Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia (Engenharia de Produção)
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-09022015-145100 |
Resumo: | Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso. |
id |
USP_fa74497f42d53e2b44c943eb19bf0fb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09022015-145100 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" Strategy and the Internet: Brazilian case studies 2005-05-30Fernando José Barbin LaurindoMarly Monteiro de CarvalhoJoão Mário CsillagClaudio Luis Cruz de OliveiraUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR criação de valor e-business e-business Estratégia Internet Internet Strategy value creation Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso. Companies all over the world face a difficulty challenge to design and implement an innovative strategy in a globalised and complex business environment. The Internet has opened a lot of new opportunities to deploy a new strategic position, but also increased the constraints to the form of new competitors, besides making easier to copy the solutions based on an open platform technology. In Brazil, the Internet can bring new possibilities for companies and also can potentially help the national economy to foster its insertion in the global market. The aim of this research is to verify: (a) the possibility of deploying a strategic positioning based on differentiation in Brazil, (b) the relevant role of Internet to generate a competitive advantage by integrating the value system in Brazil, (c) if the issues a and b were truth, the Internet is generating an unique strategic positioning for Brazilian companies, analysed on a case study. https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-09022015-145100info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:31:03Zoai:teses.usp.br:tde-09022015-145100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Strategy and the Internet: Brazilian case studies |
title |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" |
spellingShingle |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" Claudio Luis Cruz de Oliveira |
title_short |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" |
title_full |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" |
title_fullStr |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" |
title_full_unstemmed |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" |
title_sort |
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" |
author |
Claudio Luis Cruz de Oliveira |
author_facet |
Claudio Luis Cruz de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando José Barbin Laurindo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marly Monteiro de Carvalho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
João Mário Csillag |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudio Luis Cruz de Oliveira |
contributor_str_mv |
Fernando José Barbin Laurindo Marly Monteiro de Carvalho João Mário Csillag |
description |
Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-09022015-145100 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-09022015-145100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia (Engenharia de Produção) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376681252978688 |