Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988)
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
História Social
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-121539 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é compreender como a educação se tornou um direito no transcurso do processo da Constituinte, a partir da participação, da mobilização e da ação de um conjunto de sujeitos representantes da sociedade civil, além dos parlamentares eleitos por suas respectivas agremiações partidárias. Procurei identificar a configuração desse direito no processo de sua construção, isto é, quando as pluralidades heterogêneas dos discursos dos sujeitos manifestaram seu caráter dinâmico coincidindo, se chocando ou se tornando convergentes. Nesta perspectiva ganharam realce os silêncios que conferiram opacidade à memória, o registro e os projetos políticos com propostas contrastantes, e ambivalências, dissensos, consensos, pactos e rupturas se estabeleceram em circunstancias históricas específicas. Neste contexto o direito à educação se definiu no âmbito do conflito entre o público e o privado entre os anos de 1985 a 1988. |
id |
USP_dc8ab2fab2011075dfbdd6e851908a9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05082015-121539 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) A wet and salty constitution: the right to education as a national issue (1985-1988) 2015-03-16Leila Maria Gonçalves Leite HernandezLisete Regina Gomes ArelaroWilson do Nascimento BarbosaCarlota Josefina Malta Cardozo dos Reis BotoMauricio CardosoMaria Selma de Moraes RochaUniversidade de São PauloHistória SocialUSPBR Constituent assembly Constituição Constituinte Constitution Direito Educação Education Public and private Público e privado Rights O objetivo do presente trabalho é compreender como a educação se tornou um direito no transcurso do processo da Constituinte, a partir da participação, da mobilização e da ação de um conjunto de sujeitos representantes da sociedade civil, além dos parlamentares eleitos por suas respectivas agremiações partidárias. Procurei identificar a configuração desse direito no processo de sua construção, isto é, quando as pluralidades heterogêneas dos discursos dos sujeitos manifestaram seu caráter dinâmico coincidindo, se chocando ou se tornando convergentes. Nesta perspectiva ganharam realce os silêncios que conferiram opacidade à memória, o registro e os projetos políticos com propostas contrastantes, e ambivalências, dissensos, consensos, pactos e rupturas se estabeleceram em circunstancias históricas específicas. Neste contexto o direito à educação se definiu no âmbito do conflito entre o público e o privado entre os anos de 1985 a 1988. The aim of this research is to understand how education has been historically established as a right during the constitutional process, based on the analysis of participation, mobilization and action of a representative group from civil society, and parliamentarians elected by their party associations. I sought to identify the process of construction of that right focusing on the heterogeneous plurality of its actors discourses, which expressed their dynamic character coinciding, crashing or being convergent. Some aspects were highlighted, such as the silence which gave opacity to memory, the political records and projects with contrasting proposals and the ambivalences, dissents, consensus, pacts and ruptures that were settled. In this context, the right to education was erected within the conflict between the public and private between the years 1985-1988. https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-121539info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:23Zoai:teses.usp.br:tde-05082015-121539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A wet and salty constitution: the right to education as a national issue (1985-1988) |
title |
Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) |
spellingShingle |
Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) Maria Selma de Moraes Rocha |
title_short |
Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) |
title_full |
Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) |
title_fullStr |
Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) |
title_full_unstemmed |
Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) |
title_sort |
Uma constituinte salgada e molhada: o direito à educação como questão nacional (1985-1988) |
author |
Maria Selma de Moraes Rocha |
author_facet |
Maria Selma de Moraes Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lisete Regina Gomes Arelaro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Wilson do Nascimento Barbosa |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Mauricio Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Selma de Moraes Rocha |
contributor_str_mv |
Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez Lisete Regina Gomes Arelaro Wilson do Nascimento Barbosa Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto Mauricio Cardoso |
description |
O objetivo do presente trabalho é compreender como a educação se tornou um direito no transcurso do processo da Constituinte, a partir da participação, da mobilização e da ação de um conjunto de sujeitos representantes da sociedade civil, além dos parlamentares eleitos por suas respectivas agremiações partidárias. Procurei identificar a configuração desse direito no processo de sua construção, isto é, quando as pluralidades heterogêneas dos discursos dos sujeitos manifestaram seu caráter dinâmico coincidindo, se chocando ou se tornando convergentes. Nesta perspectiva ganharam realce os silêncios que conferiram opacidade à memória, o registro e os projetos políticos com propostas contrastantes, e ambivalências, dissensos, consensos, pactos e rupturas se estabeleceram em circunstancias históricas específicas. Neste contexto o direito à educação se definiu no âmbito do conflito entre o público e o privado entre os anos de 1985 a 1988. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-121539 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-121539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
História Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376582027280384 |