Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Luciana Hiromi Yamada da Silveira
Orientador(a): Vinicio de Macedo Santos
Banca de defesa: Jose Coelho Sobrinho, Myriam Krasilchik, Nancy Nuyen Ali Ramadan, Samira Zaidan
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18102016-143529
Resumo: Literacia matemática é a capacidade de identificar, compreender e utilizar noções quantitativas e matemáticas na vida prática. A falta dessa habilidade entre jornalistas é responsável por erros em reportagens e também pela limitação do trabalho de apuração. Esta pesquisa investiga a ocorrência e as formas como informações quantitativas são inseridas em notícias, e discute seu papel na a formação de estudantes de jornalismo, enfatizando a necessidade de pensar números em contexto e de compreender os conhecimentos matemáticos como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania. Ao campo da pesquisa em Educação Matemática, o trabalho traz uma perspectiva voltada ao ensino de matemática em nível superior para carreiras não-afins.
id USP_f8ee6f3c5dbbed3fee1b373fe5bd632f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18102016-143529
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe Mathematical literacy and journalistic practice: what the newspapers reveal about what the journalist knows 2016-06-28Vinicio de Macedo SantosJose Coelho SobrinhoMyriam KrasilchikNancy Nuyen Ali RamadanSamira ZaidanLuciana Hiromi Yamada da SilveiraUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Competência numérica Educação matemática Ensino superior Higher education Jornalismo Journalism Mathematical literacy Mathematics education Literacia matemática é a capacidade de identificar, compreender e utilizar noções quantitativas e matemáticas na vida prática. A falta dessa habilidade entre jornalistas é responsável por erros em reportagens e também pela limitação do trabalho de apuração. Esta pesquisa investiga a ocorrência e as formas como informações quantitativas são inseridas em notícias, e discute seu papel na a formação de estudantes de jornalismo, enfatizando a necessidade de pensar números em contexto e de compreender os conhecimentos matemáticos como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania. Ao campo da pesquisa em Educação Matemática, o trabalho traz uma perspectiva voltada ao ensino de matemática em nível superior para carreiras não-afins. Mathematical literacy is the ability to identify, understand and apply quantitative and mathematical knowledge in the everyday life. When lacking this ability, journalists not only make mistakes in reporting, but also become limited in their investigations. The present study researches how often and in which ways quantitative information is used in the news, and argues about its place in the journalism school, emphasizing the importance of thinking about numbers in their context and of understanding mathematical knowledge as an imperative tool for citizenship. To the Mathematics Education research field, this work provides a perspective on teaching Mathematics in higher education for careers outside of STEM. https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18102016-143529info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:20:00Zoai:teses.usp.br:tde-18102016-143529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematical literacy and journalistic practice: what the newspapers reveal about what the journalist knows
title Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
spellingShingle Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
Luciana Hiromi Yamada da Silveira
title_short Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
title_full Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
title_fullStr Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
title_full_unstemmed Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
title_sort Literacia matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe
author Luciana Hiromi Yamada da Silveira
author_facet Luciana Hiromi Yamada da Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vinicio de Macedo Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose Coelho Sobrinho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Myriam Krasilchik
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nancy Nuyen Ali Ramadan
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Hiromi Yamada da Silveira
contributor_str_mv Vinicio de Macedo Santos
Jose Coelho Sobrinho
Myriam Krasilchik
Nancy Nuyen Ali Ramadan
Samira Zaidan
description Literacia matemática é a capacidade de identificar, compreender e utilizar noções quantitativas e matemáticas na vida prática. A falta dessa habilidade entre jornalistas é responsável por erros em reportagens e também pela limitação do trabalho de apuração. Esta pesquisa investiga a ocorrência e as formas como informações quantitativas são inseridas em notícias, e discute seu papel na a formação de estudantes de jornalismo, enfatizando a necessidade de pensar números em contexto e de compreender os conhecimentos matemáticos como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania. Ao campo da pesquisa em Educação Matemática, o trabalho traz uma perspectiva voltada ao ensino de matemática em nível superior para carreiras não-afins.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18102016-143529
url https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-18102016-143529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376933383077888