Por uma educação linguística crítica: um estudo sobre política linguística educacional de línguas adicionais para crianças no sudoeste paranaense e no oeste catarinense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lemos, Karin de Oliveira lattes
Orientador(a): Passoni, Taisa Pinetti lattes
Banca de defesa: Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira lattes, Winfield, Claudia Marchese lattes, Severo, Cristine Gorski lattes, Passoni, Taisa Pinetti lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29188
Resumo: Esta pesquisa surgiu do interesse em estudar questões de oferta e qualidade no ensino de línguas adicionais para crianças (LAC) na educação básica (EB) pública. No Brasil, a ausência de documentos oficiais norteadores para o ensino de LAC (GIMENEZ, 2013; AVILLA; TONELLI, 2018) e a existência de documentos que sugerem o ensino de língua inglesa (LI) para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental (EF) fazem com que o ensino de LAC seja ofertado de maneira desigual, funcionando como ferramenta de inclusão ou exclusão social (ROCHA, 2006, 2010; ASSISPETERSON; COX, 2007; PENNYCOOK, 1994). Tratase de uma pesquisa qualitativa e interpretativista de caráter exploratório, na qual busquei identificar representações acerca de avanços e limitações das Políticas Linguísticas Educacionais (PLE) (SHOHAMY, 2006, 2007) que norteiam a dinâmica específica de ensino de LAC na EB pública das mesorregiões Sudoeste Paranaense e Oeste Catarinense, mais especificamente nos municípios de Pato Branco (PR), Francisco Beltrão (PR), Caçador (SC) e Videira (SC). Para esse propósito, com base no referencial da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) (MAINARDES, 2006; BOWE; et al., 1992) e na Análise de Discurso Crítica (ADC) (SATO; JÚNIOR, 2013; FAIRCLOUGH, 2001; 2003; BATISTA JR et al., 2018), investiguei e analisei textos, leis e diretrizes locais e globais relativos às PLE que, juntamente com as características históricas, sociais e econômicas dos municípios em foco, compõem o contexto de influência e de produção de textos dessas políticas, tais como as Diretrizes da UNESCO (2003), a Base Nacional Comum Curricular (2018) (BNCC), as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue (2020) (DCNOEP), a Proposta Pedagógica Curricular de LEM Inglês (de Francisco Beltrão – PR), o Currículo do Ensino Fundamental (de Videira SC) e a Base Municipal Comum Curricular (de Caçador – SC). Investiguei e refleti também sobre as apropriações locais das PLE (contexto das práticas), com vistas às práticas engendradas nos contextos regionais em questão, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais vinculados às secretarias municipais de educação, envolvidos – em diferentes graus – com a implementação do ensino de LAC na EB pública. Visando ao acesso equitativo de uma educação linguística crítica pautada pela ideia de equilíbrio pacífico e de justiça social (MALTA, 2019; ROCHA, 2019), como avanços das PLE, o estudo identificou que três dos quatro municípios em foco já ofertam o ensino de ao menos uma LAC, enquanto que um município, em breve ofertará o ensino de uma LAC com a intenção de garantir igualdade de acesso à educação e ao desenvolvimento integral das crianças das escolas públicas municipais. Para tanto, os três municípios que oferecem LAC desenvolveram documentos locais para subsidiar suas práticas e também reconheceram, nas práticas, que o ensino de LAC impacta no desenvolvimento humano da criança. Quanto às limitações das PLE em foco, a pesquisa concluiu que muitas delas estão relacionadas a como os contextos das práticas dos municípios lidam com as demandas de ensino dos idiomas, tais como: a predominância exclusiva do ensino de LI como língua adicional, a tendência de contradição entre o Inglês como Língua Franca (ILF) e a influência do falante nativo e a ideologia do monolinguismo nos textos e discursos, bem como a falta de professores capacitados e de material adequado, a baixa carga horária de ensino e o grande número de estudantes por turma, a burocracia na elaboração dos documentos e o desconhecimento sobre o funcionamento da Política Linguística (PL). Diante disso, apesar do reconhecimento de sua importância no desenvolvimento de documentos locais, as práticas ainda revelam poucos avanços, especialmente pelo fato de que o ensino de LAC não compõe, como disciplina, a Matriz Curricular da educação infantil e dos anos iniciais do EF. Tais resultados têm potencial para contribuir com a definição de uma agenda de difusão do ensino dos diferentes idiomas e com a respectiva formação de professores, oferecendo subsídios para elaboração das PLE sob este escopo.
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No Brasil, a ausência de documentos oficiais norteadores para o ensino de LAC (GIMENEZ, 2013; AVILLA; TONELLI, 2018) e a existência de documentos que sugerem o ensino de língua inglesa (LI) para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental (EF) fazem com que o ensino de LAC seja ofertado de maneira desigual, funcionando como ferramenta de inclusão ou exclusão social (ROCHA, 2006, 2010; ASSISPETERSON; COX, 2007; PENNYCOOK, 1994). Tratase de uma pesquisa qualitativa e interpretativista de caráter exploratório, na qual busquei identificar representações acerca de avanços e limitações das Políticas Linguísticas Educacionais (PLE) (SHOHAMY, 2006, 2007) que norteiam a dinâmica específica de ensino de LAC na EB pública das mesorregiões Sudoeste Paranaense e Oeste Catarinense, mais especificamente nos municípios de Pato Branco (PR), Francisco Beltrão (PR), Caçador (SC) e Videira (SC). Para esse propósito, com base no referencial da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) (MAINARDES, 2006; BOWE; et al., 1992) e na Análise de Discurso Crítica (ADC) (SATO; JÚNIOR, 2013; FAIRCLOUGH, 2001; 2003; BATISTA JR et al., 2018), investiguei e analisei textos, leis e diretrizes locais e globais relativos às PLE que, juntamente com as características históricas, sociais e econômicas dos municípios em foco, compõem o contexto de influência e de produção de textos dessas políticas, tais como as Diretrizes da UNESCO (2003), a Base Nacional Comum Curricular (2018) (BNCC), as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue (2020) (DCNOEP), a Proposta Pedagógica Curricular de LEM Inglês (de Francisco Beltrão – PR), o Currículo do Ensino Fundamental (de Videira SC) e a Base Municipal Comum Curricular (de Caçador – SC). Investiguei e refleti também sobre as apropriações locais das PLE (contexto das práticas), com vistas às práticas engendradas nos contextos regionais em questão, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais vinculados às secretarias municipais de educação, envolvidos – em diferentes graus – com a implementação do ensino de LAC na EB pública. Visando ao acesso equitativo de uma educação linguística crítica pautada pela ideia de equilíbrio pacífico e de justiça social (MALTA, 2019; ROCHA, 2019), como avanços das PLE, o estudo identificou que três dos quatro municípios em foco já ofertam o ensino de ao menos uma LAC, enquanto que um município, em breve ofertará o ensino de uma LAC com a intenção de garantir igualdade de acesso à educação e ao desenvolvimento integral das crianças das escolas públicas municipais. Para tanto, os três municípios que oferecem LAC desenvolveram documentos locais para subsidiar suas práticas e também reconheceram, nas práticas, que o ensino de LAC impacta no desenvolvimento humano da criança. Quanto às limitações das PLE em foco, a pesquisa concluiu que muitas delas estão relacionadas a como os contextos das práticas dos municípios lidam com as demandas de ensino dos idiomas, tais como: a predominância exclusiva do ensino de LI como língua adicional, a tendência de contradição entre o Inglês como Língua Franca (ILF) e a influência do falante nativo e a ideologia do monolinguismo nos textos e discursos, bem como a falta de professores capacitados e de material adequado, a baixa carga horária de ensino e o grande número de estudantes por turma, a burocracia na elaboração dos documentos e o desconhecimento sobre o funcionamento da Política Linguística (PL). Diante disso, apesar do reconhecimento de sua importância no desenvolvimento de documentos locais, as práticas ainda revelam poucos avanços, especialmente pelo fato de que o ensino de LAC não compõe, como disciplina, a Matriz Curricular da educação infantil e dos anos iniciais do EF. Tais resultados têm potencial para contribuir com a definição de uma agenda de difusão do ensino dos diferentes idiomas e com a respectiva formação de professores, oferecendo subsídios para elaboração das PLE sob este escopo.This research was based on the interest in studying availability and quality issues in additional languages teaching for children (ALC) in public basic education (BE). In Brazil, the absence of official guiding documents to teach ALC (GIMENEZ, 2013; AVILLA; TONELLI, 2018) and the existence of documents that suggest the English language teaching (EL) for early childhood education and early years of elementary school (ES) make the additional languages teaching to be offered in an unequal way, working as a tool for social inclusion or exclusion (ROCHA, 2006, 2010; ASSISPETERSON; COX, 2007; PENNYCOOK, 1994). This is a qualitative and interpretative research of exploratory nature in which we sought to identify representations about the advances and limitations of Educational Language Policies (ELP) (SHOHAMY, 2006, 2007) of ALC in public BE (Elementary School Early Years), more specifically in the municipalities of Pato Branco (PR), Francisco Beltrão (PR), Caçador (SC) and Videira (SC), which are part of the mesoregions of Sudoeste Paranaense and Oeste Catarinense. For this purpose, based on the framework of the Policy Cycle Approach (PCA) (MAINARDES, 2006; BOWE; et al., 1992) and the Critical Discourse Analysis (CDA) (SATO; JÚNIOR, 2013; FAIRCLOUGH, 2001; 2003; BATISTA JR et al., 2018), I investigated and analyzed local and global texts, laws, and guidelines regarding the ELP, which along with the historical, social, and economic characteristics of the municipalities in focus make up the context of influence and text production of these policies such as the UNESCO Guidelines (2003), the Common National Curricular Base (2018) (CNCB), the New National Curricular Guidelines for the Availability of Plurilingual Education (2020) (NCGAPE), the Pedagogical Curricular Proposal of LEM English (of Francisco Beltrão PR), the Elementary School Curriculum (of Videira SC) and the Common Municipal Curricular Base (of Caçador SC). We also investigated and reflected on the local appropriations of the ELP (context of the practices), in order to examine the practices engendered in regional contexts in question, through semistructured interviews with professionals linked to the municipal secretariats of education involved to different extents – with the implementation of ALC teaching in public schools. Aiming at equitable access to a critical language education guided by the idea of peaceful balance and social justice (MALTA, 2019; ROCHA, 2019), the study identified as advances of the ELP that three of the four municipalities in focus already offer at least one ALC, while one municipality soon will offer the teaching of one ALC, in order to guarantee equal access to education and the comprehensive development of children in municipal public schools. To this end, the three municipalities that offer ALC have developed local documents to support their practices and have also recognized in their practices that the teaching of ALC has had an impact on the child's human development. About the limitations, the research concluded that many of them are related to how the contexts of the municipal practices deal with the demands of teaching languages, such as: the predominance of exclusive EL teaching, the tendency of contradiction between English as a Lingua Franca (ELF) and the influence of the native speaker and the ideology of monolingualism in texts and speeches, well as the lack of trained teachers and lack of adequate material, the low number of teaching hours and the high number of students per class, the bureaucracy in the elaboration of the documents, and the lack of knowledge about the functioning of Language Policy (LP). Bearing that in mind, despite of the recognition of its importance in the development of local documents, the practices still show little progress, especially due to the fact that the teaching of ALC is not part of the Curricular Matrix of early childhood education and the early years of ES as a subject. Such results have the potential to contribute to the definition of an agenda for the diffusion of the teaching of different languages and to the respective teacher training, offering subsidies for the elaboration of ELP under this scope.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEngenharia/Tecnologia/GestãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoAquisição da segunda línguaEducação de criançasLinguagem e línguasPolítica linguísticaEnglish language - Study and teachingSecond language acquisitionEarly childhood educationLanguage and languagesLanguage policyPor uma educação linguística crítica: um estudo sobre política linguística educacional de línguas adicionais para crianças no sudoeste paranaense e no oeste catarinenseFor a critical linguistic education: a study on educational language policy of additional languages for children in sudoeste paranaense and oeste catarinenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoPassoni, Taisa Pinettihttps://orcid.org/0000-0001-7819-1327http://lattes.cnpq.br/1682918727882586Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-4904-607Xhttp://lattes.cnpq.br/8520264000160507Winfield, Claudia Marchesehttps://orcid.org/0000-0002-3215-2506http://lattes.cnpq.br/6508465745136312Severo, Cristine Gorskihttps://orcid.org/0000-0002-2758-6668http://lattes.cnpq.br/3566456623347060Passoni, Taisa Pinettihttps://orcid.org/0000-0001-7819-1327http://lattes.cnpq.br/1682918727882586https://orcid.org/0000-0002-9782-4641http://lattes.cnpq.br/8461336659425769Lemos, Karin de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpoliticalinguisticaeducacional.pdfapplication/pdf1061812http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29188/1/politicalinguisticaeducacional.pdf3948ce2517e575c7a8b18cd34a7eeea9MD51TEXTpoliticalinguisticaeducacional.pdf.txtpoliticalinguisticaeducacional.pdf.txtExtracted texttext/plain557461http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29188/2/politicalinguisticaeducacional.pdf.txt7c6968bd49849c5c4524643c563e30ccMD52THUMBNAILpoliticalinguisticaeducacional.pdf.jpgpoliticalinguisticaeducacional.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29188/3/politicalinguisticaeducacional.pdf.jpgbabd0ff18113e033b3af790a5b2949c1MD531/291882022-08-09 03:06:11.363oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29188Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-08-09T06:06:11Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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