Disciplina e dissipação na criação literária
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-03102017-163752 |
Resumo: | Este ensaio se dedica à tarefa sempre insuficiente de descrever e analisar a criação literária a partir de algumas circunstâncias específicas que podem amparar o ato de escrever. De um lado, a circunstância do escritor que conquista uma disciplina e se deixa absorver pelo devaneio da criação. Do outro, a do autor viajante, que se dissipa nas condições de errância e redescobrimento da própria língua, buscando abolir o destino e criar um estado de consciência estimulante para a própria literatura. Na tentativa de compreender o fenômeno nestes dois contextos, recorremos a dois conceitos da psicanálise freudiana: a fantasia dos sonhos diurnos e o inquietante familiar nas condições de exílio e de viagem |
id |
USP_fa622866f6fe771b17e41ab2f80b01cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03102017-163752 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Disciplina e dissipação na criação literária Discipline and dissipation in creative writing 2017-05-04Ana Maria LoffredoÉrico Bruno Viana CamposRenata Udler CrombergPaloma VidalBruno Gonçalves ZeniTiago Novaes LimaUniversidade de São PauloPsicologia Escolar e do Desenvolvimento HumanoUSPBR Creative writin Escrita Escrita criativa Exile Exílio Fantasia Fantasy Inquietante Literatura Literature Psicanálise Psychoanalysis Unsettling Writing Este ensaio se dedica à tarefa sempre insuficiente de descrever e analisar a criação literária a partir de algumas circunstâncias específicas que podem amparar o ato de escrever. De um lado, a circunstância do escritor que conquista uma disciplina e se deixa absorver pelo devaneio da criação. Do outro, a do autor viajante, que se dissipa nas condições de errância e redescobrimento da própria língua, buscando abolir o destino e criar um estado de consciência estimulante para a própria literatura. Na tentativa de compreender o fenômeno nestes dois contextos, recorremos a dois conceitos da psicanálise freudiana: a fantasia dos sonhos diurnos e o inquietante familiar nas condições de exílio e de viagem This essay focuses on the always-insufficient task of describing and analyzing literary creation from some specific circumstances that support the act of writing. On one hand, the situation of the writer who conquers a discipline and is absorbed by the reverie of creation. On the other, that of the travelling author, who dissipates himself in the conditions of wanderlust and rediscovery of his own language, seeking to abolish destiny and to create a stimulating state of consciousness for literature itself. In an attempt to understand the phenomenon in these two contexts, we use two concepts of Freudian psychoanalysis: the \"fantasy\" of daydreams and the \"uncanny\" in the conditions of exile and travel https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-03102017-163752info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:09:11Zoai:teses.usp.br:tde-03102017-163752Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Disciplina e dissipação na criação literária |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Discipline and dissipation in creative writing |
title |
Disciplina e dissipação na criação literária |
spellingShingle |
Disciplina e dissipação na criação literária Tiago Novaes Lima |
title_short |
Disciplina e dissipação na criação literária |
title_full |
Disciplina e dissipação na criação literária |
title_fullStr |
Disciplina e dissipação na criação literária |
title_full_unstemmed |
Disciplina e dissipação na criação literária |
title_sort |
Disciplina e dissipação na criação literária |
author |
Tiago Novaes Lima |
author_facet |
Tiago Novaes Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Maria Loffredo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Érico Bruno Viana Campos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Renata Udler Cromberg |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Paloma Vidal |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Bruno Gonçalves Zeni |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiago Novaes Lima |
contributor_str_mv |
Ana Maria Loffredo Érico Bruno Viana Campos Renata Udler Cromberg Paloma Vidal Bruno Gonçalves Zeni |
description |
Este ensaio se dedica à tarefa sempre insuficiente de descrever e analisar a criação literária a partir de algumas circunstâncias específicas que podem amparar o ato de escrever. De um lado, a circunstância do escritor que conquista uma disciplina e se deixa absorver pelo devaneio da criação. Do outro, a do autor viajante, que se dissipa nas condições de errância e redescobrimento da própria língua, buscando abolir o destino e criar um estado de consciência estimulante para a própria literatura. Na tentativa de compreender o fenômeno nestes dois contextos, recorremos a dois conceitos da psicanálise freudiana: a fantasia dos sonhos diurnos e o inquietante familiar nas condições de exílio e de viagem |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-03102017-163752 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-03102017-163752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376530161565696 |