O bom texto escolar: o que é e como avaliar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Marins, Mariana Alves de Santana lattes
Orientador(a): Santos, Givan José Ferreira dos lattes
Banca de defesa: Silva, Alessandra Dutra lattes, Oliveira, Esther Gomes de lattes, Santos, Givan José Ferreira dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30097
Resumo: Acompanha: O bom texto: fundamentos para produzir e avaliar
id UTFPR-12_ba0637a19f6f860646a531968001d3f0
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30097
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-11-16T19:46:52Z2022-11-16T19:46:52Z2022-09-20MARINS, Mariana Alves de Santana. O bom texto escolar: o que é e como avaliar. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30097Acompanha: O bom texto: fundamentos para produzir e avaliarNeste trabalho, trato de propriedades textuais que precisam ser bem compreendidas por professores e alunos e compartilhadas entre eles nas atividades de produção e avaliação de textos na esfera escolar. Mediante a elaboração de um e-book digital, apresento suporte teórico e prático sobre nove propriedades textuais significativas para a construção de um bom texto - independentemente do gênero textual a que pertença - a fim de orientar professores na definição de critérios avaliativos que precisam ser apresentados e explicitados aos seus alunos na fase do ensino do gênero, para serem levados em conta na etapa posterior de avaliação. A fundamentação teórica para a elaboração do material tem como referência a concepção sociointeracionista de linguagem e pressupostos conceituais da Linguística Textual - texto, gênero, domínio discursivo, tipo textual e propriedades textuais. Metodologicamente, empreguei o tipo de pesquisa de campo, com a realização de três encontros online via plataforma Google Meet, com um grupo de oito professores de Língua Portuguesa, no ano de 2021. Ao longo dos encontros, apresentei o material elaborado, discuti os conceitos fundamentais e apliquei atividades a eles relacionados. Ao final de cada encontro, os participantes responderam a um formulário, registrando suas impressões sobre a formação oferecida. Procedi à análise qualitativa das respostas aos encontros, e os resultados apontam para a boa aceitação e a profícua funcionalidade do produto educacional proposto, visto que constatei ampliação de quantidade e qualidade nas respostas dos participantes ao final do terceiro encontro formativo, comparativamente às respostas por eles atribuídas no primeiro encontro, quanto às propriedades textuais para construir e avaliar determinados gêneros de textos produzidos por estudantes.In this work, I deal with textual properties that need to be well understood by teachers and students and shared among them in the activities of production and evaluation of texts in the school sphere. Through the elaboration of a digital e-book, I present theoretical and practical support on nine significant textual properties for the construction of a good text - regardless of the textual genre to which it belongs -, in order to guide teachers in the definition of evaluative criteria that need to be presented and explained to their students in the genre teaching phase, so that they are taken into account in the subsequent evaluation step. The theoretical basis for the elaboration of the material takes as reference the socio-interactionist conception of language and conceptual assumptions of Textual Linguistics - text, genre, discursive domain, textual type and textual properties. Methodologically, I adopted the field research, with three online meetings via the Google Meet platform, with a group of eight Portuguese language teachers, in 2021. During the meetings, I presented the material prepared, discussed the fundamental concepts and applied activities related to them. At the end of each meeting, the participants responded to a form, recording their impressions about the training offered. I proceeded to a qualitative analysis of the responses to the meetings, and the results point to the good acceptance and the prolific functionality of the proposed educational product, since I found an increase in quantity and quality in the responses of the participants at the end of the third training meeting, compared to the answers given by them in the first meeting, regarding the textual properties to construct and evaluate certain genres of texts produced by students.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoTextos - Estudo e ensinoTextos - GêneroAvaliação educacionalTexts - Study and teachingTexts - GenderEducation - EvaluationO bom texto escolar: o que é e como avaliarThe good school text: what it is and how to evaluate itinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSantos, Givan José Ferreira doshttps://orcid.org/0000-0003-4104-9313http://lattes.cnpq.br/8879315784200835Vieira, Alcioni Galdinohttp://lattes.cnpq.br/7224168530043625Silva, Alessandra Dutrahttps://orcid.org/0000-0001-5119-3752http://lattes.cnpq.br/6750951618583167Oliveira, Esther Gomes dehttps://orcid.org/0000-0002-3673-2647http://lattes.cnpq.br/8587573848247277Santos, Givan José Ferreira doshttps://orcid.org/0000-0003-4104-9313http://lattes.cnpq.br/8879315784200835https://orcid.org/0000-0002-2970-5181http://lattes.cnpq.br/6934032131947442Marins, Mariana Alves de Santanareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALtextoescolarcomoavaliar.pdfapplication/pdf5036656http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/1/textoescolarcomoavaliar.pdf08bd8531f5b5fa6d25b88f7424d94c58MD51textoescolarcomoavaliar_produto.pdfapplication/pdf2246609http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/2/textoescolarcomoavaliar_produto.pdfc189e2741a4a00e87c52e26173a02f95MD52TEXTtextoescolarcomoavaliar.pdf.txttextoescolarcomoavaliar.pdf.txtExtracted texttext/plain410034http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/3/textoescolarcomoavaliar.pdf.txtf54d866951df1d9f59ee54e428f3b6b1MD53textoescolarcomoavaliar_produto.pdf.txttextoescolarcomoavaliar_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain111745http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/5/textoescolarcomoavaliar_produto.pdf.txt744b22b9fd617f553ca4f5d0585a494bMD55THUMBNAILtextoescolarcomoavaliar.pdf.jpgtextoescolarcomoavaliar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/4/textoescolarcomoavaliar.pdf.jpg008f15efed83045a4aa08dffac3eb5cdMD54textoescolarcomoavaliar_produto.pdf.jpgtextoescolarcomoavaliar_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1350http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/6/textoescolarcomoavaliar_produto.pdf.jpg6eacb088e45d29814d810d0deeeb9bd6MD561/300972022-11-24 14:12:19.604oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30097Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-11-24T16:12:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O bom texto escolar: o que é e como avaliar
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The good school text: what it is and how to evaluate it
title O bom texto escolar: o que é e como avaliar
spellingShingle O bom texto escolar: o que é e como avaliar
Marins, Mariana Alves de Santana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Textos - Estudo e ensino
Textos - Gênero
Avaliação educacional
Texts - Study and teaching
Texts - Gender
Education - Evaluation
Ensino
title_short O bom texto escolar: o que é e como avaliar
title_full O bom texto escolar: o que é e como avaliar
title_fullStr O bom texto escolar: o que é e como avaliar
title_full_unstemmed O bom texto escolar: o que é e como avaliar
title_sort O bom texto escolar: o que é e como avaliar
author Marins, Mariana Alves de Santana
author_facet Marins, Mariana Alves de Santana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Givan José Ferreira dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4104-9313
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879315784200835
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vieira, Alcioni Galdino
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7224168530043625
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Alessandra Dutra
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5119-3752
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6750951618583167
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Esther Gomes de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3673-2647
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8587573848247277
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santos, Givan José Ferreira dos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4104-9313
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879315784200835
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2970-5181
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6934032131947442
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Mariana Alves de Santana
contributor_str_mv Santos, Givan José Ferreira dos
Vieira, Alcioni Galdino
Silva, Alessandra Dutra
Oliveira, Esther Gomes de
Santos, Givan José Ferreira dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Textos - Estudo e ensino
Textos - Gênero
Avaliação educacional
Texts - Study and teaching
Texts - Gender
Education - Evaluation
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Textos - Estudo e ensino
Textos - Gênero
Avaliação educacional
Texts - Study and teaching
Texts - Gender
Education - Evaluation
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: O bom texto: fundamentos para produzir e avaliar
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-16T19:46:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-16T19:46:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARINS, Mariana Alves de Santana. O bom texto escolar: o que é e como avaliar. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30097
identifier_str_mv MARINS, Mariana Alves de Santana. O bom texto escolar: o que é e como avaliar. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/1/textoescolarcomoavaliar.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/2/textoescolarcomoavaliar_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/3/textoescolarcomoavaliar.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/5/textoescolarcomoavaliar_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/4/textoescolarcomoavaliar.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30097/6/textoescolarcomoavaliar_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 08bd8531f5b5fa6d25b88f7424d94c58
c189e2741a4a00e87c52e26173a02f95
f54d866951df1d9f59ee54e428f3b6b1
744b22b9fd617f553ca4f5d0585a494b
008f15efed83045a4aa08dffac3eb5cd
6eacb088e45d29814d810d0deeeb9bd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044381573709824