Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Cleide Lavieri Martins
Orientador(a): Fernando Lefevre
Banca de defesa: Rita de Cassia Barradas Barata, Myriam Krasilchik, Arnaldo Augusto Franco de Siqueira, Ana Cristina D'Andretta Tanaka
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Saúde Pública
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.6.1999.tde-17022006-160452
Resumo: O propósito desta pesquisa foi o de contribuir para a discussão de questões que dizem respeito às peculiaridades do ensino em saúde pública do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP). Trata-se de um estudo de caso, cujo caminho metodológico buscou compreender o processo de formação mediante as representações daqueles que nele atuam. Foram colhidos depoimentos de dez alunos e oito professores e analisados documentos referentes ao desenvolvimento dos cursos de mestrado e doutorado na FSP entre 1990 e 1997. A partir do estudo foi possível constatar que a pós-graduação da FSP não vem respondendo às mudanças ocorridas no quadro social sanitário do país, e às recentes transformações no ensino superior, ressentindo-se de um projeto próprio que responda às novas necessidade de formação de profissionais nesse campo.
id USP_ef09d447b34f5e902ddac92e7222bc1d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17022006-160452
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública. Disclosing the identidy of the post graduation program in public health 1999-02-24Fernando LefevreRita de Cassia Barradas BarataMyriam KrasilchikArnaldo Augusto Franco de SiqueiraAna Cristina D'Andretta TanakaCleide Lavieri MartinsUniversidade de São PauloSaúde PúblicaUSPBR Public Health Post Graduation Evaluation Saúde Pública Pós-Graduação Avaliação O propósito desta pesquisa foi o de contribuir para a discussão de questões que dizem respeito às peculiaridades do ensino em saúde pública do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP). Trata-se de um estudo de caso, cujo caminho metodológico buscou compreender o processo de formação mediante as representações daqueles que nele atuam. Foram colhidos depoimentos de dez alunos e oito professores e analisados documentos referentes ao desenvolvimento dos cursos de mestrado e doutorado na FSP entre 1990 e 1997. A partir do estudo foi possível constatar que a pós-graduação da FSP não vem respondendo às mudanças ocorridas no quadro social sanitário do país, e às recentes transformações no ensino superior, ressentindo-se de um projeto próprio que responda às novas necessidade de formação de profissionais nesse campo. The purpose of this research was to contribute to the discussion of subjects regarding to the peculiarities of the teaching in the public health of the Post Graduation Stricto Sensu Program of the Faculdade de Saúde Pública of the Universidade de São Paulo (FSP). It is a case study whose methodology is an attempt to understand the educacional process according to the representation by those who are directly involved in this program. Statements from ten students and eight teachers have been gathered and documents related to the development of the master’s degree courses have been analysed, so as to the doctor’s degree courses, in the FSP, between 1990 and 1997. In carrying out this study it was possible to identify the Post Graduation Program of the FSP has not been providing any guidance that should corresponding the recent changes occured in the social and sanitary sector as well as in the university teaching in the country, revealing a lack of a personal educational development that provides the real requiriments in preparing professionals in this area. https://doi.org/10.11606/T.6.1999.tde-17022006-160452info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:10:09Zoai:teses.usp.br:tde-17022006-160452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Disclosing the identidy of the post graduation program in public health
title Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.
spellingShingle Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.
Cleide Lavieri Martins
title_short Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.
title_full Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.
title_fullStr Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.
title_full_unstemmed Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.
title_sort Desvelando a Identidade da Pós-Graduação em Saúde Pública.
author Cleide Lavieri Martins
author_facet Cleide Lavieri Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Lefevre
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rita de Cassia Barradas Barata
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Myriam Krasilchik
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Arnaldo Augusto Franco de Siqueira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ana Cristina D'Andretta Tanaka
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleide Lavieri Martins
contributor_str_mv Fernando Lefevre
Rita de Cassia Barradas Barata
Myriam Krasilchik
Arnaldo Augusto Franco de Siqueira
Ana Cristina D'Andretta Tanaka
description O propósito desta pesquisa foi o de contribuir para a discussão de questões que dizem respeito às peculiaridades do ensino em saúde pública do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP). Trata-se de um estudo de caso, cujo caminho metodológico buscou compreender o processo de formação mediante as representações daqueles que nele atuam. Foram colhidos depoimentos de dez alunos e oito professores e analisados documentos referentes ao desenvolvimento dos cursos de mestrado e doutorado na FSP entre 1990 e 1997. A partir do estudo foi possível constatar que a pós-graduação da FSP não vem respondendo às mudanças ocorridas no quadro social sanitário do país, e às recentes transformações no ensino superior, ressentindo-se de um projeto próprio que responda às novas necessidade de formação de profissionais nesse campo.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.6.1999.tde-17022006-160452
url https://doi.org/10.11606/T.6.1999.tde-17022006-160452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Saúde Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376887873830912