o ato de ler se transforma historicamente, e que, hoje, entre outros fatores, pelos avanços tecnológicos e opções e alternativas de suportes-canais, essas mudanças ocorrem no cotidiano, porém estas parecem não estar sendo muito bem acompanhadas e compreendidas; o que se lançou a fazer esta pesquisa, por reflexão teórica e experimentos de saraus. Com isso, a proposta é dar uma contribuição para expandir a noção de leitura (com maior plasticidade e mobilidade do que os conceitos dogmáticos), combinada à noção de Comunicação Social sob o paradigma do Signo da Relação, condizente com as demandas e os anseios contemporâneos, onde a Leitura, mais do que um encontro forçado ou forjado entre leitor-texto-livro-autor (sujeito-objeto), é o fenômeno o lugar e o momento - de comunhão, de comunicação, de troca dinâmica e sinérgica sempre entre leitores (sujeito-sujeito), ou seja, entre leituras, harmônicas ou não, mas sempre transformadoras. This thesis doc makes a theoretical and investigative anatomy laboratory to discuss the current prevailing concept of reading that is sedimented in old paradigms weakened by contemporary social demands, especially the Education, Communication and Culture. The survey lists and calls for reflection on the elements associated with reading that make up the collective imagination and excels in studies related to reading and literature. In the context of these contemporary issues are a concern raised in this thesis on the paradigms of our thinking process, regular or sporadic reading, about what we really mean by reading, what concepts, ideas and imagery surrounding the issue, as we dealing with the problem context and considering the current demand of society. We know that the act of reading becomes historically and today, among other factors, by technological advances and options and alternative-media channels, these changes occur in everyday life, but these seem not being well monitored and understood, the who fell doing this research, by theory and experiments soirees. Thus, the proposal is to contribute to expand the notion of reading (with greater plasticity and mobility than the dogmatic concepts) combined the concept of Media under the paradigm of the Sign of Appeal, in keeping with the demands and wishes contemporary , where the reading rather than a forced or forged encounter between reader-text-book-author (subject-object), is the phenomenon - the place and time - of communion, communication, and dynamic exchange between readers always synergistic (subject-subject), or between reads, harmonic or not, but always transforming. https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-05112010-111740info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:17:23Zoai:teses.usp.br:tde-05112010-111740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
title A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
spellingShingle A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
Katiuscia da Cunha Lopes
title_short A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
title_full A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
title_fullStr A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
title_full_unstemmed A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
title_sort A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
author Katiuscia da Cunha Lopes
author_facet Katiuscia da Cunha Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cremilda Celeste de Araujo Medina
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Araújo Barberena
dc.contributor.referee2.fl_str_mv João Luís Anzanello Carrascoza
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jose Coelho Sobrinho
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Dimas Antonio Kunsch
dc.contributor.author.fl_str_mv Katiuscia da Cunha Lopes
contributor_str_mv Cremilda Celeste de Araujo Medina
Ricardo Araújo Barberena
João Luís Anzanello Carrascoza
Jose Coelho Sobrinho
Dimas Antonio Kunsch
description Esta tese realiza uma anatomia investigativa teórica e laboratorial para problematizar o atual conceito predominante de leitura que está sedimentado em antigos paradigmas fragilizados por demandas sociais contemporâneas, principalmente os de Educação, Comunicação e de Cultura. A pesquisa elenca e convida para a reflexão sobre os elementos associativos à leitura que compõem o imaginário coletivo e que se sobressai nos estudos relacionados à leitura e à literatura. No bojo destas questões contemporâneas está uma inquietude levantada nessa tese a respeito dos paradigmas com que pensamos o processo, habitual ou esporádico, de ler; sobre o que realmente entendemos ser a leitura, quais conceitos, noções e imaginários que envolvem a questão, como estamos lidando com a problemática considerando contexto e demanda atual da sociedade. Sabemos que o ato de ler se transforma historicamente, e que, hoje, entre outros fatores, pelos avanços tecnológicos e opções e alternativas de suportes-canais, essas mudanças ocorrem no cotidiano, porém estas parecem não estar sendo muito bem acompanhadas e compreendidas; o que se lançou a fazer esta pesquisa, por reflexão teórica e experimentos de saraus. Com isso, a proposta é dar uma contribuição para expandir a noção de leitura (com maior plasticidade e mobilidade do que os conceitos dogmáticos), combinada à noção de Comunicação Social sob o paradigma do Signo da Relação, condizente com as demandas e os anseios contemporâneos, onde a Leitura, mais do que um encontro forçado ou forjado entre leitor-texto-livro-autor (sujeito-objeto), é o fenômeno o lugar e o momento - de comunhão, de comunicação, de troca dinâmica e sinérgica sempre entre leitores (sujeito-sujeito), ou seja, entre leituras, harmônicas ou não, mas sempre transformadoras.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-05112010-111740
url https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-05112010-111740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376589342146560