Frentismo cultural em prosa e verso: comparações, conexões e circulação de ideias entre comunistas brasileiros e chilenos (1935-1948)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Carine Dalmás
Orientador(a): Maria Helena Rolim Capelato
Banca de defesa: Marcos Francisco Napolitano de Eugênio, Norberto Osvaldo Ferreras, Maria Ligia Coelho Prado, Rolando Eugenio Alvarez Vallejos
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: História Social
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-28062013-124712
Resumo: Esta tese analisa as relações dos comunistas brasileiros e chilenos com a literatura após a adoção do frentismo como diretriz do movimento comunista internacional, entre 1935 e 1948. Suplementos culturais de jornais partidários e revistas literárias ligadas ao Partido Comunista do Brasil e ao Partido Comunista do Chile foram tomadas como fontes de pesquisa. Identificamos propostas, projetos e colaboradores desses periódicos, cujas formulações demonstraram a preponderância do romance e da poesia como áreas que despertaram maior empenho de intervenção político-ideológica. O fundo antifascista da estratégia frentista contribuiu para a aproximação de expoentes culturais aos partidos comunistas e fez da imprensa partidária um espaço profícuo para a circulação de propostas literárias. Foi nesse período que Pablo Neruda se aproximou do Partido Comunista do Chile e que Jorge Amado promoveu os romances sociais brasileiros na América Latina. A maneira como as concepções literárias difundidas na imprensa partidária estabeleceram relações com uma perspectiva política comum, o frentismo, permitiu o estabelecimento de comparações e conexões políticas e culturais entre os comunistas do Brasil e do Chile.
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