Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva Junior, Jose Lemos da lattes
Orientador(a): Graeml, Alexandre Reis lattes
Banca de defesa: Graeml, Alexandre Reis lattes, Nascimento, Thiago Cavalcante lattes, Moreno Jr, Valter de Assis lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27746
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa foi compreender o fenômeno das fake news em um cenário de polarização política, tendo como objeto de análise as eleições brasileiras de 2018. A metodologia utilizada por esta pesquisa foi quantitativa, por meio de estatística, e se baseou na análise de postagens de usuários do Twitter, propagadores de notícias verdadeiras e falsas. Analisou-se o comportamento da variável “disseminação de fake news” em relação à polaridade política de seus propagadores, na expectativa que a sua análise trouxesse novos insights sobre o fenômeno. A análise empírica decorrente do estudo de campo permitiu constatar que pessoas que têm uma posição sobre determinado assunto são mais sucessíveis à disseminação de informações que estejam de acordo com seu viés cognitivo, independentemente de serem informações verdadeiras ou não. Esta pesquisa possibilita uma discussão de uma lacuna científica identificada relativa ao impacto das fake news sobre as ações e decisões humanas. Para o mundo organizacional, a compreensão de que vieses cognitivos distintos devem ser levados em consideração pelas empresas ao elaborarem estratégias de comunicação para o enfrentamento de notícias falsas é uma importante contribuição prática.
id UTFPR-12_053188e00b77620dd4f573b7c603102c
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27746
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-03-29T19:55:36Z2022-03-29T19:55:36Z2021-12-06SILVA JUNIOR, Jose Lemos da. Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27746O principal objetivo desta pesquisa foi compreender o fenômeno das fake news em um cenário de polarização política, tendo como objeto de análise as eleições brasileiras de 2018. A metodologia utilizada por esta pesquisa foi quantitativa, por meio de estatística, e se baseou na análise de postagens de usuários do Twitter, propagadores de notícias verdadeiras e falsas. Analisou-se o comportamento da variável “disseminação de fake news” em relação à polaridade política de seus propagadores, na expectativa que a sua análise trouxesse novos insights sobre o fenômeno. A análise empírica decorrente do estudo de campo permitiu constatar que pessoas que têm uma posição sobre determinado assunto são mais sucessíveis à disseminação de informações que estejam de acordo com seu viés cognitivo, independentemente de serem informações verdadeiras ou não. Esta pesquisa possibilita uma discussão de uma lacuna científica identificada relativa ao impacto das fake news sobre as ações e decisões humanas. Para o mundo organizacional, a compreensão de que vieses cognitivos distintos devem ser levados em consideração pelas empresas ao elaborarem estratégias de comunicação para o enfrentamento de notícias falsas é uma importante contribuição prática.The main objective of this research was to understand the phenomenon of fake news in a scenario of political polarization, having as object of analysis the Brazilian elections of 2018. The methodology used in this research was quantitative, through statistics, and was based on the analysis of posts from Twitter users, who are spreaders of true and fake news. The behavior of the variable “dissemination of fake news” was analyzed with respect to the political polarity of their propagators, in the expectation that this analysis would bring new insights into the phenomenon. The empirical analysis resulting from the field study allowed us to understand that people who have a position on a certain subject are more likely to disseminate information that is in accordance with their cognitive bias, regardless of whether it is true information or not. This research allows a discussion of a scientific gap related to the impact of fake news on human actions and decisions. For the organizational world, the understanding of the fact that different cognitive biases should be considered by companies when developing communication strategies to deal with fake news is an important practical contribution.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoFake newsComunicação nas organizaçõesIdeologiaOrganizaçãoCommunication in organizationsIdeologyOrganizationFake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizaçõesFake news and the cognitive bias of its propagators: insights for the decision-making of organizationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaGraeml, Alexandre Reishttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055http://lattes.cnpq.br/4974122990012680Graeml, Alexandre Reishttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055http://lattes.cnpq.br/4974122990012680Nascimento, Thiago Cavalcantehttps://orcid.org/0000-0002-5452-8965http://lattes.cnpq.br/9661555663056683Moreno Jr, Valter de Assis0000-0002-1782-2401http://lattes.cnpq.br/7683565358158484https://orcid.org/0000-0003-1334-514Xhttp://lattes.cnpq.br/6718625088051658Silva Junior, Jose Lemos dareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8908http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/2/license_rdf0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALfakenewsviespropagadores.pdfapplication/pdf1669467http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/1/fakenewsviespropagadores.pdfd84369b1a2e57017bd4a374977ffc105MD51TEXTfakenewsviespropagadores.pdf.txtfakenewsviespropagadores.pdf.txtExtracted texttext/plain173088http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/4/fakenewsviespropagadores.pdf.txtb8d61cd88b57d29e79894dc784dfb4cdMD54THUMBNAILfakenewsviespropagadores.pdf.jpgfakenewsviespropagadores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/5/fakenewsviespropagadores.pdf.jpg8d485e64381eac01188fc401d6985b4dMD551/277462022-03-30 03:07:35.999oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-03-30T06:07:35Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Fake news and the cognitive bias of its propagators: insights for the decision-making of organizations
title Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações
spellingShingle Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações
Silva Junior, Jose Lemos da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fake news
Comunicação nas organizações
Ideologia
Organização
Communication in organizations
Ideology
Organization
Administração
title_short Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações
title_full Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações
title_fullStr Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações
title_full_unstemmed Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações
title_sort Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações
author Silva Junior, Jose Lemos da
author_facet Silva Junior, Jose Lemos da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9414-1055
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4974122990012680
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9414-1055
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4974122990012680
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5452-8965
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9661555663056683
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Moreno Jr, Valter de Assis
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 0000-0002-1782-2401
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7683565358158484
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1334-514X
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6718625088051658
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Jose Lemos da
contributor_str_mv Graeml, Alexandre Reis
Graeml, Alexandre Reis
Nascimento, Thiago Cavalcante
Moreno Jr, Valter de Assis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fake news
Comunicação nas organizações
Ideologia
Organização
Communication in organizations
Ideology
Organization
Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Fake news
Comunicação nas organizações
Ideologia
Organização
Communication in organizations
Ideology
Organization
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Administração
description O principal objetivo desta pesquisa foi compreender o fenômeno das fake news em um cenário de polarização política, tendo como objeto de análise as eleições brasileiras de 2018. A metodologia utilizada por esta pesquisa foi quantitativa, por meio de estatística, e se baseou na análise de postagens de usuários do Twitter, propagadores de notícias verdadeiras e falsas. Analisou-se o comportamento da variável “disseminação de fake news” em relação à polaridade política de seus propagadores, na expectativa que a sua análise trouxesse novos insights sobre o fenômeno. A análise empírica decorrente do estudo de campo permitiu constatar que pessoas que têm uma posição sobre determinado assunto são mais sucessíveis à disseminação de informações que estejam de acordo com seu viés cognitivo, independentemente de serem informações verdadeiras ou não. Esta pesquisa possibilita uma discussão de uma lacuna científica identificada relativa ao impacto das fake news sobre as ações e decisões humanas. Para o mundo organizacional, a compreensão de que vieses cognitivos distintos devem ser levados em consideração pelas empresas ao elaborarem estratégias de comunicação para o enfrentamento de notícias falsas é uma importante contribuição prática.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-29T19:55:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-29T19:55:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Jose Lemos da. Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27746
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, Jose Lemos da. Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/1/fakenewsviespropagadores.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/4/fakenewsviespropagadores.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27746/5/fakenewsviespropagadores.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
d84369b1a2e57017bd4a374977ffc105
b8d61cd88b57d29e79894dc784dfb4cd
8d485e64381eac01188fc401d6985b4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044321226063872