Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Fabiana Leite Rabello Mariano
Orientador(a): Tizuko Morchida Kishimoto
Banca de defesa: Maria Machado Malta Campos, Geraldo Antonio Fiamenghi Junior, Ricardo José Dourado Freire, Marilene Proenca Rebello de Souza
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-14122015-153241
Resumo: O presente estudo delineou-se dentro de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso participante. O tema nasceu da observação da carência de formação musical entre os profissionais que trabalham nos berçários, creches e Centros de Educação infantil. Teve por objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo de formação musical do professor generalista que trabalha com bebês e crianças pequenas, a partir de um curso básico de música, elaborado dentro dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, por entender que esta teoria apresenta informações e traz orientações claras quanto o desenvolvimento musical da criança, facilitando a organização de possíveis propostas metodológicas. Logo após o curso, durante um ano letivo, realizou-se o acompanhamento reflexivo e suporte pedagógico musical junto a uma das professoras participantes do curso inicial. O referencial teórico debruçou-se sobre estudos oriundos da Sociologia da Infância quanto à concepção de infância, dentre os autores estão Corsaro (s/d) e Qvortrup (2010; 2011) no sentido de conceituar a criança adotada nessa pesquisa; sobre estudos que tratam da formação do professor generalista, como os de Kishimoto (2005; 2008), Gatti e Barreto (2009), dentre outros, e formação de professores de arte no Brasil, como Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); sobre estudos relacionados às origens da música e sua importância, dentre outros, para as relações sociais do Homem, como os de Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); sobre os estudos das interações iniciais dos bebês a partir das concepções de Colwin Trevarthen (1996;1999; 2000) e Daniel Stern (1992) e da descrição minuciosa da Music Learning Theory de Edwin Gordon. Encontram-se nas análises dos dados as contribuições deste modelo de ação para a formação musical inicial dos professores, que neste caso eram alunos de um curso de pedagogia que já atuavam na educação Infantil, e seus reflexos no contexto da creche. Os resultados mostraram-se efetivos quanto à abordagem teórica musical adotada. Houve um crescimento musical significativo durante o processo estabelecido no curso, dada à inexperiência musical das participantes. Posteriormente, no acompanhamento da prática da professora, observou-se um reflexo expressivo no desenvolvimento musical dos bebês através de inúmeras respostas musicais, de movimento corporal, além de ricas interações entre a professora e os bebês, bem como entre os bebês e seus pares, corroborando com a literatura estudada.
id USP_ba25f77ab9d63f42a4b5945f44a98486
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122015-153241
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon Music in nursery: teacher training and the music learning theory by Edwin Gordon 2015-09-22Tizuko Morchida KishimotoMaria Machado Malta CamposGeraldo Antonio Fiamenghi JuniorRicardo José Dourado FreireMarilene Proenca Rebello de SouzaFabiana Leite Rabello MarianoUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Babies Bebês Early childhood music Edwin Gordon Edwin Gordon Formação de professores Music Music in nursery Música Música nos berçários Musicalização infantil Teacher training O presente estudo delineou-se dentro de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso participante. O tema nasceu da observação da carência de formação musical entre os profissionais que trabalham nos berçários, creches e Centros de Educação infantil. Teve por objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo de formação musical do professor generalista que trabalha com bebês e crianças pequenas, a partir de um curso básico de música, elaborado dentro dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, por entender que esta teoria apresenta informações e traz orientações claras quanto o desenvolvimento musical da criança, facilitando a organização de possíveis propostas metodológicas. Logo após o curso, durante um ano letivo, realizou-se o acompanhamento reflexivo e suporte pedagógico musical junto a uma das professoras participantes do curso inicial. O referencial teórico debruçou-se sobre estudos oriundos da Sociologia da Infância quanto à concepção de infância, dentre os autores estão Corsaro (s/d) e Qvortrup (2010; 2011) no sentido de conceituar a criança adotada nessa pesquisa; sobre estudos que tratam da formação do professor generalista, como os de Kishimoto (2005; 2008), Gatti e Barreto (2009), dentre outros, e formação de professores de arte no Brasil, como Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); sobre estudos relacionados às origens da música e sua importância, dentre outros, para as relações sociais do Homem, como os de Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); sobre os estudos das interações iniciais dos bebês a partir das concepções de Colwin Trevarthen (1996;1999; 2000) e Daniel Stern (1992) e da descrição minuciosa da Music Learning Theory de Edwin Gordon. Encontram-se nas análises dos dados as contribuições deste modelo de ação para a formação musical inicial dos professores, que neste caso eram alunos de um curso de pedagogia que já atuavam na educação Infantil, e seus reflexos no contexto da creche. Os resultados mostraram-se efetivos quanto à abordagem teórica musical adotada. Houve um crescimento musical significativo durante o processo estabelecido no curso, dada à inexperiência musical das participantes. Posteriormente, no acompanhamento da prática da professora, observou-se um reflexo expressivo no desenvolvimento musical dos bebês através de inúmeras respostas musicais, de movimento corporal, além de ricas interações entre a professora e os bebês, bem como entre os bebês e seus pares, corroborando com a literatura estudada. This study outlined in a qualitative approach, characterized as participant case study. The issue arose from the observation of the lack of musical education among professionals who work in nurseries, kindergartens and Child Education Centers. Aimed to understand the issues involved in the musical formation process of class teachers working with babies and toddlers, from a basic course in music, elaborated within the assumptions of the theory of Musical Learning Edwin Gordon, understanding that this theory displays information and provides clear guidance on the musical development of the child, facilitating the organization of possible methodological proposals. Soon after the course, during a school year, there was reflective accompaniment and musical pedagogical support by one of the participating teachers of the initial course. The theoretical bent over coming studies of Sociology of Childhood on the design of childhood, among the authors are Corsaro (s/d) and Qvortrup (2010; 2011) to conceptualize the child adopted in this research; on studies dealing with the training of class teachers, like those of Kishimoto (2005; 2008), Gatti and Barreto (2009), among others, and training of art teachers in Brazil, as Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); on studies related to the origins of music and its importance, among others, for social relations of man, such as Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); On the studies of early interactions babies from the conceptions of Colwin Trevarthen (1996; 1999; 2000) and Daniel Stern (1992); and detailed description of Music Learning Theory of Edwin Gordon. Are the analysis of the data contributions from this model of action for the initial musical training of teachers, which in this case were students of a pedagogy course already working in Early Childhood Education, and its effects in the context of the nursery. The results were effective as the musical theoretical approach adopted. There was a significant musical growth during the process established in the course given to musical inexperience of the participants. Subsequently, in monitoring the practice of teacher, there was a significant reflection in the musical development of babies through numerous musical responses, body movement, and rich interactions between the teacher and the babies and between babies and their peers, corroborating the literature studied. https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-14122015-153241info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:59:10Zoai:teses.usp.br:tde-14122015-153241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Music in nursery: teacher training and the music learning theory by Edwin Gordon
title Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
spellingShingle Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
Fabiana Leite Rabello Mariano
title_short Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
title_full Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
title_fullStr Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
title_full_unstemmed Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
title_sort Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
author Fabiana Leite Rabello Mariano
author_facet Fabiana Leite Rabello Mariano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tizuko Morchida Kishimoto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Machado Malta Campos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Geraldo Antonio Fiamenghi Junior
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ricardo José Dourado Freire
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marilene Proenca Rebello de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiana Leite Rabello Mariano
contributor_str_mv Tizuko Morchida Kishimoto
Maria Machado Malta Campos
Geraldo Antonio Fiamenghi Junior
Ricardo José Dourado Freire
Marilene Proenca Rebello de Souza
description O presente estudo delineou-se dentro de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso participante. O tema nasceu da observação da carência de formação musical entre os profissionais que trabalham nos berçários, creches e Centros de Educação infantil. Teve por objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo de formação musical do professor generalista que trabalha com bebês e crianças pequenas, a partir de um curso básico de música, elaborado dentro dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, por entender que esta teoria apresenta informações e traz orientações claras quanto o desenvolvimento musical da criança, facilitando a organização de possíveis propostas metodológicas. Logo após o curso, durante um ano letivo, realizou-se o acompanhamento reflexivo e suporte pedagógico musical junto a uma das professoras participantes do curso inicial. O referencial teórico debruçou-se sobre estudos oriundos da Sociologia da Infância quanto à concepção de infância, dentre os autores estão Corsaro (s/d) e Qvortrup (2010; 2011) no sentido de conceituar a criança adotada nessa pesquisa; sobre estudos que tratam da formação do professor generalista, como os de Kishimoto (2005; 2008), Gatti e Barreto (2009), dentre outros, e formação de professores de arte no Brasil, como Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); sobre estudos relacionados às origens da música e sua importância, dentre outros, para as relações sociais do Homem, como os de Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); sobre os estudos das interações iniciais dos bebês a partir das concepções de Colwin Trevarthen (1996;1999; 2000) e Daniel Stern (1992) e da descrição minuciosa da Music Learning Theory de Edwin Gordon. Encontram-se nas análises dos dados as contribuições deste modelo de ação para a formação musical inicial dos professores, que neste caso eram alunos de um curso de pedagogia que já atuavam na educação Infantil, e seus reflexos no contexto da creche. Os resultados mostraram-se efetivos quanto à abordagem teórica musical adotada. Houve um crescimento musical significativo durante o processo estabelecido no curso, dada à inexperiência musical das participantes. Posteriormente, no acompanhamento da prática da professora, observou-se um reflexo expressivo no desenvolvimento musical dos bebês através de inúmeras respostas musicais, de movimento corporal, além de ricas interações entre a professora e os bebês, bem como entre os bebês e seus pares, corroborando com a literatura estudada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-14122015-153241
url https://doi.org/10.11606/T.48.2015.tde-14122015-153241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376836036427776