Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Bortolotti, Débora lattes
Orientador(a): Lima, Marcelo Fernando de lattes
Banca de defesa: Camargo, Hertez Wendel de lattes, Lima, Marcelo Fernando de lattes, Cantarin, Márcio Matiassi lattes, Souza, Maurini de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848
Resumo: No presente trabalho serão analisadas seis capas da revista da Forbes Brasil, publicadas entre os anos de 2013 e 2021. Desta forma, o objetivo é identificar quais arquétipos da marca estão presentes nas capas estampadas por mulheres de sucesso no mundo business, por intermédio da verificação dos elementos estéticos, linguísticos e semânticos. Para que o estudo fosse realizado, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, juntamente com teorias que abordam cultura, consumo, além da formação das relações sociais e do sujeito, bem como a teoria de análise de imagem, mitologia de marca e a utilização da linguagem como fator de construção de sentido e símbolos. Com isso, foi observado que a revista, ao protagonizar o sucesso feminino nos negócios, acabou evocando arquétipos, principalmente de deusas gregas, atrelados ao próprio arquétipo da marca Forbes Brasil. O trabalho foi dividido em quatro blocos: após a introdução, o capítulo 2 é dividido em dois subcapítulos, os quais abordam sobre a cultura e o consumo, para então partir para a teoria de análise de imagem, e, por fim, uma abertura sobre os arquétipos, os quais serão aprofundados aos que representam a revista Forbes Brasil e aos que estão presentes nas seis capas analisadas.
id UTFPR-12_e82fc013b272042168d644d1f8170e0a
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30848
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-03-15T17:51:39Z2023-03-15T17:51:39Z2022-12-12BORTOLOTTI, Débora. Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848No presente trabalho serão analisadas seis capas da revista da Forbes Brasil, publicadas entre os anos de 2013 e 2021. Desta forma, o objetivo é identificar quais arquétipos da marca estão presentes nas capas estampadas por mulheres de sucesso no mundo business, por intermédio da verificação dos elementos estéticos, linguísticos e semânticos. Para que o estudo fosse realizado, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, juntamente com teorias que abordam cultura, consumo, além da formação das relações sociais e do sujeito, bem como a teoria de análise de imagem, mitologia de marca e a utilização da linguagem como fator de construção de sentido e símbolos. Com isso, foi observado que a revista, ao protagonizar o sucesso feminino nos negócios, acabou evocando arquétipos, principalmente de deusas gregas, atrelados ao próprio arquétipo da marca Forbes Brasil. O trabalho foi dividido em quatro blocos: após a introdução, o capítulo 2 é dividido em dois subcapítulos, os quais abordam sobre a cultura e o consumo, para então partir para a teoria de análise de imagem, e, por fim, uma abertura sobre os arquétipos, os quais serão aprofundados aos que representam a revista Forbes Brasil e aos que estão presentes nas seis capas analisadas.In the present work, six covers of the Forbes Brasil magazine, published between 2013 and 2021, will be analyzed. Thus, the objective is to identify which brand archetypes are present on the covers printed by successful women in the business world, through verification aesthetic, linguistic and semantic elements. For the study to be carried out, the methodology chosen was content analysis, along with theories that address culture, consumption, in addition to the formation of social relationships and the subject, as well as the theory of image analysis, brand mythology and the use of language as a factor in the construction of meaning and symbols. With this, it was observed that the magazine, by starring female success in business, ended up evoking archetypes, mainly Greek goddesses, linked to the archetype of the Forbes Brasil brand. The work was divided into 4 blocks: after the introduction, chapter 2 is divided into two subchapters, which deal with culture and consumption, to then move on to the theory of image analysis, and, finally, an opening on the archetypes, which will be deepened to those that represent Forbes Brasil magazine and those that are present in the six analyzed covers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagensUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetrasArquétipo (Psicologia)Mulheres de negóciosEstéticaCapas de revistas - AnáliseContexto (Linguística)Liderança em mulheresArchetype (Psychology)Women in businessAestheticsMagazine covers - AnalysisContext (Linguistics)Leadership in womenArquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021Feminine archetypes and communication: analysis of six covers of Forbes Brasil from 2013 to 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaLima, Marcelo Fernando dehttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472http://lattes.cnpq.br/4315132452111762Camargo, Hertez Wendel dehttps://orcid.org/0000-0003-4639-0553http://lattes.cnpq.br/2778413245735367Lima, Marcelo Fernando dehttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472http://lattes.cnpq.br/4315132452111762Cantarin, Márcio Matiassihttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345http://lattes.cnpq.br/8396759751370138Souza, Maurini dehttps://orcid.org/0000-0001-8914-2133http://lattes.cnpq.br/2682254281407504https://orcid.org/0000-0001-6800-6431http://lattes.cnpq.br/9357391579636140Bortolotti, Déborareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALarquetiposfemininoscapasforbes.pdfapplication/pdf2477814http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/1/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf16471ba0b26086e59621e9cddfb83fe2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52TEXTarquetiposfemininoscapasforbes.pdf.txtarquetiposfemininoscapasforbes.pdf.txtExtracted texttext/plain280316http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/4/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf.txt39afdd4c83b0f3ed2e9659d6cab43894MD54THUMBNAILarquetiposfemininoscapasforbes.pdf.jpgarquetiposfemininoscapasforbes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/5/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf.jpg7f9fd9de52c448fa8b949cdd1ca0b9deMD551/308482023-03-17 03:07:37.567oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-03-17T06:07:37Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Feminine archetypes and communication: analysis of six covers of Forbes Brasil from 2013 to 2021
title Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
spellingShingle Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
Bortolotti, Débora
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Arquétipo (Psicologia)
Mulheres de negócios
Estética
Capas de revistas - Análise
Contexto (Linguística)
Liderança em mulheres
Archetype (Psychology)
Women in business
Aesthetics
Magazine covers - Analysis
Context (Linguistics)
Leadership in women
Letras
title_short Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
title_full Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
title_fullStr Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
title_full_unstemmed Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
title_sort Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
author Bortolotti, Débora
author_facet Bortolotti, Débora
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2206-1472
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4315132452111762
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camargo, Hertez Wendel de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4639-0553
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2778413245735367
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2206-1472
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4315132452111762
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cantarin, Márcio Matiassi
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8622-9345
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8396759751370138
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Souza, Maurini de
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8914-2133
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2682254281407504
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6800-6431
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9357391579636140
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolotti, Débora
contributor_str_mv Lima, Marcelo Fernando de
Camargo, Hertez Wendel de
Lima, Marcelo Fernando de
Cantarin, Márcio Matiassi
Souza, Maurini de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Arquétipo (Psicologia)
Mulheres de negócios
Estética
Capas de revistas - Análise
Contexto (Linguística)
Liderança em mulheres
Archetype (Psychology)
Women in business
Aesthetics
Magazine covers - Analysis
Context (Linguistics)
Leadership in women
Letras
dc.subject.por.fl_str_mv Arquétipo (Psicologia)
Mulheres de negócios
Estética
Capas de revistas - Análise
Contexto (Linguística)
Liderança em mulheres
Archetype (Psychology)
Women in business
Aesthetics
Magazine covers - Analysis
Context (Linguistics)
Leadership in women
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Letras
description No presente trabalho serão analisadas seis capas da revista da Forbes Brasil, publicadas entre os anos de 2013 e 2021. Desta forma, o objetivo é identificar quais arquétipos da marca estão presentes nas capas estampadas por mulheres de sucesso no mundo business, por intermédio da verificação dos elementos estéticos, linguísticos e semânticos. Para que o estudo fosse realizado, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, juntamente com teorias que abordam cultura, consumo, além da formação das relações sociais e do sujeito, bem como a teoria de análise de imagem, mitologia de marca e a utilização da linguagem como fator de construção de sentido e símbolos. Com isso, foi observado que a revista, ao protagonizar o sucesso feminino nos negócios, acabou evocando arquétipos, principalmente de deusas gregas, atrelados ao próprio arquétipo da marca Forbes Brasil. O trabalho foi dividido em quatro blocos: após a introdução, o capítulo 2 é dividido em dois subcapítulos, os quais abordam sobre a cultura e o consumo, para então partir para a teoria de análise de imagem, e, por fim, uma abertura sobre os arquétipos, os quais serão aprofundados aos que representam a revista Forbes Brasil e aos que estão presentes nas seis capas analisadas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-15T17:51:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-15T17:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORTOLOTTI, Débora. Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848
identifier_str_mv BORTOLOTTI, Débora. Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/1/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/4/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/5/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
16471ba0b26086e59621e9cddfb83fe2
934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4
39afdd4c83b0f3ed2e9659d6cab43894
7f9fd9de52c448fa8b949cdd1ca0b9de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044346889961472