Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Claudio Luis Cruz de Oliveira
Orientador(a): Fernando José Barbin Laurindo
Banca de defesa: Marly Monteiro de Carvalho, João Mário Csillag
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia (Engenharia de Produção)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-09022015-145100
Resumo: Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso.
id USP_fa74497f42d53e2b44c943eb19bf0fb1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022015-145100
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\" Strategy and the Internet: Brazilian case studies 2005-05-30Fernando José Barbin LaurindoMarly Monteiro de CarvalhoJoão Mário CsillagClaudio Luis Cruz de OliveiraUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR criação de valor e-business e-business Estratégia Internet Internet Strategy value creation Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso. Companies all over the world face a difficulty challenge to design and implement an innovative strategy in a globalised and complex business environment. The Internet has opened a lot of new opportunities to deploy a new strategic position, but also increased the constraints to the form of new competitors, besides making easier to copy the solutions based on an open platform technology. In Brazil, the Internet can bring new possibilities for companies and also can potentially help the national economy to foster its insertion in the global market. The aim of this research is to verify: (a) the possibility of deploying a strategic positioning based on differentiation in Brazil, (b) the relevant role of Internet to generate a competitive advantage by integrating the value system in Brazil, (c) if the issues a and b were truth, the Internet is generating an unique strategic positioning for Brazilian companies, analysed on a case study. https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-09022015-145100info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:31:03Zoai:teses.usp.br:tde-09022015-145100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Strategy and the Internet: Brazilian case studies
title Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
spellingShingle Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
Claudio Luis Cruz de Oliveira
title_short Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
title_full Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
title_fullStr Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
title_full_unstemmed Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
title_sort Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"
author Claudio Luis Cruz de Oliveira
author_facet Claudio Luis Cruz de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando José Barbin Laurindo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marly Monteiro de Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv João Mário Csillag
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudio Luis Cruz de Oliveira
contributor_str_mv Fernando José Barbin Laurindo
Marly Monteiro de Carvalho
João Mário Csillag
description Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-09022015-145100
url https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-09022015-145100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia (Engenharia de Produção)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376681252978688