Projeto como potencializador da consciência crítica de estudantes de uma escola do campo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Scheeren, Vanessa
Orientador(a): Junqueira, Sonia Maria da Silva
Banca de defesa: Junqueira, Sonia Maria da Silva, Borba, Marcelo de Carvalho, Angelo, Claudia Laus, Melo, Elena Maria Billig
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pampa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Acadêmico em Ensino
Departamento: Campus Bagé
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4594
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito investigar como um projeto, caracterizado por uma situação aberta de ensino-aprendizagem, potencializou a consciência crítica de estudantes do Ensino Médio de uma Escola de assentamento rural, considerando valores e princípios da concepção de Educação de Freire, da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio 15 de Junho, localizada em uma área de assentamento rural, município de Hulha Negra, estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi conduzida por uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação, realizada com doze alunos do Ensino Médio. Os dados submetidos à análise foram produzidos por meio de observação participante, do caderno de campo da pesquisadora, de entrevistas com os estudantes, de folhas de registros e gravação de áudio e vídeo, e submetidos a uma Análise de Conteúdo. Por meio desse estudo, reconhecemos a ampliação da atuação crítica, política e social dos estudantes, à medida que mostraram consciência dos problemas que os afetam e disposição para buscar soluções, reivindicando direitos e protagonizando ações com o propósito de transformar a realidade em que estão inseridos. Compreendemos que essa atitude dos estudantes reflete o processo histórico de luta da comunidade para que direitos básicos pudessem ser adquiridos. A articulação da matemática a problemas da realidade, permitida pelo projeto, contribuiu para que os estudantes atribuíssem significado aos conhecimentos matemáticos e reconhecessem a presença da matemática em situações cotidianas. Inferimos o caráter democrático do projeto, dando voz e poder de decisão aos estudantes, permitindo-nos reconhecer nesses sujeitos características da coletividade, transformação, deliberação e coflexão. Contudo, a Educação Matemática Democrática ainda não é uma realidade, mas sim um ideal que podemos alcançar.