Hortas no ensino de biologia: possibilidades, limitações e sugestões

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rodrigues, Rafaela Xavier lattes
Orientador(a): Matos, Ione Maria de lattes
Banca de defesa: Lautner, Roberto Queiroga lattes, Silva, Beatriz Nascimento Monteiro da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00157
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13177
Resumo: O uso de hortas escolares como ferramenta pedagógica de ensino, além de abordar temas relacionados a educação ambiental e a educação para a saúde, apresentam-se como um laboratório vivo de experiências que permitem associar teoria e prática. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa sobre as possibilidades e limitações do uso de hortas no ensino de biologia e elaborar sugestões de metodologias ligadas a práticas com hortas escolares para estudantes do ensino médio. Foram analisados estudos publicados originalmente na língua portuguesa, entre os anos de 2010 a 2019, tendo como referência as bases de dados Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Fizeram parte do escopo desta revisão 32 estudos que preencheram os critérios de seleção. Utilizamos neste estudo uma abordagem qualitativa com objetivo exploratório e descritivo com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica. Os estudos permitiram concluir que as hortas escolares podem ser utilizadas como ferramentas de ensino de Biologia e além de favorecerem a interdisciplinaridade, também permitem o estudo de temas transversais relacionados a Educação Ambiental, bem como, ampliam a atuação do professor para além da sala de aula.