Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Nunes, Camila Lopes lattes
Orientador(a): Jacometti, Márcio lattes
Banca de defesa: Tonon, Leonardo lattes, Jacometti, Márcio lattes, Castro, Marcos de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30536
Resumo: A cultura organizacional formalmente definida é um conjunto de suposições, crenças/valores e artefatos compartilhados por um grupo de maneira integrada (SCHEIN, 2017). Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo geral analisar a difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade digital de empreendedoras, entre os anos de 2020 e 2021. O percurso metodológico adotado no estudo foi delineado pela abordagem qualitativa de pesquisa, classificada como descritiva, utilizando-se como método o estudo de caso simples incorporado. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe diretiva da empresa (fundadora e duas diretoras) investigada e diário de campo para se identificar os elementos constitutivos de sua cultura organizacional disseminada para a comunidade de empreendedoras. Também foram coletados dados secundários, tais como documentos institucionais, comunicações internas e externas da empresa, portais eletrônicos, entre outros. Além da triangulação entre as fontes de dados, o fato de a pesquisadora pertencer à comunidade de empreendedoras propiciou a observação direta do objeto de pesquisa. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo temática com critérios de categorização teóricos e empíricos. A principal contribuição teórico-empírica da pesquisa foi confirmar os fundamentos previstos pela teoria da cultura organizacional preconizada pela literatura em termos de artefatos, crenças/valores e suposições para a convergência cultural no caso estudado. Em termos empíricos, a identificação das práticas como elemento fundamental para a eficácia da difusão cultural destacou-se na análise, bem como aspectos ligados ao fenômeno do isomorfismo mimético. Além disso, esse estudo também poderá motivar novas pesquisas e servir de parâmetro para outras realidades similares ou contrastantes.
id UTFPR-12_e757f3f97e1de536f4609063c76e8d72
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30536
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-02-07T20:15:26Z2023-02-07T20:15:26Z2022-09-30NUNES, Camila Lopes. Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30536A cultura organizacional formalmente definida é um conjunto de suposições, crenças/valores e artefatos compartilhados por um grupo de maneira integrada (SCHEIN, 2017). Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo geral analisar a difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade digital de empreendedoras, entre os anos de 2020 e 2021. O percurso metodológico adotado no estudo foi delineado pela abordagem qualitativa de pesquisa, classificada como descritiva, utilizando-se como método o estudo de caso simples incorporado. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe diretiva da empresa (fundadora e duas diretoras) investigada e diário de campo para se identificar os elementos constitutivos de sua cultura organizacional disseminada para a comunidade de empreendedoras. Também foram coletados dados secundários, tais como documentos institucionais, comunicações internas e externas da empresa, portais eletrônicos, entre outros. Além da triangulação entre as fontes de dados, o fato de a pesquisadora pertencer à comunidade de empreendedoras propiciou a observação direta do objeto de pesquisa. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo temática com critérios de categorização teóricos e empíricos. A principal contribuição teórico-empírica da pesquisa foi confirmar os fundamentos previstos pela teoria da cultura organizacional preconizada pela literatura em termos de artefatos, crenças/valores e suposições para a convergência cultural no caso estudado. Em termos empíricos, a identificação das práticas como elemento fundamental para a eficácia da difusão cultural destacou-se na análise, bem como aspectos ligados ao fenômeno do isomorfismo mimético. Além disso, esse estudo também poderá motivar novas pesquisas e servir de parâmetro para outras realidades similares ou contrastantes.Organizational culture formally defined is a set of assumptions, beliefs/values, and artifacts shared by a group in an integrated manner (SCHEIN, 2017). In this sense, this work had the general objective of analyzing the diffusion of the organizational culture of an infoproduction company in a digital community of female entrepreneurs, between the years 2020 and 2021. The methodological path adopted in the study was outlined by the qualitative approach, classified as descriptive, using as method the simple embedded case study. Primary data were collected through semi-structured interviews with the company’s management team (founder and two female directors) and a field diary to identify the constitutive elements of its organizational culture disseminated to the community of female entrepreneurs. Secondary data were also collected, such as institutional documents, internal and external company communications, electronic portals, among others. In addition to the triangulation between data sources, the fact that the researcher belongs to the community of female entrepreneurs allowed for direct observation of the research object. The data analysis technique used was thematic content analysis with categorization theoretical and empirical criteria. The main theoretical-empirical contribution of the research was to confirm the foundations provided by the organizational culture theory advocated by literature in terms of artifacts, beliefs/values, and assumptions for cultural convergence in the case studied. In empirical terms, the identification of the practices as a fundamental element for the effectiveness of cultural diffusion stood out in the analysis, as well as aspects linked to the phenomenon of mimetic isomorphism. Furthermore, this study may also motivate new research and serve as a parameter for other similar or contrasting realities.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASAdministraçãoCultura organizacionalDifusão culturalEmpreendedorismo - MulheresComportamento organizacionalCorporate cultureCulture diffusionEntrepreneurship - WomenOrganizational behaviorDifusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedorasDifusion of the organizational culture of na infoproduction company in a community of entrepreneursinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaJacometti, Márciohttps://orcid.org/0000-0001-9740-7218http://lattes.cnpq.br/8509336134084374Tonon, Leonardohttps://orcid.org/0000-0002-9884-5284http://lattes.cnpq.br/8919240816800660Jacometti, Márciohttps://orcid.org/0000-0001-9740-7218http://lattes.cnpq.br/8509336134084374Castro, Marcos dehttps://orcid.org/0000-0002-4837-0399http://lattes.cnpq.br/4637443161777644https://orcid.org/0000-0001-9752-1635http://lattes.cnpq.br/7227224407321375Nunes, Camila Lopesreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8908http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/2/license_rdf0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALculturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdfapplication/pdf2929116http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/1/culturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf74ad0b06ef0d3e38e94bd900ce4aae9cMD51TEXTculturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf.txtculturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf.txtExtracted texttext/plain237719http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/4/culturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf.txtada9086286bfb47f26649749307b5b2eMD54THUMBNAILculturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf.jpgculturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/5/culturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf.jpg620d1546149766af6b094eed6be45bf7MD551/305362023-02-08 04:07:30.877oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30536TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-02-08T06:07:30Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Difusion of the organizational culture of na infoproduction company in a community of entrepreneurs
title Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras
spellingShingle Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras
Nunes, Camila Lopes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Cultura organizacional
Difusão cultural
Empreendedorismo - Mulheres
Comportamento organizacional
Corporate culture
Culture diffusion
Entrepreneurship - Women
Organizational behavior
Administração
title_short Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras
title_full Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras
title_fullStr Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras
title_full_unstemmed Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras
title_sort Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras
author Nunes, Camila Lopes
author_facet Nunes, Camila Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacometti, Márcio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9740-7218
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8509336134084374
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tonon, Leonardo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9884-5284
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8919240816800660
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jacometti, Márcio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9740-7218
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8509336134084374
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Castro, Marcos de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4837-0399
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4637443161777644
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9752-1635
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7227224407321375
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Camila Lopes
contributor_str_mv Jacometti, Márcio
Tonon, Leonardo
Jacometti, Márcio
Castro, Marcos de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Cultura organizacional
Difusão cultural
Empreendedorismo - Mulheres
Comportamento organizacional
Corporate culture
Culture diffusion
Entrepreneurship - Women
Organizational behavior
Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Difusão cultural
Empreendedorismo - Mulheres
Comportamento organizacional
Corporate culture
Culture diffusion
Entrepreneurship - Women
Organizational behavior
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Administração
description A cultura organizacional formalmente definida é um conjunto de suposições, crenças/valores e artefatos compartilhados por um grupo de maneira integrada (SCHEIN, 2017). Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo geral analisar a difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade digital de empreendedoras, entre os anos de 2020 e 2021. O percurso metodológico adotado no estudo foi delineado pela abordagem qualitativa de pesquisa, classificada como descritiva, utilizando-se como método o estudo de caso simples incorporado. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe diretiva da empresa (fundadora e duas diretoras) investigada e diário de campo para se identificar os elementos constitutivos de sua cultura organizacional disseminada para a comunidade de empreendedoras. Também foram coletados dados secundários, tais como documentos institucionais, comunicações internas e externas da empresa, portais eletrônicos, entre outros. Além da triangulação entre as fontes de dados, o fato de a pesquisadora pertencer à comunidade de empreendedoras propiciou a observação direta do objeto de pesquisa. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo temática com critérios de categorização teóricos e empíricos. A principal contribuição teórico-empírica da pesquisa foi confirmar os fundamentos previstos pela teoria da cultura organizacional preconizada pela literatura em termos de artefatos, crenças/valores e suposições para a convergência cultural no caso estudado. Em termos empíricos, a identificação das práticas como elemento fundamental para a eficácia da difusão cultural destacou-se na análise, bem como aspectos ligados ao fenômeno do isomorfismo mimético. Além disso, esse estudo também poderá motivar novas pesquisas e servir de parâmetro para outras realidades similares ou contrastantes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T20:15:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-07T20:15:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Camila Lopes. Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30536
identifier_str_mv NUNES, Camila Lopes. Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/1/culturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/4/culturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30536/5/culturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
74ad0b06ef0d3e38e94bd900ce4aae9c
ada9086286bfb47f26649749307b5b2e
620d1546149766af6b094eed6be45bf7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044361458876416