Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Scheifer, Eliane Kovalek lattes
Orientador(a): Santos, Oscar Rodrigues dos lattes
Banca de defesa: Deimling, Cesar Vanderlei lattes, Costa, Luciano Gonsalves lattes, Santos, Oscar Rodrigues dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Luz
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28420
Resumo: Acompanha: Produto educacional: uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
id UTFPR-12_528ce262757227680f76b9089a99e4ef
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28420
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-05-10T20:58:22Z2022-05-10T20:58:22Z2022-02-11SCHEIFER, Eliane Kovalek. Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28420Acompanha: Produto educacional: uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luzAs conclusões sobre o comportamento onda-partícula da luz deram início a Física Quântica, partindo da ideia de quantização da energia, sugerida por Max Planck. Assim, é importante que os estudantes compreendam que a luz tem comportamento ondulatório ao se propagar e comportamento corpuscular ao interagir com a matéria e o quanto essas conclusões foram importantes para o desenvolvimento tecnológico. Essa pesquisa teve como objetivo verificar a potencialidade de uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz, numa turma da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola pública da rede estadual paranaense. Para tanto, a proposta em análise foi elaborada a luz da teoria da Aprendizagem Significativa, promovendo também, uma valorização da História da Ciência nas aulas de Física, como ferramenta metodológica. E ainda, traz dois experimentos para promover uma melhor compreensão da dualidade da luz. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, os dados foram coletados durante todas as ações da mesma, constituída de questionários, falas transcritas, mapas conceituais e diário de campo. Foram utilizadas oito aulas de Física, para a implementação da proposta didática que resulta no produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Constatou-se que, os alunos tiveram uma boa receptividade às atividades propostas, apresentando ao final, relações importantes sobre a dualidade da luz, remetendo a uma nova significação de conceitos a partir de seus conhecimentos prévios. Verificou-se ainda, que a utilização da História da Ciência promove um maior interesse e compreensão do conteúdo abordado, caracterizando-se como uma ferramenta metodológica complementar.The conclusions about behavior wave-particle of light began the Quantum Physics, starting from the idea of quantization of energy, suggested by Max Planck. Thus, it is important for students to understand that light has wave moviment behavior when it spreads itself and it has a corpuscular behavior when interacts with matter and how much these conclusions were important for technological development. This research aimed to verify the potential of a didactic proposal for teaching about the dual nature of light, in a 2nd grade high school class, from a public network school in Paraná state. Therefore, the proposal in analysis was drawn up in the light of the Meaningful Learning theory, which also improves, an appreciation of the History of Science in Physics classes, as a methodological tool. Furthermore, it features two experiments to promote a better understanding of the duality of light. This study is characterized as a qualitative research, the data were collected during all the process, which was established by questionnaires, speeches transcripts, concept maps and field diary. Eight Physics classes were used, for the implementation of the didactic proposal that results in the educational product of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching. It was found that students had a good reception to the proposed activities. They presented, at the end of this study, important relations about the duality of light, wich has sent them to new meaning of concepts basing on their previous knowledge. It was also found that the use of the History of Science promotes greater interest and understanding of the content covered, characterizing itself as a complementary methodological tool.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsinoLuzCiência - HistóriaFísicaLightScience - HistoryPhysicsUma proposta didática para o ensino da natureza dual da luzA didactic proposal for teaching the dual nature of lightinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCampo MourãoSantos, Oscar Rodrigues doshttps://orcid.org/ 0000-0002-0987-1465http://lattes.cnpq.br/3450355380659938Silva, Débora Ferreira dahttps://orcid.org/ 0000-0002-3885-2634http://lattes.cnpq.br/7293445079126935Deimling, Cesar Vanderleihttps://orcid.org/ 0000-0002-1554-0099http://lattes.cnpq.br/3543120613457891Costa, Luciano Gonsalveshttps://orcid.org/ 0000-0001-9665-0830http://lattes.cnpq.br/2854189961084292Santos, Oscar Rodrigues doshttps://orcid.org/ 0000-0002-0987-1465http://lattes.cnpq.br/34503553806599380000-0001-7803-0398http://lattes.cnpq.br/2260011840824286Scheifer, Eliane Kovalekreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALensinonaturezadualluz.pdfapplication/pdf4358116http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/1/ensinonaturezadualluz.pdf668e6d876971aabadb5ce21a91170a2eMD51ensinonaturezadualluz_produto.pdfapplication/pdf1907335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/2/ensinonaturezadualluz_produto.pdf0493624c396395e7c523434a203f9406MD52TEXTensinonaturezadualluz_produto.pdf.txtensinonaturezadualluz_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain71837http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/4/ensinonaturezadualluz_produto.pdf.txt3aecdb68860b1f85ed34533d175873c7MD54ensinonaturezadualluz.pdf.txtensinonaturezadualluz.pdf.txtExtracted texttext/plain315165http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/6/ensinonaturezadualluz.pdf.txt29277e4d12462f276b5a82821c53c0a0MD56THUMBNAILensinonaturezadualluz.pdf.jpgensinonaturezadualluz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/3/ensinonaturezadualluz.pdf.jpg13c4729fc634462ec5881e82fa7761e0MD53ensinonaturezadualluz_produto.pdf.jpgensinonaturezadualluz_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/5/ensinonaturezadualluz_produto.pdf.jpgf79c14376dfec3e3ab511d58a539b1d5MD551/284202022-05-12 03:08:14.89oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28420Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-12T06:08:14Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A didactic proposal for teaching the dual nature of light
title Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
spellingShingle Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
Scheifer, Eliane Kovalek
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Luz
Ciência - História
Física
Light
Science - History
Physics
Ensino
title_short Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
title_full Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
title_fullStr Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
title_sort Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
author Scheifer, Eliane Kovalek
author_facet Scheifer, Eliane Kovalek
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Oscar Rodrigues dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-0987-1465
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3450355380659938
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Débora Ferreira da
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-3885-2634
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7293445079126935
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Deimling, Cesar Vanderlei
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-1554-0099
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3543120613457891
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Luciano Gonsalves
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-9665-0830
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2854189961084292
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santos, Oscar Rodrigues dos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-0987-1465
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3450355380659938
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0000-0001-7803-0398
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2260011840824286
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheifer, Eliane Kovalek
contributor_str_mv Santos, Oscar Rodrigues dos
Silva, Débora Ferreira da
Deimling, Cesar Vanderlei
Costa, Luciano Gonsalves
Santos, Oscar Rodrigues dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Luz
Ciência - História
Física
Light
Science - History
Physics
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Luz
Ciência - História
Física
Light
Science - History
Physics
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Produto educacional: uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-10T20:58:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-10T20:58:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHEIFER, Eliane Kovalek. Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28420
identifier_str_mv SCHEIFER, Eliane Kovalek. Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/1/ensinonaturezadualluz.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/2/ensinonaturezadualluz_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/4/ensinonaturezadualluz_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/6/ensinonaturezadualluz.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/3/ensinonaturezadualluz.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28420/5/ensinonaturezadualluz_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 668e6d876971aabadb5ce21a91170a2e
0493624c396395e7c523434a203f9406
3aecdb68860b1f85ed34533d175873c7
29277e4d12462f276b5a82821c53c0a0
13c4729fc634462ec5881e82fa7761e0
f79c14376dfec3e3ab511d58a539b1d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044368436101120