Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Maicon Gouvêa de Oliveira
Orientador(a): Henrique Rozenfeld
Banca de defesa: Daniel Capaldo Amaral, Marly Monteiro de Carvalho, Fernando Antonio Forcellini, Glauco Henrique de Sousa Mendes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia de Produção
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.18.2012.tde-15012013-091229
Resumo: O planejamento da inovação antecede o desenvolvimento das tecnologias e dos produtos. O processo de decisão realizado no planejamento da inovação é o responsável por avaliar e selecionar os produtos que serão desenvolvidos. Como esse processo depende das informações das propostas de produto, sua execução é dificultada quando elas referem-se a produtos inovadores. Nesse contexto, este trabalho propõe um método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação, que considera o nível de conhecimento das informações das propostas de produtos e a importância dos critérios de decisão. Como parte do projeto de pesquisa, também foi desenvolvido um modelo do planejamento da inovação. Esse descreve o planejamento da inovação como um subprocesso integrador e interrelacionado com os outros subprocessos da inovação e também mostra seus principais elementos constituintes. Na primeira etapa do trabalho foram realizados dois estudos de casos exploratórios com o intuito de complementar o esclarecimento do planejamento da inovação e formatação do modelo. Os resultados foram usados na segunda etapa, na qual o método de análise foi proposto e foram executados mais dois estudos de caso, agora com o objetivo de testar o método. Nesses dois estudos foram analisados os processos de decisão de dois produtos inovadores por meio de uma abordagem retrospectiva. Por fim, o método foi avaliado como capaz para analisar o processo de decisão de produtos inovadores, identificando oportunidades e apoiando a definição de diretrizes para melhorar a tomada de decisão.
id USP_f8506eec9ef0119a62ecb0b674c9bc03
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15012013-091229
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores Method of analysis of the process of decision planning innovation: a contribution for the evaluation and selection of proposals innovative products 2012-11-30Henrique RozenfeldDaniel Capaldo AmaralMarly Monteiro de CarvalhoFernando Antonio ForcelliniGlauco Henrique de Sousa MendesMaicon Gouvêa de OliveiraUniversidade de São PauloEngenharia de ProduçãoUSPBR Critérios de decisão Decision criteria Decision-making Front-end of innovation Informações Information Innovative products Method Método de análise Model Modelo Planejamento da inovação Processo de decisão Product proposals Produtos inovadores Propostas de produto O planejamento da inovação antecede o desenvolvimento das tecnologias e dos produtos. O processo de decisão realizado no planejamento da inovação é o responsável por avaliar e selecionar os produtos que serão desenvolvidos. Como esse processo depende das informações das propostas de produto, sua execução é dificultada quando elas referem-se a produtos inovadores. Nesse contexto, este trabalho propõe um método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação, que considera o nível de conhecimento das informações das propostas de produtos e a importância dos critérios de decisão. Como parte do projeto de pesquisa, também foi desenvolvido um modelo do planejamento da inovação. Esse descreve o planejamento da inovação como um subprocesso integrador e interrelacionado com os outros subprocessos da inovação e também mostra seus principais elementos constituintes. Na primeira etapa do trabalho foram realizados dois estudos de casos exploratórios com o intuito de complementar o esclarecimento do planejamento da inovação e formatação do modelo. Os resultados foram usados na segunda etapa, na qual o método de análise foi proposto e foram executados mais dois estudos de caso, agora com o objetivo de testar o método. Nesses dois estudos foram analisados os processos de decisão de dois produtos inovadores por meio de uma abordagem retrospectiva. Por fim, o método foi avaliado como capaz para analisar o processo de decisão de produtos inovadores, identificando oportunidades e apoiando a definição de diretrizes para melhorar a tomada de decisão. The front-end of innovation precedes technology and product development. The decision-making process performed at the front-end is assigned to assess and select products that will be introduced to development. Since this process depends on information of product proposals, its performance is affected when innovative products are involved. Within this context, this study proposes a method to analyse the decision-making process of the front-end of innovation. It addresses the level of information knowledge and the importance of decision criteria as a way to analyse decisions. This study has also developed a model for the front-end of innovation, which describes the front-end integrating and interrelated with the other parts of the innovation process as well as shows its core elements. At the first phase of this study two exploratory case studies were developed aiming to complement the understanding about the front-end and to support the definition of the model. Results of this phase were used at the second phase, in which the method to analyse the decision-making process is proposed and other two case studies are conducted, with the purpose of testing the method. These two studies analysed the decision-making process regarding innovative products through a retrospective approach. Finally, the method was assessed as capable of analysing the decision-making process of innovative products, identifying opportunities and supporting the definition of guidelines to enhance decision making. https://doi.org/10.11606/T.18.2012.tde-15012013-091229info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:59:26Zoai:teses.usp.br:tde-15012013-091229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Method of analysis of the process of decision planning innovation: a contribution for the evaluation and selection of proposals innovative products
title Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores
spellingShingle Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores
Maicon Gouvêa de Oliveira
title_short Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores
title_full Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores
title_fullStr Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores
title_full_unstemmed Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores
title_sort Método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação: uma contribuição para a avaliação e seleção de propostas de produtos inovadores
author Maicon Gouvêa de Oliveira
author_facet Maicon Gouvêa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Rozenfeld
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daniel Capaldo Amaral
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marly Monteiro de Carvalho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernando Antonio Forcellini
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Glauco Henrique de Sousa Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Maicon Gouvêa de Oliveira
contributor_str_mv Henrique Rozenfeld
Daniel Capaldo Amaral
Marly Monteiro de Carvalho
Fernando Antonio Forcellini
Glauco Henrique de Sousa Mendes
description O planejamento da inovação antecede o desenvolvimento das tecnologias e dos produtos. O processo de decisão realizado no planejamento da inovação é o responsável por avaliar e selecionar os produtos que serão desenvolvidos. Como esse processo depende das informações das propostas de produto, sua execução é dificultada quando elas referem-se a produtos inovadores. Nesse contexto, este trabalho propõe um método de análise do processo de decisão do planejamento da inovação, que considera o nível de conhecimento das informações das propostas de produtos e a importância dos critérios de decisão. Como parte do projeto de pesquisa, também foi desenvolvido um modelo do planejamento da inovação. Esse descreve o planejamento da inovação como um subprocesso integrador e interrelacionado com os outros subprocessos da inovação e também mostra seus principais elementos constituintes. Na primeira etapa do trabalho foram realizados dois estudos de casos exploratórios com o intuito de complementar o esclarecimento do planejamento da inovação e formatação do modelo. Os resultados foram usados na segunda etapa, na qual o método de análise foi proposto e foram executados mais dois estudos de caso, agora com o objetivo de testar o método. Nesses dois estudos foram analisados os processos de decisão de dois produtos inovadores por meio de uma abordagem retrospectiva. Por fim, o método foi avaliado como capaz para analisar o processo de decisão de produtos inovadores, identificando oportunidades e apoiando a definição de diretrizes para melhorar a tomada de decisão.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.18.2012.tde-15012013-091229
url https://doi.org/10.11606/T.18.2012.tde-15012013-091229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376837822152704