Um estudo da comunicação institucional de empresas brasileiras envolvidas na produção de livros, jornais e revistas, sobre estratégias de sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Basílio Akira Takiy
Orientador(a): Maria Otilia Bocchini
Banca de defesa: Alice Mitika Koshiyama, Livio Lima de Oliveira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-112228
Resumo: O estudo analisa aspectos da comunicação institucional em sites e produtos de empresas brasileiras envolvidas na produção de livros, jornais e revistas, quanto a estratégias de sustentabilidade eventualmente existentes na cadeia de produção desses impressos, desde a fabricação do papel até a operação das gráficas, sobretudo no âmbito dos impactos ambientais. Foram estudadas as possibilidades e os limites das principais estratégias de sustentabilidade ligadas aos impactos ambientais da produção dos livros, jornais e revistas: certificação florestal (FSC e Cerflor/PEFC), certificação de sistema de gestão ambiental (ISO 14001), inventário de gases do efeito estufa e balanço social (ou relatório de sustentabilidade). A comunicação institucional sobre estratégias de sustentabilidade esteve mais presente em empresas do setor de papel e celulose do que nas empresas editoras de livros, jornais e revistas, sugerindo um debate sobre a flexibilidade dos critérios de verificação e certificação das estratégias de sustentabilidade e as eventuais justificativas da adesão e da divulgação, ou não, a essas estratégias.
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