Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Weber, Talita Canassa lattes
Orientador(a): Tavares, Marcele lattes
Banca de defesa: Tavares, Marcele lattes, Ferreira, Pamela Emanueli Alves lattes, Buriasco, Regina Luzia Corio de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579
Resumo: Acompanha: Contexto híbrido avaliativo.
id UTFPR-12_fe47405811916ffb00e8da25dd76e787
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24579
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-03-31T17:06:39Z2021-03-31T17:06:39Z2020-12-02WEBER, Talita Canassa. Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579Acompanha: Contexto híbrido avaliativo.Esta pesquisa discute uma possível articulação da avaliação formativa com avaliação somativa. A discussão foi desenvolvida por meio da apresentação de aspectos teóricos acerca da avaliação formativa e da avaliação somativa para uma clarificação conceitual. Com base nessa clarificação, desenvolveram-se três experiências práticas: Prova em Duas Fases, aplicada em turma do segundo ano do Ensino Médio de escola particular de Londrina­PR; Prova em Grupo, aplicada também em turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola indígena de Ortigueira­PR, e Prova de Levar para Casa, aplicada em turma de terceiro ano do Ensino Médio de escola estadual de Londrina­PR. Os resultados, qualitativos a partir de uma análise interpretativa, evidenciam que uma articulação da avaliação somativa com a avaliação formativa pode ser um caminho para a avaliação escolar subsidiar os processos de aprendizagem, pode trazer à tona mais ações formativas para o chão da sala de aula e significar o somativo de modo pertinente à aprendizagem. Por meio dos experimentos analisados à luz dos aspectos teóricos apresentados e norteados por elementos de um processo de avaliação: Feedback, Análise da Produção Escrita, Dispositivo e Regulação, a avaliação formativa e a somativa articularam­se em um propósito comum: a aprendizagem. Algumas ações foram consideradas importantes para favorecer e fortalecer esse processo de modo que mais ações formativas estejam presentes em sala de aula: investigação e negociação, aliadas à prática de feedback, e Análise da produção escrita. O Produto Educacional oriundo da pesquisa é um texto teórico que contém uma proposta de contexto avaliativo baseada em uma possível articulação da avaliação somativa e formativa, para que a avaliação escolar seja cada vez mais ao serviço das aprendizagens e favorecendo sistemas escolares mais democráticos e menos injustos.This research discusses a possible articulation of formative assessment with summative assessment. The discussion was developed through the presentation of theoretical aspects about formative assessment and summative assessment for a conceptual clarification. Based on this clarification, three practical experiences were developed: Two­Phase Test, applied to a second­year high school class from a private school in Londrina­PR; Group Test, also applied in the second year of high school class at an indigenous school in Ortigueira­PR, and the Take­Home Test, applied in the third year of high school class at a state school in Londrina­PR. The results, qualitative from an interpretive analysis, show that an articulation of summative assessment with formative assessment can be a way for school assessment to subsidize the learning processes, it can bring more training actions to the classroom floor and signify the sum in a manner pertinent to learning. Through the experiments analyzed in the light of the theoretical aspects presented and guided by elements of an evaluation process: Feedback, Analysis of Written Production, Device and Regulation, the formative and summative evaluation were articulated in a common purpose: learning. Some actions were considered important to favor and strengthen this process so that more training actions are present in the classroom: research and negotiation, combined with the practice of feedback, and Analysis of written production. The Educational Product resulting from the research is a theoretical text that contains a proposal for an evaluative context based on a possible articulation of summative and formative assessment, so that school assessment is increasingly at the service of learning and favoring more democratic and less unfair school systems .porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoAvaliação de Potencial de AprendizagemAvaliação educacionalMathematics - Study and teachingLearning Potential Assessment DeviceEducation - EvaluationArticulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemáticaArticulation of summary assessment with formative assessment in mathematics classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaTavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656Tavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656Ferreira, Pamela Emanueli Alveshttps://orcid.org/0000-0002-9420-8536http://lattes.cnpq.br/1845347041325856Buriasco, Regina Luzia Corio dehttps://orcid.org/0000-0002-5845-1619http://lattes.cnpq.br/3250673949753067https://orcid.org/0000-0003-2189-1167http://lattes.cnpq.br/9724597915580674Weber, Talita Canassareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdfapplication/pdf1890727http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/1/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf8fe8f655a9d34f5be8e6221821129d71MD51articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdfapplication/pdf630793http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/2/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf2124ee9132fb17d5db32854c77348544MD52TEXTarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.txtarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.txtExtracted texttext/plain260496http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/3/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.txt88899f54d3616e270ed56acf6bd99dd3MD53articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.txtarticulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain25813http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/5/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.txtf41451abddc6d4d9fac8dacae24c108bMD55THUMBNAILarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.jpgarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/4/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.jpgdcb68e15a74462d61a462db8ffb43042MD54articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.jpgarticulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1403http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/6/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.jpg5c9b3db3a999d2ebb031aabb7fe290ddMD561/245792021-04-01 03:14:06.616oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24579Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-04-01T06:14:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Articulation of summary assessment with formative assessment in mathematics classes
title Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
spellingShingle Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
Weber, Talita Canassa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
title_full Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
title_fullStr Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
title_full_unstemmed Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
title_sort Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
author Weber, Talita Canassa
author_facet Weber, Talita Canassa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Marcele
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6844-6525
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3399032085207656
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tavares, Marcele
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6844-6525
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3399032085207656
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira, Pamela Emanueli Alves
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9420-8536
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1845347041325856
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5845-1619
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3250673949753067
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2189-1167
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9724597915580674
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Talita Canassa
contributor_str_mv Tavares, Marcele
Tavares, Marcele
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Buriasco, Regina Luzia Corio de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Mathematics - Study and teaching
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Contexto híbrido avaliativo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-31T17:06:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-31T17:06:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WEBER, Talita Canassa. Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579
identifier_str_mv WEBER, Talita Canassa. Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/1/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/2/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/3/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/5/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/4/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/6/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fe8f655a9d34f5be8e6221821129d71
2124ee9132fb17d5db32854c77348544
88899f54d3616e270ed56acf6bd99dd3
f41451abddc6d4d9fac8dacae24c108b
dcb68e15a74462d61a462db8ffb43042
5c9b3db3a999d2ebb031aabb7fe290dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044306688606208