Análise dos impactos de intervenções em corredores de transporte público por ônibus considerando as emissões de poluentes atmosféricos e seus impactos diretos.
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia de Transportes
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.3.2021.tde-30072021-113210 |
Resumo: | A pesquisa investigou a relevância dos impactos econômicos das emissões veiculares de poluentes atmosféricos (EVP) e seus efeitos no âmbito da avaliação econômica de projetos em sistemas de transporte urbano. O escopo da pesquisa abrangeu duas componentes associadas à questão. Primeiramente, endereçou a especificação de métodos para avaliação de projetos de transporte urbano dedicados a avaliar intervenções sobre a operação dos sistemas de transportes e seus impactos associados às EVP e seus efeitos. Adicionalmente, a pesquisa envolveu uma avaliação genérica do potencial impacto de intervenções de naturezas variadas para fins de redução de EVP e as externalidades associadas, a saber: (i) intervenções de infraestrutura; (ii) intervenções operacionais; (iii) intervenções de mercado (política de preços) e (iv) intervenções tecnológicas. Foi possível identificar que os resultados produzidos pelos métodos de avaliação são significativamente sensíveis a aspectos como: (a) a representação operacional do sistema de transportes; (b) o grau de congestionamento incidente sobre o contexto de análise; (c) a avaliação explícita de períodos de menor carregamento, e; (d) a valoração atribuída aos efeitos finais das EVP. De modo geral, a migração modal em favor do transporte coletivo por ônibus (TCO) se mostrou como instrumento efetivo para a obtenção de benefícios sociais - inclusive no que diz respeito à mitigação dos impactos das EVP. Consequentemente, intervenções de Engenharia visando promover ganhos de eficiência operacional no TCO se mostraram como soluções com elevado potencial de efetividade. Adicionalmente, a eletrificação da frota do TCO mostrou-se uma medida com potencial para reduzir custos operacionais do sistema, além de naturalmente apresentar elevado potencial de redução dos impactos das EVP. Os resultados centrais indicam que as intervenções avaliadas, quando implementadas isoladamente e apenas sobre avenidas no Município de São Paulo contendo corredores com faixas exclusivas de ônibus, podem proporcionar ganhos de Bem Estar Social entre R$ 106 milhões e R$ 427 milhões por ano - dentre os quais, os impactos associados às EVP podem representar até R$ 90 milhões/ano. |
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O escopo da pesquisa abrangeu duas componentes associadas à questão. Primeiramente, endereçou a especificação de métodos para avaliação de projetos de transporte urbano dedicados a avaliar intervenções sobre a operação dos sistemas de transportes e seus impactos associados às EVP e seus efeitos. Adicionalmente, a pesquisa envolveu uma avaliação genérica do potencial impacto de intervenções de naturezas variadas para fins de redução de EVP e as externalidades associadas, a saber: (i) intervenções de infraestrutura; (ii) intervenções operacionais; (iii) intervenções de mercado (política de preços) e (iv) intervenções tecnológicas. Foi possível identificar que os resultados produzidos pelos métodos de avaliação são significativamente sensíveis a aspectos como: (a) a representação operacional do sistema de transportes; (b) o grau de congestionamento incidente sobre o contexto de análise; (c) a avaliação explícita de períodos de menor carregamento, e; (d) a valoração atribuída aos efeitos finais das EVP. De modo geral, a migração modal em favor do transporte coletivo por ônibus (TCO) se mostrou como instrumento efetivo para a obtenção de benefícios sociais - inclusive no que diz respeito à mitigação dos impactos das EVP. Consequentemente, intervenções de Engenharia visando promover ganhos de eficiência operacional no TCO se mostraram como soluções com elevado potencial de efetividade. Adicionalmente, a eletrificação da frota do TCO mostrou-se uma medida com potencial para reduzir custos operacionais do sistema, além de naturalmente apresentar elevado potencial de redução dos impactos das EVP. Os resultados centrais indicam que as intervenções avaliadas, quando implementadas isoladamente e apenas sobre avenidas no Município de São Paulo contendo corredores com faixas exclusivas de ônibus, podem proporcionar ganhos de Bem Estar Social entre R$ 106 milhões e R$ 427 milhões por ano - dentre os quais, os impactos associados às EVP podem representar até R$ 90 milhões/ano. This research investigated the relevance of vehicular air pollutant emissions (EVP) economic impacts for project appraisal purposes in urban transport systems. The research scope covered two components related to this matter. Firstly, it addressed the specification of methods for evaluating transport projects focused on transport systems operations and its impacts in terms of EVP and associated effects. Additionally, the research involved a generic assessment of different intervention typologies aimed at reducing EVP and associated externalities, namely: (i) infrastructure interventions; (ii) operational interventions; (iii) market interventions (pricing policies) and (iv) technological interventions. It was possible to identify that results of evaluation methods are significantly sensitive to aspects such as: (a) the transport system operational representation; (b) the congestion level on the analyzed scenario; (c) the explicit assessment of day periods with lower demand levels, and; (d) the valuation attributed to pollutant emissions effects. In general, modal shift towards bus transit (TCO) has shown to be an effective instrument for achieving social benefits - including those related to EVP impacts mitigation. As consequence, Engineering interventions aimed at promoting operational efficiency in TCO have demonstrated high effectiveness potential. Additionally, bus fleet electrification showed to be a measure with potential for reducing transit operating costs - in addition to its natural effectiveness in mitigating EVP-related impacts. Results indicates that the evaluated interventions, when implemented alone and considering only avenues containing corridors with exclusive bus lanes within the city of São Paulo, can promoteSocial Welfare gains raging from R$ 106 million to R$ 427 million per year - among which EVP-related impacts can represent up to R$ 90 million/year. https://doi.org/10.11606/D.3.2021.tde-30072021-113210info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:26:50Zoai:teses.usp.br:tde-30072021-113210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-31T17:36:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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