Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Maria Selma de Moraes Rocha
Orientador(a): Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez
Banca de defesa: Lisete Regina Gomes Arelaro, Wilson do Nascimento Barbosa, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto, Mauricio Cardoso
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: História Social
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-121539
Resumo: O objetivo do presente trabalho é compreender como a educação se tornou um direito no transcurso do processo da Constituinte, a partir da participação, da mobilização e da ação de um conjunto de sujeitos representantes da sociedade civil, além dos parlamentares eleitos por suas respectivas agremiações partidárias. Procurei identificar a configuração desse direito no processo de sua construção, isto é, quando as pluralidades heterogêneas dos discursos dos sujeitos manifestaram seu caráter dinâmico coincidindo, se chocando ou se tornando convergentes. Nesta perspectiva ganharam realce os silêncios que conferiram opacidade à memória, o registro e os projetos políticos com propostas contrastantes, e ambivalências, dissensos, consensos, pactos e rupturas se estabeleceram em circunstancias históricas específicas. Neste contexto o direito à educação se definiu no âmbito do conflito entre o público e o privado entre os anos de 1985 a 1988.
id USP_dc8ab2fab2011075dfbdd6e851908a9e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05082015-121539
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) A wet and salty constitution: the right to education as a national issue (1985-1988) 2015-03-16Leila Maria Gonçalves Leite HernandezLisete Regina Gomes ArelaroWilson do Nascimento BarbosaCarlota Josefina Malta Cardozo dos Reis BotoMauricio CardosoMaria Selma de Moraes RochaUniversidade de São PauloHistória SocialUSPBR Constituent assembly Constituição Constituinte Constitution Direito Educação Education Public and private Público e privado Rights O objetivo do presente trabalho é compreender como a educação se tornou um direito no transcurso do processo da Constituinte, a partir da participação, da mobilização e da ação de um conjunto de sujeitos representantes da sociedade civil, além dos parlamentares eleitos por suas respectivas agremiações partidárias. Procurei identificar a configuração desse direito no processo de sua construção, isto é, quando as pluralidades heterogêneas dos discursos dos sujeitos manifestaram seu caráter dinâmico coincidindo, se chocando ou se tornando convergentes. Nesta perspectiva ganharam realce os silêncios que conferiram opacidade à memória, o registro e os projetos políticos com propostas contrastantes, e ambivalências, dissensos, consensos, pactos e rupturas se estabeleceram em circunstancias históricas específicas. Neste contexto o direito à educação se definiu no âmbito do conflito entre o público e o privado entre os anos de 1985 a 1988. The aim of this research is to understand how education has been historically established as a right during the constitutional process, based on the analysis of participation, mobilization and action of a representative group from civil society, and parliamentarians elected by their party associations. I sought to identify the process of construction of that right focusing on the heterogeneous plurality of its actors discourses, which expressed their dynamic character coinciding, crashing or being convergent. Some aspects were highlighted, such as the silence which gave opacity to memory, the political records and projects with contrasting proposals and the ambivalences, dissents, consensus, pacts and ruptures that were settled. In this context, the right to education was erected within the conflict between the public and private between the years 1985-1988. https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-121539info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:23Zoai:teses.usp.br:tde-05082015-121539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A wet and salty constitution: the right to education as a national issue (1985-1988)
title Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
spellingShingle Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
Maria Selma de Moraes Rocha
title_short Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
title_full Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
title_fullStr Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
title_full_unstemmed Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
title_sort Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
author Maria Selma de Moraes Rocha
author_facet Maria Selma de Moraes Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lisete Regina Gomes Arelaro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wilson do Nascimento Barbosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Mauricio Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Selma de Moraes Rocha
contributor_str_mv Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez
Lisete Regina Gomes Arelaro
Wilson do Nascimento Barbosa
Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Mauricio Cardoso
description O objetivo do presente trabalho é compreender como a educação se tornou um direito no transcurso do processo da Constituinte, a partir da participação, da mobilização e da ação de um conjunto de sujeitos representantes da sociedade civil, além dos parlamentares eleitos por suas respectivas agremiações partidárias. Procurei identificar a configuração desse direito no processo de sua construção, isto é, quando as pluralidades heterogêneas dos discursos dos sujeitos manifestaram seu caráter dinâmico coincidindo, se chocando ou se tornando convergentes. Nesta perspectiva ganharam realce os silêncios que conferiram opacidade à memória, o registro e os projetos políticos com propostas contrastantes, e ambivalências, dissensos, consensos, pactos e rupturas se estabeleceram em circunstancias históricas específicas. Neste contexto o direito à educação se definiu no âmbito do conflito entre o público e o privado entre os anos de 1985 a 1988.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-121539
url https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-121539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv História Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376582027280384