Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Hening, Rogério Fabricio lattes
Orientador(a): Borssoi, Adriana Helena lattes
Banca de defesa: Borssoi, Adriana Helena lattes, Omodei, Letícia Barcaro Celeste lattes, Tavares, Marcele lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31478
Resumo: Acompanha: Tarefas exploratórias no cálculo diferencial e integral
id UTFPR-12_120e1d535539f90cfae0b63c45280458
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31478
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-05-25T21:12:43Z2023-05-25T21:12:43Z2023-03-03HENING, Rogério Fabricio. Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31478Acompanha: Tarefas exploratórias no cálculo diferencial e integralNesta pesquisa discutimos como se configurou a promoção de tarefas exploratórias em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de mais de uma variável real no contexto do ensino remoto. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de duas turmas de cursos de engenharia de uma universidade federal do estado do Paraná. A pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, se desenvolveu ao longo de dois semestres letivos em 2021 e os dados analisados segundo encaminhamentos da Teoria Fundamentada em Dados com suporte do software ATLAS.ti® são de um dos semestres letivos. Foram analisados dados de três grupos com três ou quatro estudantes cada, sendo os dados: registros do desenvolvimento de uma tarefa exploratória disponibilizados pelos grupos no ambiente virtual de ensino e aprendizagem das turmas e transcrições das gravações de videochamadas das discussões em pequenos grupos realizados ao longo do semestre. Os resultados obtidos permitem evidenciar, ao longo dos trechos de discussão dos grupos, as categorias denominadas: “Aspectos da Colaboração”, “Resolução da Tarefa” e “Tecnologias Digitais”. A colaboração se deu com potencial para proporcionar a Aprendizagem Colaborativa, nela os estudantes estavam dispostos a desenvolver a tarefa proposta e tinham a liberdade de escolher suas estratégias e métodos para a solução do problema, e também apresentaram ideias e sugestões aos seus colegas de grupo. A resolução da tarefa no contexto remoto favoreceu a autonomia dos estudantes em buscar e desenvolver estratégias e métodos que poderiam ser utilizados para a solução da tarefa exploratória que foi proposta. A utilização de Tecnologias Digitais, auxiliou os grupos na comunicação, pois as reuniões foram todas por videochamadas, e os softwares utilizados auxiliaram na organização de ideias e estratégias utilizadas pelos estudantes. A implementação e análise dos dados da pesquisa permitiram a elaboração de um e-book com a caracterização de colaboração, uso de Tecnologias Digitais e estratégias de resolução de cinco tarefas exploratórias para o ensino de Cálculo de funções de mais de uma variável real.In this research, it was discussed how the promotion of exploratory tasks was developed in a Differential and Integral Calculus course with more than one real variable in the context of distance learning. The participants of the research are students from two engineering classes at a federal university in the state of Paraná. This qualitative and interpretive research was developed over the course of two semesters in 2021, and the data analyzed according to the Grounded Theory approach with support from ATLAS.ti® software, are from one of the semesters. The research analyzed data from three groups of three or four students: records of the development of an exploratory task left by the groups in the virtual learning environment of the classes, and transcriptions of video call discussions held by small groups throughout the semester. The results obtained allow us to highlight, throughout the group discussion excerpts, the categories, named: "Collaboration Aspects," "Task Resolution," and "Digital Technologies." The Collaboration aspect had the right potential to provide Collaborative Learning, in which students were willing to develop the proposed task and had the opportunity to choose their strategies and methods for problem-solving, as well as presenting ideas and suggestions to their group colleagues. Task resolution in the remote context favoured student autonomy in seeking and developing strategies and methods that could be used to solve the exploratory task that was proposed. The use of digital technologies assisted the groups in communication, as all meetings happened through video calls, and the software used aided in organizing ideas and strategies used by the students. The implementation and analysis of the research data enabled the development of an e-book with characteristics of collaboration, use of Digital Technologies and resolution strategies of five exploratory tasks for teaching Calculus of functions of more than one real variable.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoCálculo diferencialCálculo integralTecnologia da informaçãoAprendizagem em equipe na educaçãoMathematics - Study and teachingDifferential calculusCalculus integralInformation technologyTeam learning approach in educationAnálise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remotoAnalysis of an exploratory task allied to the use of digital technologies in calculus classes in the remote contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaBorssoi, Adriana Helenahttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307http://lattes.cnpq.br/1393224739848502Trevisan, André Luishttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Borssoi, Adriana Helenahttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307http://lattes.cnpq.br/1393224739848502Omodei, Letícia Barcaro Celestehttps://orcid.org/0000-0003-2023-7606http://lattes.cnpq.br/1675441748870763Tavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656https://orcid.org/0000-0003-2229-0507http://lattes.cnpq.br/3777988140370824Hening, Rogério Fabricioreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALtarefaexploratoriacontextoremoto.pdfapplication/pdf8071664http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/1/tarefaexploratoriacontextoremoto.pdfcd481119531bd680dcad158c2befa0e3MD51tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdfapplication/pdf2105823http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/2/tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf387535779f9b6d7617adeef380e7a396MD52TEXTtarefaexploratoriacontextoremoto.pdf.txttarefaexploratoriacontextoremoto.pdf.txtExtracted texttext/plain346350http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/3/tarefaexploratoriacontextoremoto.pdf.txt3744c8cb280fb43289b5dd31c8516e62MD53tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf.txttarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain28044http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/5/tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf.txt623bf06ecdb701feef8826071654ff2bMD55THUMBNAILtarefaexploratoriacontextoremoto.pdf.jpgtarefaexploratoriacontextoremoto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1405http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/4/tarefaexploratoriacontextoremoto.pdf.jpga266999cd975c024fba94304c10e06f7MD54tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf.jpgtarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1954http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/6/tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf.jpg87cfdc66f552cd42404bc03723ab9a49MD561/314782023-05-26 03:08:07.603oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31478Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-26T06:08:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of an exploratory task allied to the use of digital technologies in calculus classes in the remote context
title Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto
spellingShingle Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto
Hening, Rogério Fabricio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Tecnologia da informação
Aprendizagem em equipe na educação
Mathematics - Study and teaching
Differential calculus
Calculus integral
Information technology
Team learning approach in education
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto
title_full Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto
title_fullStr Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto
title_full_unstemmed Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto
title_sort Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto
author Hening, Rogério Fabricio
author_facet Hening, Rogério Fabricio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borssoi, Adriana Helena
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1725-6307
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1393224739848502
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Trevisan, André Luis
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8732-1912
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borssoi, Adriana Helena
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1725-6307
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1393224739848502
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Omodei, Letícia Barcaro Celeste
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2023-7606
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1675441748870763
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tavares, Marcele
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6844-6525
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3399032085207656
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2229-0507
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3777988140370824
dc.contributor.author.fl_str_mv Hening, Rogério Fabricio
contributor_str_mv Borssoi, Adriana Helena
Trevisan, André Luis
Borssoi, Adriana Helena
Omodei, Letícia Barcaro Celeste
Tavares, Marcele
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Tecnologia da informação
Aprendizagem em equipe na educação
Mathematics - Study and teaching
Differential calculus
Calculus integral
Information technology
Team learning approach in education
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Tecnologia da informação
Aprendizagem em equipe na educação
Mathematics - Study and teaching
Differential calculus
Calculus integral
Information technology
Team learning approach in education
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Tarefas exploratórias no cálculo diferencial e integral
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-25T21:12:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-25T21:12:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HENING, Rogério Fabricio. Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31478
identifier_str_mv HENING, Rogério Fabricio. Análise de uma tarefa exploratória aliada ao uso de tecnologias digitais em aulas de cálculo no contexto remoto. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/1/tarefaexploratoriacontextoremoto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/2/tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/3/tarefaexploratoriacontextoremoto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/5/tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/4/tarefaexploratoriacontextoremoto.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31478/6/tarefaexploratoriacontextoremoto_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd481119531bd680dcad158c2befa0e3
387535779f9b6d7617adeef380e7a396
3744c8cb280fb43289b5dd31c8516e62
623bf06ecdb701feef8826071654ff2b
a266999cd975c024fba94304c10e06f7
87cfdc66f552cd42404bc03723ab9a49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044305451286528