Orientação encoberta da atenção visual em não-músicos e músicos com estudo formal em música

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Felipe Viegas Rodrigues
Orientador(a): Gilberto Fernando Xavier
Banca de defesa: Jose Lino Oliveira Bueno, Leonor Bezerra Guerra, Ronald Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud, Luiz Eduardo Ribeiro do Valle
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Fisiologia Geral
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.41.2011.tde-05092011-091517
Resumo: Atenção refere-se ao conjunto de processos que leva à seleção ou processamento preferencial de informações presentes em determinadas porções da rede nervosa. Existem relatos de que músicos exibem melhor desempenho que não-músicos em tarefas que envolvem atenção dado que a tarefa de leitura à primeira vista (de partituras) ativa múltiplas regiões encefálicas, entre elas, áreas envolvidas na orientação da atenção. O presente estudo investigou a orientação encoberta da atenção em músicos capazes de realizar leitura à primeira vista. Investigou ainda, se a continuidade do estudo formal de música ao longo de três anos, depois do ingresso na Universidade (ECA - Escola de Música) produz alterações significativas na memória operacional, avaliada por meio do teste 2-back, em relação a não-músicos que também ingressaram na Universidade, porém em área distinta (Biologia, IB-USP) que não envolve música. Os resultados no teste de atenção encoberta mostraram que não-músicos exibem assimetrias na orientação da atenção visuo-espacial; seu tempo de reação para estímulos apresentados no hemicampo direito é significantemente menor que o observado para estímulos apresentados no hemicampo esquerdo. Ademais, não-músicos exibem efeito de validade apenas para estímulos-alvo apresentados no hemicampo direito. Em músicos, não houve diferenças significantes nos tempos de reação a estímulos apresentados nos hemicampos direito e esquerdo; esses tempos foram significantemente menores que os exibidos pelos não-músicos, para estímulos apresentados no hemicampo esquerdo. Não obstante essa diferença, os músicos também exibiram efeito de validade apenas para estímulos-alvo apresentados no hemicampo direito. Não houve diferenças significantes de desempenho entre músicos e não-músicos no teste de memória operacional. Assim, o estudo formal de música parece relacionar-se com alterações nos processos de orientação da atenção.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Orientação encoberta da atenção visual em não-músicos e músicos com estudo formal em música Covert orienting of visual attention in non-musicians and musicians with formal music training 2011-04-08Gilberto Fernando XavierJose Lino Oliveira BuenoLeonor Bezerra GuerraRonald Dennis Paul Kenneth Clive RanvaudLuiz Eduardo Ribeiro do ValleFelipe Viegas RodriguesUniversidade de São PauloFisiologia GeralUSPBR Assimetria Assimetry Atenção encoberta Covert attention Musician Músico Atenção refere-se ao conjunto de processos que leva à seleção ou processamento preferencial de informações presentes em determinadas porções da rede nervosa. Existem relatos de que músicos exibem melhor desempenho que não-músicos em tarefas que envolvem atenção dado que a tarefa de leitura à primeira vista (de partituras) ativa múltiplas regiões encefálicas, entre elas, áreas envolvidas na orientação da atenção. O presente estudo investigou a orientação encoberta da atenção em músicos capazes de realizar leitura à primeira vista. Investigou ainda, se a continuidade do estudo formal de música ao longo de três anos, depois do ingresso na Universidade (ECA - Escola de Música) produz alterações significativas na memória operacional, avaliada por meio do teste 2-back, em relação a não-músicos que também ingressaram na Universidade, porém em área distinta (Biologia, IB-USP) que não envolve música. Os resultados no teste de atenção encoberta mostraram que não-músicos exibem assimetrias na orientação da atenção visuo-espacial; seu tempo de reação para estímulos apresentados no hemicampo direito é significantemente menor que o observado para estímulos apresentados no hemicampo esquerdo. Ademais, não-músicos exibem efeito de validade apenas para estímulos-alvo apresentados no hemicampo direito. Em músicos, não houve diferenças significantes nos tempos de reação a estímulos apresentados nos hemicampos direito e esquerdo; esses tempos foram significantemente menores que os exibidos pelos não-músicos, para estímulos apresentados no hemicampo esquerdo. Não obstante essa diferença, os músicos também exibiram efeito de validade apenas para estímulos-alvo apresentados no hemicampo direito. Não houve diferenças significantes de desempenho entre músicos e não-músicos no teste de memória operacional. Assim, o estudo formal de música parece relacionar-se com alterações nos processos de orientação da atenção. Attention corresponds to selection or preferential processing of information maintained in certain portions of the neural network. Musicians seem to exhibit better performance relative to non-musicians in attention-dependent tasks, which is ascribed to sight-reading of scores that activates multiple brain regions, including areas involved on orienting of attention. The present study investigated covert orienting of visual attention in people exposed to prolonged study of music, thus becoming capable of sight-reading. In addition, we investigated if continuation of formal music study after getting into the University (School of Music) leads to significant chance in working memory, as evaluated by the 2-back test involving letters, relative to non-musicians that also get into the University but in a distinct area (Biology). The results in the covert attention test showed that non-musicians exhibit an asymmetry in visuo-spatial orienting of attention; their reaction times for target-stimuli presented in the right hemifield were significantly smaller than those observed for stimuli presented in the left hemifield. In addition, non-musicians exhibited validity effect only for target-stimuli presented in the right hemifield. In contrast, musicians did not exhibit significant differences in reaction times for target stimuli presented in the left or right hemifields; however, these reaction times were smaller than those seen for non-musicians for stimuli presented in the left hemifield. Despite this difference, musicians also exhibited an asymmetry, that is, their validity effect was also restricted to target stimuli presented in the right hemifield. Musicians and non-musicians did not differ in the working memory test. Together, these results indicate that formal music study relates with changes in the processes of orienting of attention. https://doi.org/10.11606/T.41.2011.tde-05092011-091517info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:39Zoai:teses.usp.br:tde-05092011-091517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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