Cartilha do operário: alfabetização de adolescentes e adultos em São Paulo (1920-1930)
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Educação
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-21062007-142232 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender a educação de adolescentes e adultos em São Paulo, na Primeira República (1889-1930), por meio da pesquisa sobre materiais de alfabetização ao longo do tempo e análise de um dos primeiros materiais produzidos para a alfabetização de adolescentes e adultos operários, a Cartilha do Operario (1924), de autoria do inspetor Theodoro de Moraes. A análise da Cartilha do Operario possibilitou compreender a constituição do campo e do conhecimento construído sobre alfabetização de adolescentes e adultos, podendo ser considerada representativa de uma prática que se queria instaurar dos ideários pedagógicos vigentes, bem como das práticas editoriais postas em circulação. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Cartilha do operário: alfabetização de adolescentes e adultos em São Paulo (1920-1930) Cartilha do operario: alphabetization of teenagers and adults in São Paulo (1920-1930) 2006-08-02Maurilane de Souza BiccasMaria Lucia Spedo HilsdorfMarcia de Paula Gregorio RazziniAndressa Cristina Coutinho BarbozaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Adolescente Adulto Adults Alfabetização Cartilha História da educação History of education Literation Primer Teenager O objetivo deste estudo é compreender a educação de adolescentes e adultos em São Paulo, na Primeira República (1889-1930), por meio da pesquisa sobre materiais de alfabetização ao longo do tempo e análise de um dos primeiros materiais produzidos para a alfabetização de adolescentes e adultos operários, a Cartilha do Operario (1924), de autoria do inspetor Theodoro de Moraes. A análise da Cartilha do Operario possibilitou compreender a constituição do campo e do conhecimento construído sobre alfabetização de adolescentes e adultos, podendo ser considerada representativa de uma prática que se queria instaurar dos ideários pedagógicos vigentes, bem como das práticas editoriais postas em circulação. The objective of this study is to understand teenagers and adults education in São Paulo state, in the First Republic (1889-1930), by the research about literation materials through the time and analysis of one of the first material produced for teenagers and adults laborers literation , the Cartilha do Operario (1924), written by the inspector Theodoro de Moraes. The analysis of Cartilha do Operario , became possible to understand the field constitution and the knowledge built about teenagers and adults literation, considering representative itself the practice that could install the pedagogical idealism present, as well editorials practice in circulation. https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-21062007-142232info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:46:41Zoai:teses.usp.br:tde-21062007-142232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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