Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Bueno, Caroline de Moura lattes
Orientador(a): Pezarico, Giovanna lattes
Banca de defesa: Fujinaga, Cristina Ide lattes, Teixeira, Edival Sebastiao lattes, Pezarico, Giovanna lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23596
Resumo: Essa dissertação trata sobre o aleitamento materno e está inserida no contexto da temática da Educação e Desenvolvimento. Nesse âmbito temático, é analisado o tensionamento entre os saberes tradicionais e técnicos a partir das perspectivas das orientações dos grupos de gestantes em um coletivo de mães e de enfermeiras. Além disso, também é estudado e discutido os aspectos organizacionais desses dois grupos. O objetivo principal dessa dissertação é analisar tal tensionamento, bem como os diálogos e racionalidades que os envolvem. A base do subsídio teórico utilizada para realização dessas análises foi à concepção de biopoder e biopolíticas, descritas por Michel Foucault. As teorias do autor são utilizadas para compreender os saberes técnicos-científicos e tradicionais e os discursos produzidos pelas políticas públicas em aleitamento materno. A abordagem metodológica utilizada para realizar essa investigação foi de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas em dois grupos com indivíduos da cidade de Pato Branco, Paraná. As principais análises produzidas pelo estudo separam-se em duas categorias: Os aspectos organizacionais/institucionais no processo de aconselhamento a partir de um coletivo e uma organização pública e os tensionamentos entre os saberes técnicos-científicos e os saberes tradicionais. A primeira categoria refere-se aos processos organizacionais de aconselhamento materno e observa-se como características principais a flexibilização e autonomia nas reuniões do coletivo frente racionalidade instrumental dos grupos de gestantes nas unidades de saúde. Na segunda categoria, destaca-se o balanceamento que ocorre entre o saber tradicional, apoiado pelas vivências, e o saber técnico-científico no coletivo e a dicotomia existente no discurso das enfermeiras entre esses dois saberes. Observa-se nos dois grupos analisados que a maternidade atravessa essas práticas no sentindo em que o aconselhamento em aleitamento materno ocorre apoiado nessas vivências. Por meio das reflexões de Foucault, discutiu-se o viés do controle social e a legitimação dos discursos de verdade. Diante das duas perspectivas, é possível enfatizar a diversidade de técnicas disciplinares nos Manuais de Aleitamento Materno, pois ele valoriza o saber instrumental frente à pluralidade de ideias do coletivo de mães. Contudo, também é importante ressaltar que o tensionamento reside nesse imbricamento, de saúde e cuidado, e que as participantes do presente estudo demonstram as relações de poder na reprodução desses discursos técnicos-científicos sem negar a importância das vivências no aconselhamento em aleitamento materno. No bojo desse embate de saberes e poderes percebidos, depreende-se a necessidade de articulação entre as esferas públicas e organizações não convencionais para compreender as atuações no âmbito de aconselhamento materno como uma prática sociocultural e valorizar a pluralidade de saberes existente nesse tema.
id UTFPR-12_f2bb2515ff52a027b72d7b245f5a66fe
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23596
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-12-23T17:16:20Z2020-12-23T17:16:20Z2020-08-28BUENO, Caroline de Moura. Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23596Essa dissertação trata sobre o aleitamento materno e está inserida no contexto da temática da Educação e Desenvolvimento. Nesse âmbito temático, é analisado o tensionamento entre os saberes tradicionais e técnicos a partir das perspectivas das orientações dos grupos de gestantes em um coletivo de mães e de enfermeiras. Além disso, também é estudado e discutido os aspectos organizacionais desses dois grupos. O objetivo principal dessa dissertação é analisar tal tensionamento, bem como os diálogos e racionalidades que os envolvem. A base do subsídio teórico utilizada para realização dessas análises foi à concepção de biopoder e biopolíticas, descritas por Michel Foucault. As teorias do autor são utilizadas para compreender os saberes técnicos-científicos e tradicionais e os discursos produzidos pelas políticas públicas em aleitamento materno. A abordagem metodológica utilizada para realizar essa investigação foi de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas em dois grupos com indivíduos da cidade de Pato Branco, Paraná. As principais análises produzidas pelo estudo separam-se em duas categorias: Os aspectos organizacionais/institucionais no processo de aconselhamento a partir de um coletivo e uma organização pública e os tensionamentos entre os saberes técnicos-científicos e os saberes tradicionais. A primeira categoria refere-se aos processos organizacionais de aconselhamento materno e observa-se como características principais a flexibilização e autonomia nas reuniões do coletivo frente racionalidade instrumental dos grupos de gestantes nas unidades de saúde. Na segunda categoria, destaca-se o balanceamento que ocorre entre o saber tradicional, apoiado pelas vivências, e o saber técnico-científico no coletivo e a dicotomia existente no discurso das enfermeiras entre esses dois saberes. Observa-se nos dois grupos analisados que a maternidade atravessa essas práticas no sentindo em que o aconselhamento em aleitamento materno ocorre apoiado nessas vivências. Por meio das reflexões de Foucault, discutiu-se o viés do controle social e a legitimação dos discursos de verdade. Diante das duas perspectivas, é possível enfatizar a diversidade de técnicas disciplinares nos Manuais de Aleitamento Materno, pois ele valoriza o saber instrumental frente à pluralidade de ideias do coletivo de mães. Contudo, também é importante ressaltar que o tensionamento reside nesse imbricamento, de saúde e cuidado, e que as participantes do presente estudo demonstram as relações de poder na reprodução desses discursos técnicos-científicos sem negar a importância das vivências no aconselhamento em aleitamento materno. No bojo desse embate de saberes e poderes percebidos, depreende-se a necessidade de articulação entre as esferas públicas e organizações não convencionais para compreender as atuações no âmbito de aconselhamento materno como uma prática sociocultural e valorizar a pluralidade de saberes existente nesse tema.This dissertation deals with breastfeeding and is inserted in the context of Education and Development. In this thematic scope, the tension between traditional and technical knowledge is analyzed from the perspective ofthe orientations of the groups of pregnant women in a collective of mothers and nurses. In addition, the organizational aspects of these two groups are also studied and discussed. The main objective of this dissertation is to analyze such tension, as wellas the dialogues and rationalities that involve them. The basis of the theoretical subsidy used to carry out these analyzes was the concept of biopower and biopolitics, described by Michel Foucault. The author's theories are used to understand the technical-scientific and traditional knowledge and the discourses produced by public policies on breastfeeding. The methodological approach used to carry out this investigation was a descriptive research, with a qualitative approach, with semi-structured interviews being conducted in two groups with individuals from the city of Pato Branco, Paraná. The main analyzes produced by the study are divided into two categories: the organizational / institutional aspects in the counseling process from a collective and a public organization and the tension between technical and scientific knowledge and traditional knowledge. The first category refers to the organizational processes of maternal counseling and the main characteristics are the flexibility and autonomy in the collective meetings in view of the instrumental rationality of the groups of pregnant women in the health units. In the second category, the balance that occurs between traditional knowledge, supported by experiences, and technical-scientific knowledge in the collective and the dichotomy existing in the nurses' discourse between these two types of knowledge stands out. It is observed in the two groups analyzed that motherhood goes through these practices in the sense that breastfeeding counseling occurs supported by these experiences. Through Foucault's reflections, the bias of social control and the legitimation of truth discourses were discussed. In view of the two perspectives, it is possible to emphasize the diversity of disciplinary techniques in the Breastfeeding Manuals, as it values instrumental knowledge in view of the plurality of ideas from the collective of mothers. However, it is also important to emphasize that the tension lies in this overlap, of health and care, and that the participants of the present study demonstrate the power relations in the reproduction of these technical-scientific discourses without denying the importance of the experiences in breastfeeding counseling. At the center of this clash of perceived knowledge and powers, there is a need for articulation between public spheres and non-conventional organizations to understand the actions in the context of maternal counseling as a socio-cultural practice and to value the plurality of knowledge existing in this theme.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALEngenharia/Tecnologia/GestãoPolítica públicaAmamentaçãoCrianças - NutriçãoPublic policyBreastfeedingChildren - NutritionEntre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento maternoBetween tensions and dialogues: scientific and technical knowledge and traditional knowledge in breastfeeding counseling practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoPezarico, Giovannahttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685http://lattes.cnpq.br/2031390761559720Fujinaga, Cristina Idehttps://orcid.org/0000-0003-0852-1567http://lattes.cnpq.br/7868033399535810Teixeira, Edival Sebastiaohttps://orcid.org/0000-0002-0712-8109http://lattes.cnpq.br/0826917150806263Pezarico, Giovannahttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685http://lattes.cnpq.br/2031390761559720https://orcid.org/0000-0003-3847-3447http://lattes.cnpq.br/8306970820225778Bueno, Caroline de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALaleitamentomaternosaberestensionamento.pdfapplication/pdf2902028http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23596/1/aleitamentomaternosaberestensionamento.pdfa4e6c9444d7a8fc2f3ac61d5bd29452fMD51TEXTaleitamentomaternosaberestensionamento.pdf.txtaleitamentomaternosaberestensionamento.pdf.txtExtracted texttext/plain340604http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23596/2/aleitamentomaternosaberestensionamento.pdf.txt7c240e6e13242c64879643903861ea12MD52THUMBNAILaleitamentomaternosaberestensionamento.pdf.jpgaleitamentomaternosaberestensionamento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23596/3/aleitamentomaternosaberestensionamento.pdf.jpg4d429fa86e62832c8c04833c89d57699MD531/235962020-12-24 04:10:32.27oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-12-24T06:10:32Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Between tensions and dialogues: scientific and technical knowledge and traditional knowledge in breastfeeding counseling practices
title Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
spellingShingle Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
Bueno, Caroline de Moura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Política pública
Amamentação
Crianças - Nutrição
Public policy
Breastfeeding
Children - Nutrition
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
title_full Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
title_fullStr Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
title_full_unstemmed Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
title_sort Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno
author Bueno, Caroline de Moura
author_facet Bueno, Caroline de Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pezarico, Giovanna
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5576-6685
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2031390761559720
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fujinaga, Cristina Ide
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0852-1567
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7868033399535810
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Teixeira, Edival Sebastiao
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0712-8109
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0826917150806263
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pezarico, Giovanna
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5576-6685
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2031390761559720
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3847-3447
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8306970820225778
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Caroline de Moura
contributor_str_mv Pezarico, Giovanna
Fujinaga, Cristina Ide
Teixeira, Edival Sebastiao
Pezarico, Giovanna
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Política pública
Amamentação
Crianças - Nutrição
Public policy
Breastfeeding
Children - Nutrition
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Amamentação
Crianças - Nutrição
Public policy
Breastfeeding
Children - Nutrition
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Essa dissertação trata sobre o aleitamento materno e está inserida no contexto da temática da Educação e Desenvolvimento. Nesse âmbito temático, é analisado o tensionamento entre os saberes tradicionais e técnicos a partir das perspectivas das orientações dos grupos de gestantes em um coletivo de mães e de enfermeiras. Além disso, também é estudado e discutido os aspectos organizacionais desses dois grupos. O objetivo principal dessa dissertação é analisar tal tensionamento, bem como os diálogos e racionalidades que os envolvem. A base do subsídio teórico utilizada para realização dessas análises foi à concepção de biopoder e biopolíticas, descritas por Michel Foucault. As teorias do autor são utilizadas para compreender os saberes técnicos-científicos e tradicionais e os discursos produzidos pelas políticas públicas em aleitamento materno. A abordagem metodológica utilizada para realizar essa investigação foi de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas em dois grupos com indivíduos da cidade de Pato Branco, Paraná. As principais análises produzidas pelo estudo separam-se em duas categorias: Os aspectos organizacionais/institucionais no processo de aconselhamento a partir de um coletivo e uma organização pública e os tensionamentos entre os saberes técnicos-científicos e os saberes tradicionais. A primeira categoria refere-se aos processos organizacionais de aconselhamento materno e observa-se como características principais a flexibilização e autonomia nas reuniões do coletivo frente racionalidade instrumental dos grupos de gestantes nas unidades de saúde. Na segunda categoria, destaca-se o balanceamento que ocorre entre o saber tradicional, apoiado pelas vivências, e o saber técnico-científico no coletivo e a dicotomia existente no discurso das enfermeiras entre esses dois saberes. Observa-se nos dois grupos analisados que a maternidade atravessa essas práticas no sentindo em que o aconselhamento em aleitamento materno ocorre apoiado nessas vivências. Por meio das reflexões de Foucault, discutiu-se o viés do controle social e a legitimação dos discursos de verdade. Diante das duas perspectivas, é possível enfatizar a diversidade de técnicas disciplinares nos Manuais de Aleitamento Materno, pois ele valoriza o saber instrumental frente à pluralidade de ideias do coletivo de mães. Contudo, também é importante ressaltar que o tensionamento reside nesse imbricamento, de saúde e cuidado, e que as participantes do presente estudo demonstram as relações de poder na reprodução desses discursos técnicos-científicos sem negar a importância das vivências no aconselhamento em aleitamento materno. No bojo desse embate de saberes e poderes percebidos, depreende-se a necessidade de articulação entre as esferas públicas e organizações não convencionais para compreender as atuações no âmbito de aconselhamento materno como uma prática sociocultural e valorizar a pluralidade de saberes existente nesse tema.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-23T17:16:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-23T17:16:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUENO, Caroline de Moura. Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23596
identifier_str_mv BUENO, Caroline de Moura. Entre tensionamentos e diálogos: os saberes técnico-científicos e os saberes tradicionais nas práticas de aconselhamento em aleitamento materno. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23596/1/aleitamentomaternosaberestensionamento.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23596/2/aleitamentomaternosaberestensionamento.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23596/3/aleitamentomaternosaberestensionamento.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4e6c9444d7a8fc2f3ac61d5bd29452f
7c240e6e13242c64879643903861ea12
4d429fa86e62832c8c04833c89d57699
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044367773401088