Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579 |
Resumo: | Acompanha: Contexto híbrido avaliativo. |
id |
UTFPR-12_fe47405811916ffb00e8da25dd76e787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24579 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-31T17:06:39Z2021-03-31T17:06:39Z2020-12-02WEBER, Talita Canassa. Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579Acompanha: Contexto híbrido avaliativo.Esta pesquisa discute uma possível articulação da avaliação formativa com avaliação somativa. A discussão foi desenvolvida por meio da apresentação de aspectos teóricos acerca da avaliação formativa e da avaliação somativa para uma clarificação conceitual. Com base nessa clarificação, desenvolveram-se três experiências práticas: Prova em Duas Fases, aplicada em turma do segundo ano do Ensino Médio de escola particular de LondrinaPR; Prova em Grupo, aplicada também em turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola indígena de OrtigueiraPR, e Prova de Levar para Casa, aplicada em turma de terceiro ano do Ensino Médio de escola estadual de LondrinaPR. Os resultados, qualitativos a partir de uma análise interpretativa, evidenciam que uma articulação da avaliação somativa com a avaliação formativa pode ser um caminho para a avaliação escolar subsidiar os processos de aprendizagem, pode trazer à tona mais ações formativas para o chão da sala de aula e significar o somativo de modo pertinente à aprendizagem. Por meio dos experimentos analisados à luz dos aspectos teóricos apresentados e norteados por elementos de um processo de avaliação: Feedback, Análise da Produção Escrita, Dispositivo e Regulação, a avaliação formativa e a somativa articularamse em um propósito comum: a aprendizagem. Algumas ações foram consideradas importantes para favorecer e fortalecer esse processo de modo que mais ações formativas estejam presentes em sala de aula: investigação e negociação, aliadas à prática de feedback, e Análise da produção escrita. O Produto Educacional oriundo da pesquisa é um texto teórico que contém uma proposta de contexto avaliativo baseada em uma possível articulação da avaliação somativa e formativa, para que a avaliação escolar seja cada vez mais ao serviço das aprendizagens e favorecendo sistemas escolares mais democráticos e menos injustos.This research discusses a possible articulation of formative assessment with summative assessment. The discussion was developed through the presentation of theoretical aspects about formative assessment and summative assessment for a conceptual clarification. Based on this clarification, three practical experiences were developed: TwoPhase Test, applied to a secondyear high school class from a private school in LondrinaPR; Group Test, also applied in the second year of high school class at an indigenous school in OrtigueiraPR, and the TakeHome Test, applied in the third year of high school class at a state school in LondrinaPR. The results, qualitative from an interpretive analysis, show that an articulation of summative assessment with formative assessment can be a way for school assessment to subsidize the learning processes, it can bring more training actions to the classroom floor and signify the sum in a manner pertinent to learning. Through the experiments analyzed in the light of the theoretical aspects presented and guided by elements of an evaluation process: Feedback, Analysis of Written Production, Device and Regulation, the formative and summative evaluation were articulated in a common purpose: learning. Some actions were considered important to favor and strengthen this process so that more training actions are present in the classroom: research and negotiation, combined with the practice of feedback, and Analysis of written production. The Educational Product resulting from the research is a theoretical text that contains a proposal for an evaluative context based on a possible articulation of summative and formative assessment, so that school assessment is increasingly at the service of learning and favoring more democratic and less unfair school systems .porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoAvaliação de Potencial de AprendizagemAvaliação educacionalMathematics - Study and teachingLearning Potential Assessment DeviceEducation - EvaluationArticulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemáticaArticulation of summary assessment with formative assessment in mathematics classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaTavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656Tavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656Ferreira, Pamela Emanueli Alveshttps://orcid.org/0000-0002-9420-8536http://lattes.cnpq.br/1845347041325856Buriasco, Regina Luzia Corio dehttps://orcid.org/0000-0002-5845-1619http://lattes.cnpq.br/3250673949753067https://orcid.org/0000-0003-2189-1167http://lattes.cnpq.br/9724597915580674Weber, Talita Canassareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdfapplication/pdf1890727http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/1/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf8fe8f655a9d34f5be8e6221821129d71MD51articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdfapplication/pdf630793http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/2/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf2124ee9132fb17d5db32854c77348544MD52TEXTarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.txtarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.txtExtracted texttext/plain260496http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/3/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.txt88899f54d3616e270ed56acf6bd99dd3MD53articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.txtarticulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain25813http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/5/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.txtf41451abddc6d4d9fac8dacae24c108bMD55THUMBNAILarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.jpgarticulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/4/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.jpgdcb68e15a74462d61a462db8ffb43042MD54articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.jpgarticulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1403http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/6/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.jpg5c9b3db3a999d2ebb031aabb7fe290ddMD561/245792021-04-01 03:14:06.616oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24579Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-04-01T06:14:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Articulation of summary assessment with formative assessment in mathematics classes |
title |
Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática |
spellingShingle |
Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática Weber, Talita Canassa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática - Estudo e ensino Avaliação de Potencial de Aprendizagem Avaliação educacional Mathematics - Study and teaching Learning Potential Assessment Device Education - Evaluation Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática |
title_full |
Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática |
title_fullStr |
Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática |
title_sort |
Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática |
author |
Weber, Talita Canassa |
author_facet |
Weber, Talita Canassa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavares, Marcele |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tavares, Marcele |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferreira, Pamela Emanueli Alves |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9420-8536 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1845347041325856 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5845-1619 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3250673949753067 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2189-1167 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9724597915580674 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Talita Canassa |
contributor_str_mv |
Tavares, Marcele Tavares, Marcele Ferreira, Pamela Emanueli Alves Buriasco, Regina Luzia Corio de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática - Estudo e ensino Avaliação de Potencial de Aprendizagem Avaliação educacional Mathematics - Study and teaching Learning Potential Assessment Device Education - Evaluation Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Avaliação de Potencial de Aprendizagem Avaliação educacional Mathematics - Study and teaching Learning Potential Assessment Device Education - Evaluation |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: Contexto híbrido avaliativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-31T17:06:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-31T17:06:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WEBER, Talita Canassa. Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579 |
identifier_str_mv |
WEBER, Talita Canassa. Articulação da avaliação somativa com avaliação formativa em aulas de matemática. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/1/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/2/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/3/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/5/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/4/articulacaoavaliacaosomativaformativa.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24579/6/articulacaoavaliacaosomativaformativa_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fe8f655a9d34f5be8e6221821129d71 2124ee9132fb17d5db32854c77348544 88899f54d3616e270ed56acf6bd99dd3 f41451abddc6d4d9fac8dacae24c108b dcb68e15a74462d61a462db8ffb43042 5c9b3db3a999d2ebb031aabb7fe290dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044306688606208 |