Aproximando a lógica sanitária e a lógica do senso comum: uma experiência de e-learning e prevenção à dengue na comunidade da Cidade Universitária da USP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Carla Cristina Tze Jú Cavalcanti
Orientador(a): Fernando Lefevre
Banca de defesa: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Pinto de Almeida, Delsio Natal
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Saúde Pública
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.6.2010.tde-13102010-103921
Resumo: Introdução - A Saúde Pública é uma área complexa e precisa lidar com diversos fatores. Talvez um dos maiores problemas desta área seja a articulação entre especialistas e indivíduos comuns (lógica sanitária x lógica do senso comum), de forma que a ação dos primeiros sensibilize os demais para que façam a sua parte nas questões de Saúde Pública. A dengue, por ser uma doença cujo agente etiológico é um vírus da família Flaviviridae, e a transmissão ocorrer pela picada do mosquito Aedes aegypti, depende também da colaboração da população para ser controlada. Objetivo - Promovendo a aproximação da lógica sanitária e da lógica do senso comum, por meio de experiência educacional construída sobre a visão que os sujeitos têm da dengue e da necessidade de sua participação na prevenção, contribuir para o aumento de eficiência e eficácia das ações de Saúde Pública na comunidade da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Métodos - Pesquisa qualitativa, com os funcionários que compõem as comissões / grupos de trabalho das diversas unidades da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira da USP, que estão atuando junto ao Projeto. Utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo para coleta, tabulação e análise dos dados. A partir dos resultados, elaboração do conteúdo para a intervenção educativa, aplicada por meio de elearning (fez-se uso do ambiente TelEduc), buscando auxiliar os sujeitos na construção do conhecimento. Resultados - Para verificação dos resultados do processo de formação foi utilizada a avaliação de reação, cuja análise mostra, no geral, um grau elevado de satisfação dos alunos. Conclusão - Pode-se concluir que a modalidade utilizada para a intervenção educativa tem boas possibilidades de aproximar a lógica sanitária da lógica de senso comum, gerando condições para a prevenção da dengue. Observou-se, porém, a necessidade de aprimoramento de alguns pontos identificados durante o trabalho que poderão ser considerados em estudos e pesquisas posteriores
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Aproximando a lógica sanitária e a lógica do senso comum: uma experiência de e-learning e prevenção à dengue na comunidade da Cidade Universitária da USP Approaching the public health logic and the logic of sense common experience of e-learning in the prevention dengue in the community of University of São Paulo 2010-09-14Fernando LefevreMaria Elizabeth Bianconcini Trindade Pinto de AlmeidaDelsio NatalCarla Cristina Tze Jú CavalcantiUniversidade de São PauloSaúde PúblicaUSPBR Dengue Dengue Educação a Distância Educação a Distância Educação em Saúde Educação em Saúde Introdução - A Saúde Pública é uma área complexa e precisa lidar com diversos fatores. Talvez um dos maiores problemas desta área seja a articulação entre especialistas e indivíduos comuns (lógica sanitária x lógica do senso comum), de forma que a ação dos primeiros sensibilize os demais para que façam a sua parte nas questões de Saúde Pública. A dengue, por ser uma doença cujo agente etiológico é um vírus da família Flaviviridae, e a transmissão ocorrer pela picada do mosquito Aedes aegypti, depende também da colaboração da população para ser controlada. Objetivo - Promovendo a aproximação da lógica sanitária e da lógica do senso comum, por meio de experiência educacional construída sobre a visão que os sujeitos têm da dengue e da necessidade de sua participação na prevenção, contribuir para o aumento de eficiência e eficácia das ações de Saúde Pública na comunidade da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Métodos - Pesquisa qualitativa, com os funcionários que compõem as comissões / grupos de trabalho das diversas unidades da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira da USP, que estão atuando junto ao Projeto. Utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo para coleta, tabulação e análise dos dados. A partir dos resultados, elaboração do conteúdo para a intervenção educativa, aplicada por meio de elearning (fez-se uso do ambiente TelEduc), buscando auxiliar os sujeitos na construção do conhecimento. Resultados - Para verificação dos resultados do processo de formação foi utilizada a avaliação de reação, cuja análise mostra, no geral, um grau elevado de satisfação dos alunos. Conclusão - Pode-se concluir que a modalidade utilizada para a intervenção educativa tem boas possibilidades de aproximar a lógica sanitária da lógica de senso comum, gerando condições para a prevenção da dengue. Observou-se, porém, a necessidade de aprimoramento de alguns pontos identificados durante o trabalho que poderão ser considerados em estudos e pesquisas posteriores Public health is a complex area and must deal with a variety of factors. Perhaps one of the biggest problems of this area is the articulation between experts and common individuals (sanitary logic X common sense logic), so that the action of the first increase awareness amongst the other to do its part in public health issues. Dengue, a disease whose etiological agent is a family Flaviviridae viruses, and the transmission occurs by mosquito Aedes aegypti bite, also depends on the collaboration of the population to be controllesd. Objective - Promoting the approximation of sanitary logic and common sense logic, through educational experience built on the vision that the subject have of dengue and the need for its participation in prevention, contribute to increasing efficiency and effectiveness of public health actions in the community of the campus of Universidade de São Paulo (USP). Methods - Qualitative research with employees that consists the committees/working groups of the various units of the USP \"Armando de Salles Oliveira\" campus, who are acting with the project. The methodology used Discurso do Sujeito Coletivo (Colletive Subject Speech) for collection, tabulation and analysis of data. From the results, preparing content for the educational intervention, implemented through e-learning (was using the TelEduc environment), seeking to help the subject in the construction of knowledge. Results - For verification of the results of the training process evaluation was used, whose reaction analysis shows a high degree of satisfaction of students. Conclusion - It can be concluded that the mode used for educational intervention has good possibilities to bring the sanitary logic to common sense logic, generating conditions for the prevention of dengue fever. It was noted, however, the need for improving some points which were identified during the work that may be considered in subsequent studies and researches https://doi.org/10.11606/D.6.2010.tde-13102010-103921info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:53:15Zoai:teses.usp.br:tde-13102010-103921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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