Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Paulo da Silva Quadros
Orientador(a): Osvaldo Sangiorgi
Banca de defesa: Lucilene Cury, Stela Conceicao Bertholo Piconez
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2002.tde-05102010-154800
Resumo: Esta dissertação aborda a educação digital dentro da contemporaneidade, tendo como base dois pontos de articulação essenciais: a cibernética pedagógica e a era das redes. Traça portanto um panorama das relações pertinentes a cada um dos tópicos, fundamentando questões conceituais de relevância para o entendimento da complexidade do assunto apresentado. Para tal elenca tópicos que caracterizam as dimensões essenciais de mudanças paradigmáticas, como a sociedade na era das redes, a educação digital na era das redes, a evolução dos suportes tecnológicos com implicações paradigmáticas no campo educacional e megatendências evolutivas do conhecimento em rede. Acrescenta ainda um estudo de caso consubstanciando a validade dos tópicos apresentados do ponto de vista conceitual e prático. O trabalho desenvolve-se com base principalmente nas leituras de literatura especializada, e no registro de diversas fontes documentacionais complementares que atestam a multidimensionalidade informacional em um mundo povoado por redes de comunicação e informação. Cada fonte ao seu modo contribuiu para tecido conceitual do trabalho. A Internet foi fonte fundamental para tratar certas questões de ponta no campo da educação digital.
id USP_e99ffb282e7f1a89080bd3afb5d917f3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05102010-154800
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade Pedagogical Cybernetics in the Age of Networks: The View of Digital Education in the Contemporary Times. 2002-06-20Osvaldo SangiorgiLucilene CuryStela Conceicao Bertholo PiconezPaulo da Silva QuadrosUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Age of Networks Cibernética pedagógica Ciências cognitivas Cognition Sciences Digital Education Educação digital Era das redes Mediações Mediations Pedagogical Cybernetics Transdisciplinaridade Transdisciplinarity Esta dissertação aborda a educação digital dentro da contemporaneidade, tendo como base dois pontos de articulação essenciais: a cibernética pedagógica e a era das redes. Traça portanto um panorama das relações pertinentes a cada um dos tópicos, fundamentando questões conceituais de relevância para o entendimento da complexidade do assunto apresentado. Para tal elenca tópicos que caracterizam as dimensões essenciais de mudanças paradigmáticas, como a sociedade na era das redes, a educação digital na era das redes, a evolução dos suportes tecnológicos com implicações paradigmáticas no campo educacional e megatendências evolutivas do conhecimento em rede. Acrescenta ainda um estudo de caso consubstanciando a validade dos tópicos apresentados do ponto de vista conceitual e prático. O trabalho desenvolve-se com base principalmente nas leituras de literatura especializada, e no registro de diversas fontes documentacionais complementares que atestam a multidimensionalidade informacional em um mundo povoado por redes de comunicação e informação. Cada fonte ao seu modo contribuiu para tecido conceitual do trabalho. A Internet foi fonte fundamental para tratar certas questões de ponta no campo da educação digital. This dissertation presents the digital education within the contemporary times. The basis of this work comprises of two essential viewpoints: the pedagogical cybernetics and the age of networks. It also points out a panorama of the relations belonging to each topic, by establishing several relevant conceptual issues for the understanding of complexity about the topics. The study selects several topics in order to distinguish the essential dimensions in the paradigmatic changes, such as the society in the age of networks, the digital education in the age of networks, the evolution of technological instruments by considering paradigmatic implications in the educational field, and developing megatendencies of knowledge network. It still adds a case study for validating the presented topics under a conceptual and practical perspective. The discussion was based mostly in the reading of specialists literature, and in the selecting of several complementary documentation sources, which testifies the informational multidimensionality in a world of intense communication and information networks. Every source in its peculiar way provided resources for the conceptual tissue of the study. Internet was also a very fundamental source for treating some very advanced issues according to the digital education field. https://doi.org/10.11606/D.27.2002.tde-05102010-154800info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:57Zoai:teses.usp.br:tde-05102010-154800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical Cybernetics in the Age of Networks: The View of Digital Education in the Contemporary Times.
title Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
spellingShingle Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
Paulo da Silva Quadros
title_short Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
title_full Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
title_fullStr Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
title_full_unstemmed Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
title_sort Cibernética pedagógica na era das redes: A ótica da educação digital na contemporaneidade
author Paulo da Silva Quadros
author_facet Paulo da Silva Quadros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Osvaldo Sangiorgi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucilene Cury
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Stela Conceicao Bertholo Piconez
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo da Silva Quadros
contributor_str_mv Osvaldo Sangiorgi
Lucilene Cury
Stela Conceicao Bertholo Piconez
description Esta dissertação aborda a educação digital dentro da contemporaneidade, tendo como base dois pontos de articulação essenciais: a cibernética pedagógica e a era das redes. Traça portanto um panorama das relações pertinentes a cada um dos tópicos, fundamentando questões conceituais de relevância para o entendimento da complexidade do assunto apresentado. Para tal elenca tópicos que caracterizam as dimensões essenciais de mudanças paradigmáticas, como a sociedade na era das redes, a educação digital na era das redes, a evolução dos suportes tecnológicos com implicações paradigmáticas no campo educacional e megatendências evolutivas do conhecimento em rede. Acrescenta ainda um estudo de caso consubstanciando a validade dos tópicos apresentados do ponto de vista conceitual e prático. O trabalho desenvolve-se com base principalmente nas leituras de literatura especializada, e no registro de diversas fontes documentacionais complementares que atestam a multidimensionalidade informacional em um mundo povoado por redes de comunicação e informação. Cada fonte ao seu modo contribuiu para tecido conceitual do trabalho. A Internet foi fonte fundamental para tratar certas questões de ponta no campo da educação digital.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2002.tde-05102010-154800
url https://doi.org/10.11606/D.27.2002.tde-05102010-154800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376586242555904