Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Renata Ferreira Kamla
Orientador(a): Armando Sérgio da Silva
Banca de defesa: Carminda Mendes André, Marcelo Braga de Carvalho, Felisberto Sabino da Costa, Sumaya Mattar
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17072018-171214
Resumo: Esta pesquisa compartilha processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s) que se desenvolvem por meio das relações entre os mascaramentos corporais dos artistas, o espaço da rua e os transeuntes-espectadores. Apresento uma dramaturgia pensada de forma expandida e processual, que se define pelos deslocamentos e infiltrações desses corpos mascarados no espaço urbano, pela organização das ações dos performers mascarados em jogo com o Espaço e com um público efêmero, que observa e segue, levando consigo suas percepções. A imprevisibilidade, o imponderável, a presença do performer que age motivado por suas questões subjetivas, políticas, sociais, e não por um personagem que irá representar, estão presentes nesse processo de criação fazendo parte dos procedimentos artísticos e pedagógicos propostos, fundamentados nas ideias de Josette Féral, acerca do \"teatro performativo\" e \"teatralidades cotidianas\", e nas ideias de \"multiestabilidade perceptiva\", de Érika Fischer-Lichte, quando fala sobre o espectador que se encontra em um \"entre\" a \"ordem de representação\" e a \"ordem da presença\".
id USP_db639c5796fd70d511fcd2b15e8c0603
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17072018-171214
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s) Masking in urban spaces: pedagogical processes of creation of dramaturgy (s). 2018-03-22Armando Sérgio da SilvaCarminda Mendes AndréMarcelo Braga de CarvalhoFelisberto Sabino da CostaSumaya MattarRenata Ferreira KamlaUniversidade de São PauloArtes CênicasUSPBR Creation process Dramaturgias Dramaturgies Espaços Urbanos Mascaramentos Máscaras Masking Masks Processo de criação Urban Spaces Esta pesquisa compartilha processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s) que se desenvolvem por meio das relações entre os mascaramentos corporais dos artistas, o espaço da rua e os transeuntes-espectadores. Apresento uma dramaturgia pensada de forma expandida e processual, que se define pelos deslocamentos e infiltrações desses corpos mascarados no espaço urbano, pela organização das ações dos performers mascarados em jogo com o Espaço e com um público efêmero, que observa e segue, levando consigo suas percepções. A imprevisibilidade, o imponderável, a presença do performer que age motivado por suas questões subjetivas, políticas, sociais, e não por um personagem que irá representar, estão presentes nesse processo de criação fazendo parte dos procedimentos artísticos e pedagógicos propostos, fundamentados nas ideias de Josette Féral, acerca do \"teatro performativo\" e \"teatralidades cotidianas\", e nas ideias de \"multiestabilidade perceptiva\", de Érika Fischer-Lichte, quando fala sobre o espectador que se encontra em um \"entre\" a \"ordem de representação\" e a \"ordem da presença\". This research benefits from pedagogical processes of creation of dramaturgy (s) which is developed through the interaction of the \'body masks\' of the artist, the \'passers-by-spectators\' and the public space. I present a dramaturgy thought in an expanded and procedural way, defined by the displacement and infiltrations of these masked bodies in urban space, by the organization of the actions of the masked performers interacting with space and with an ephemeral audience that observes and follows, taking with them their perceptions. The unpredictability, the imponderable, the presence of the performer who acts motivated by his subjective, political, and social issues, and not by a character that will play, are present in this process of creation. Thus being part of the artistic and pedagogical procedures proposed. This is based on the ideas of Josette Féral about the \"performative theater\" and \"daily theatricalities\", and Érika Fischer-Lichte\'s ideas of \"perceptual multistability\", when she talks about the spectator who is in \"between\" the \"order of representation\" and the \"order of presence\". https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17072018-171214info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-17072018-171214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Masking in urban spaces: pedagogical processes of creation of dramaturgy (s).
title Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)
spellingShingle Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)
Renata Ferreira Kamla
title_short Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)
title_full Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)
title_fullStr Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)
title_full_unstemmed Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)
title_sort Mascaramentos em espaços urbanos: processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s)
author Renata Ferreira Kamla
author_facet Renata Ferreira Kamla
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Armando Sérgio da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carminda Mendes André
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Braga de Carvalho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Felisberto Sabino da Costa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sumaya Mattar
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Ferreira Kamla
contributor_str_mv Armando Sérgio da Silva
Carminda Mendes André
Marcelo Braga de Carvalho
Felisberto Sabino da Costa
Sumaya Mattar
description Esta pesquisa compartilha processos pedagógicos de criação de dramaturgia(s) que se desenvolvem por meio das relações entre os mascaramentos corporais dos artistas, o espaço da rua e os transeuntes-espectadores. Apresento uma dramaturgia pensada de forma expandida e processual, que se define pelos deslocamentos e infiltrações desses corpos mascarados no espaço urbano, pela organização das ações dos performers mascarados em jogo com o Espaço e com um público efêmero, que observa e segue, levando consigo suas percepções. A imprevisibilidade, o imponderável, a presença do performer que age motivado por suas questões subjetivas, políticas, sociais, e não por um personagem que irá representar, estão presentes nesse processo de criação fazendo parte dos procedimentos artísticos e pedagógicos propostos, fundamentados nas ideias de Josette Féral, acerca do \"teatro performativo\" e \"teatralidades cotidianas\", e nas ideias de \"multiestabilidade perceptiva\", de Érika Fischer-Lichte, quando fala sobre o espectador que se encontra em um \"entre\" a \"ordem de representação\" e a \"ordem da presença\".
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17072018-171214
url https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-17072018-171214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376900302602240