Análise do impacto do uso da re-setorização dinâmica na carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo por meio de simulações computacionais.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Renato Jorge Galvão Teixeira
Orientador(a): Paulo Sérgio Cugnasca
Banca de defesa: Claudio Jorge Pinto Alves, João Batista Camargo Júnior
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia Elétrica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-09012008-162108
Resumo: A crescente demanda por transporte aéreo tem provocado um aumento na densidade do fluxo de aeronaves no espaço aéreo. A sobrecarga cada vez maior de aeronaves nos setores estáticos do espaço aéreo, cujos controles são de responsabilidade dos controladores de tráfego aéreo, provoca um estado de alerta constante no gerenciamento do tráfego aéreo. Uma única falha na monitoração e controle dos setores, realizadas pelos controladores de tráfego aéreo, pode por em risco a vida de centenas de pessoas. Para garantir a segurança do espaço aéreo, o controlador de tráfego aéreo tem que realizar várias tarefas no seu dia-a-dia, estando exposto a uma carga de trabalho. Uma das frentes de pesquisas que busca balancear a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo é a Re-setorização Dinâmica. O objetivo deste trabalho de pesquisa é investigar como se comporta a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo com a utilização da Re-setorização Dinâmica, tendo como estudo de caso um espaço aéreo brasileiro de alta densidade de aeronaves.
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