Avaliação e recuperação em matemática e a trajetória escolar do aluno: um estudo bibliográfico e documental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen
Orientador(a): Vinicio de Macedo Santos
Banca de defesa: Elenilton Vieira Godoy, Miriam Cardoso Utsumi
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-18082015-140521
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as modalidades de recuperação, bem como apresentar e discutir os esforços realizados no âmbito das políticas públicas no sentido de minimizar o fracasso do aluno, sobretudo na disciplina de Matemática. Para isso, são analisadas diferentes concepções de avaliação produzidas ao longo do tempo, assimiladas em currículos e documentos oficiais e que se manifestam no cotidiano escolar, pois são os resultados das avaliações realizadas pelos professores em sala de aula que sinalizam e, em muitos casos definem os rumos das trajetórias escolares dos alunos. São apresentadas diversas concepções, desde a mensuradora, classificatória e seletiva, centradas mais no cumprimento dos objetivos educacionais, até as abordagens mais recentes, que evidenciam uma preocupação maior com a reorientação do processo de ensino e aprendizagem, centrada nos atores desse processo. Tomando como base o desenvolvimento do ensino da disciplina de Matemática praticado nas escolas, essas concepções são analisadas do ponto de vista da produção bibliográfica e acadêmica, além de contemplar também o discurso presente nos documentos oficiais. Ao lado da avaliação empreendida pelos professores no cotidiano da escola foram criados sistemas de avaliação pelos órgãos públicos da Educação intensificando a aplicação de testes e provas, em larga escala, tendo forte impacto na prática dos professores, especialmente, no modo de avaliar e recuperar seus alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental realizada, constatou-se que vários esforços são realizados no âmbito legal, para que o discurso pertinente à avaliação esteja em sincronia com aquele apregoado pelos estudos da área. Além disso, há diversos programas voltados para a recuperação dos alunos, na sua aprendizagem e aproveitamento escolar, sobretudo na disciplina de Matemática, evitando assim o seu fracasso e exclusão. Tais programas têm também o intuito de melhorar a qualidade da Educação. No entanto, os estudos têm apontado que os mecanismos oficiais de aferimento da qualidade da Educação tendo como dispositivo os indicadores mostrados pelas avaliações estão influenciando sobremaneira as práticas de professores em sala de aula no sentido de apresentar melhores resultados, mas que não necessariamente se traduzem em melhora no aprendizado do aluno.
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Para isso, são analisadas diferentes concepções de avaliação produzidas ao longo do tempo, assimiladas em currículos e documentos oficiais e que se manifestam no cotidiano escolar, pois são os resultados das avaliações realizadas pelos professores em sala de aula que sinalizam e, em muitos casos definem os rumos das trajetórias escolares dos alunos. São apresentadas diversas concepções, desde a mensuradora, classificatória e seletiva, centradas mais no cumprimento dos objetivos educacionais, até as abordagens mais recentes, que evidenciam uma preocupação maior com a reorientação do processo de ensino e aprendizagem, centrada nos atores desse processo. Tomando como base o desenvolvimento do ensino da disciplina de Matemática praticado nas escolas, essas concepções são analisadas do ponto de vista da produção bibliográfica e acadêmica, além de contemplar também o discurso presente nos documentos oficiais. Ao lado da avaliação empreendida pelos professores no cotidiano da escola foram criados sistemas de avaliação pelos órgãos públicos da Educação intensificando a aplicação de testes e provas, em larga escala, tendo forte impacto na prática dos professores, especialmente, no modo de avaliar e recuperar seus alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental realizada, constatou-se que vários esforços são realizados no âmbito legal, para que o discurso pertinente à avaliação esteja em sincronia com aquele apregoado pelos estudos da área. Além disso, há diversos programas voltados para a recuperação dos alunos, na sua aprendizagem e aproveitamento escolar, sobretudo na disciplina de Matemática, evitando assim o seu fracasso e exclusão. Tais programas têm também o intuito de melhorar a qualidade da Educação. No entanto, os estudos têm apontado que os mecanismos oficiais de aferimento da qualidade da Educação tendo como dispositivo os indicadores mostrados pelas avaliações estão influenciando sobremaneira as práticas de professores em sala de aula no sentido de apresentar melhores resultados, mas que não necessariamente se traduzem em melhora no aprendizado do aluno. The purpose of this work is to investigate the revision methods and present the efforts within the framework of public policies aimed to minimizing student failure, especially on the subject of Mathematics. This is done analyzing different concepts of evaluation developed over time, assimilated in curricula and official documents and manifested in school procedure, considering that the results of the assessments made in the classroom by teachers orient, and often times define, students\' path in school. Different approaches are exposed, from measuring, classifying, and selecting in order to accomplish educational goals, to the more recent perspectives which emphasize on rearranging the process of teaching and learning around its agents. Based on the develop of Mathematics teaching in schools, these approaches are analyzed through bibliographic and academic work as well as official documents discourse. In addition to regular assessment undertaken by teachers in school, evaluation systems were created by public educational entities, intensifying test application in a wide range, strongly impacting teachers\' practice, notably their evaluation and learning revision methods. Through the bibliographic and documental research conducted, it is determined that many legal efforts are made in order to synchronize pertinent discourse to the one carried by studies regarding evaluation. Furthermore, there are several programs focused on revision of subjects directed to students\' learning and improvement in the interest of avoiding failure and exclusion, especially regarding Mathematics. Such programs also intend to improve the Education standards. Nonetheless, studies show that the official mechanisms of education quality measurement, utilizing indicators derived from their assessments, are influencing the activity of teachers inside the classroom, mainly directing them towards obtaining better results, but those do not always translate to better student learning. https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-18082015-140521info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:19:07Zoai:teses.usp.br:tde-18082015-140521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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