Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18102016-143529 |
Resumo: | Literacia matemática é a capacidade de identificar, compreender e utilizar noções quantitativas e matemáticas na vida prática. A falta dessa habilidade entre jornalistas é responsável por erros em reportagens e também pela limitação do trabalho de apuração. Esta pesquisa investiga a ocorrência e as formas como informações quantitativas são inseridas em notícias, e discute seu papel na a formação de estudantes de jornalismo, enfatizando a necessidade de pensar números em contexto e de compreender os conhecimentos matemáticos como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania. Ao campo da pesquisa em Educação Matemática, o trabalho traz uma perspectiva voltada ao ensino de matemática em nível superior para carreiras não-afins. |
id |
USP_f8ee6f3c5dbbed3fee1b373fe5bd632f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18102016-143529 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe Mathematical literacy and journalistic practice: what the newspapers reveal about what the journalist knows 2016-06-28Vinicio de Macedo SantosJose Coelho SobrinhoMyriam KrasilchikNancy Nuyen Ali RamadanSamira ZaidanLuciana Hiromi Yamada da SilveiraUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Competência numérica Educação matemática Ensino superior Higher education Jornalismo Journalism Mathematical literacy Mathematics education Literacia matemática é a capacidade de identificar, compreender e utilizar noções quantitativas e matemáticas na vida prática. A falta dessa habilidade entre jornalistas é responsável por erros em reportagens e também pela limitação do trabalho de apuração. Esta pesquisa investiga a ocorrência e as formas como informações quantitativas são inseridas em notícias, e discute seu papel na a formação de estudantes de jornalismo, enfatizando a necessidade de pensar números em contexto e de compreender os conhecimentos matemáticos como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania. Ao campo da pesquisa em Educação Matemática, o trabalho traz uma perspectiva voltada ao ensino de matemática em nível superior para carreiras não-afins. Mathematical literacy is the ability to identify, understand and apply quantitative and mathematical knowledge in the everyday life. When lacking this ability, journalists not only make mistakes in reporting, but also become limited in their investigations. The present study researches how often and in which ways quantitative information is used in the news, and argues about its place in the journalism school, emphasizing the importance of thinking about numbers in their context and of understanding mathematical knowledge as an imperative tool for citizenship. To the Mathematics Education research field, this work provides a perspective on teaching Mathematics in higher education for careers outside of STEM. https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18102016-143529info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:20:00Zoai:teses.usp.br:tde-18102016-143529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mathematical literacy and journalistic practice: what the newspapers reveal about what the journalist knows |
title |
Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe |
spellingShingle |
Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe Luciana Hiromi Yamada da Silveira |
title_short |
Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe |
title_full |
Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe |
title_fullStr |
Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe |
title_full_unstemmed |
Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe |
title_sort |
Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe |
author |
Luciana Hiromi Yamada da Silveira |
author_facet |
Luciana Hiromi Yamada da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vinicio de Macedo Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jose Coelho Sobrinho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Myriam Krasilchik |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nancy Nuyen Ali Ramadan |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Samira Zaidan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana Hiromi Yamada da Silveira |
contributor_str_mv |
Vinicio de Macedo Santos Jose Coelho Sobrinho Myriam Krasilchik Nancy Nuyen Ali Ramadan Samira Zaidan |
description |
Literacia matemática é a capacidade de identificar, compreender e utilizar noções quantitativas e matemáticas na vida prática. A falta dessa habilidade entre jornalistas é responsável por erros em reportagens e também pela limitação do trabalho de apuração. Esta pesquisa investiga a ocorrência e as formas como informações quantitativas são inseridas em notícias, e discute seu papel na a formação de estudantes de jornalismo, enfatizando a necessidade de pensar números em contexto e de compreender os conhecimentos matemáticos como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania. Ao campo da pesquisa em Educação Matemática, o trabalho traz uma perspectiva voltada ao ensino de matemática em nível superior para carreiras não-afins. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18102016-143529 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18102016-143529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376933383077888 |