As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Rosilene Silva Vieira
Orientador(a): Maria Clara di Pierro
Banca de defesa: Lisete Regina Gomes Arelaro, Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-04102011-095459
Resumo: Este trabalho analisa as políticas de EJA desenvolvidas pela União e pelo Estado de São Paulo, no período 2003-2009, sob a ótica do regime de colaboração em um Estado federativo. Elegemos como instâncias a serem objeto de nossa análise a Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Alfabetização do Ministério da Educação DPEJA/SECAD/MEC, e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo SEESP. Através da descrição e análise de políticas e programas, e dos dados de demanda e oferta escolar por essas duas instâncias, buscamos avaliar como o regime de colaboração, entre as esferas federal e estadual de governo, tem se concretizado no Estado de São Paulo, no sentido e garantir a efetivação do direito à educação das pessoas jovens e adultas que não puderam iniciar ou concluir a escolarização básica na idade considerada regular. A pesquisa foi realizada mediante análise de documentos, realização de entrevistas com pessoas envolvidas com a temática e revisão da bibliografia sobre o tema. Conclui-se que a as responsabilidades estabelecidas pela legislação referente à obrigatoriedade da oferta de EJA não tem sido respeitada pela União e pelo Estado de São Paulo. Um dos principais fatores ligados a este descumprimento da legislação é o fato de que a colaboração entre estes dois entes federados em relação à EJA não se efetivou satisfatoriamente no período analisado.
id USP_f9f48c2640597fc1410e5264a774111e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04102011-095459
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009 The federative relations and the EJA policies in the satate of São Paulo in the period 2003-2009. 2011-07-08Maria Clara di PierroLisete Regina Gomes ArelaroLourdes de Fátima Paschoaletto PossaniRosilene Silva VieiraUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR and of data about the demand and supply for schools in these two institutions and the São Paulo State Education Department. Through the description and analysis of policies and p between the years 2003-2009 educação de jovens e adultos federalismo from the perspective of intergovernmental political cooperation. We selected the following instituti interviews with people involved with the issue and review of literature on the subject. We have conc política educacional São Paulo (Estado) This study analyzes the policies for youth and adult education developed by the Brazilian federal go we could evaluate how the intergovernmental political cooperation has been realized in the State of Este trabalho analisa as políticas de EJA desenvolvidas pela União e pelo Estado de São Paulo, no período 2003-2009, sob a ótica do regime de colaboração em um Estado federativo. Elegemos como instâncias a serem objeto de nossa análise a Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Alfabetização do Ministério da Educação DPEJA/SECAD/MEC, e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo SEESP. Através da descrição e análise de políticas e programas, e dos dados de demanda e oferta escolar por essas duas instâncias, buscamos avaliar como o regime de colaboração, entre as esferas federal e estadual de governo, tem se concretizado no Estado de São Paulo, no sentido e garantir a efetivação do direito à educação das pessoas jovens e adultas que não puderam iniciar ou concluir a escolarização básica na idade considerada regular. A pesquisa foi realizada mediante análise de documentos, realização de entrevistas com pessoas envolvidas com a temática e revisão da bibliografia sobre o tema. Conclui-se que a as responsabilidades estabelecidas pela legislação referente à obrigatoriedade da oferta de EJA não tem sido respeitada pela União e pelo Estado de São Paulo. Um dos principais fatores ligados a este descumprimento da legislação é o fato de que a colaboração entre estes dois entes federados em relação à EJA não se efetivou satisfatoriamente no período analisado. educational policy; youth and adult education; federalism; São Paulo (State) https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-04102011-095459info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:13:04Zoai:teses.usp.br:tde-04102011-095459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The federative relations and the EJA policies in the satate of São Paulo in the period 2003-2009.
title As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
spellingShingle As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
Rosilene Silva Vieira
title_short As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
title_full As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
title_fullStr As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
title_full_unstemmed As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
title_sort As relações federativas e as políticas de EJA no Estado de São Paulo no período de 2003-2009
author Rosilene Silva Vieira
author_facet Rosilene Silva Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Clara di Pierro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lisete Regina Gomes Arelaro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosilene Silva Vieira
contributor_str_mv Maria Clara di Pierro
Lisete Regina Gomes Arelaro
Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani
description Este trabalho analisa as políticas de EJA desenvolvidas pela União e pelo Estado de São Paulo, no período 2003-2009, sob a ótica do regime de colaboração em um Estado federativo. Elegemos como instâncias a serem objeto de nossa análise a Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Alfabetização do Ministério da Educação DPEJA/SECAD/MEC, e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo SEESP. Através da descrição e análise de políticas e programas, e dos dados de demanda e oferta escolar por essas duas instâncias, buscamos avaliar como o regime de colaboração, entre as esferas federal e estadual de governo, tem se concretizado no Estado de São Paulo, no sentido e garantir a efetivação do direito à educação das pessoas jovens e adultas que não puderam iniciar ou concluir a escolarização básica na idade considerada regular. A pesquisa foi realizada mediante análise de documentos, realização de entrevistas com pessoas envolvidas com a temática e revisão da bibliografia sobre o tema. Conclui-se que a as responsabilidades estabelecidas pela legislação referente à obrigatoriedade da oferta de EJA não tem sido respeitada pela União e pelo Estado de São Paulo. Um dos principais fatores ligados a este descumprimento da legislação é o fato de que a colaboração entre estes dois entes federados em relação à EJA não se efetivou satisfatoriamente no período analisado.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-04102011-095459
url https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-04102011-095459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376558435368960