"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Sá Filho, Roberto Alvarez de lattes
Orientador(a): Jesus, Diego Santos Vieira de
Banca de defesa: Kamlot, Daniel, Teixeira, Ana Christina Celano
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/351
Resumo: The aim of this dissertation is to investigate why advertising professionals decided to leave agencies of the city of Rio de Janeiro to work in the advertising market of São Paulo or creative cities abroad in the 2000s and 2010s. The main argument indicates that the decision of these professionals to leave advertising agencies in Rio de Janeiro is related to the greater financial instability of such professionals due to the reduction of revenues of local agencies and the decrease of advertising expenses by contracting companies in the light of the aggravation of the political-economic crisis in the city since the beginning of the last decade. Moreover, the decision of these professionals to leave Rio de Janeiro’s advertising sector is linked to the lower recognition of advertising professionals, by their peers and the public, for the authorship of ideas in Rio de Janeiro in relation to São Paulo and creative cities abroad
id ESPM_467571c639e67f466e29d76e9cc3b59e
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/351
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Jesus, Diego Santos Vieira deKamlot, DanielTeixeira, Ana Christina Celano075.563.437-31http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479748E9Sá Filho, Roberto Alvarez de2019-10-17T20:44:07Z2017-07-27Sá Filho, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa? : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior. 2017. [107 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro] .http://tede2.espm.br/handle/tede/351The aim of this dissertation is to investigate why advertising professionals decided to leave agencies of the city of Rio de Janeiro to work in the advertising market of São Paulo or creative cities abroad in the 2000s and 2010s. The main argument indicates that the decision of these professionals to leave advertising agencies in Rio de Janeiro is related to the greater financial instability of such professionals due to the reduction of revenues of local agencies and the decrease of advertising expenses by contracting companies in the light of the aggravation of the political-economic crisis in the city since the beginning of the last decade. Moreover, the decision of these professionals to leave Rio de Janeiro’s advertising sector is linked to the lower recognition of advertising professionals, by their peers and the public, for the authorship of ideas in Rio de Janeiro in relation to São Paulo and creative cities abroadO objetivo desta dissertação é investigar por que publicitários decidiram deixar agências da cidade do Rio de Janeiro para exercer a profissão no mercado publicitário paulista ou de cidades criativas no exterior nas décadas de 2000 e 2010. Sustenta-se que a decisão desses profissionais de deixar agências de publicidade no Rio de Janeiro esteja relacionada à maior -instabilidade financeira de tais publicitários diante da redução das receitas das agências locais e da diminuição dos investimentos em publicidade por empresas contratantes diante do agravamento da crise político-econômica no município desde o início da década passada. Além disso, a decisão desses profissionais de deixar o setor da publicidade do Rio de Janeiro mostra-se ligada ao menor reconhecimento dos publicitários, por seus pares e pelo público, pela autoria de ideias nessa cidade em relação a São Paulo e cidades criativas no exteriorSubmitted by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2019-10-17T19:58:36Z No. of bitstreams: 1 SÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf: 1195170 bytes, checksum: 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2019-10-17T20:04:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf: 1195170 bytes, checksum: 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2019-10-17T20:05:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf: 1195170 bytes, checksum: 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-17T20:44:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf: 1195170 bytes, checksum: 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 (MD5) Previous issue date: 2017-07-27application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/1066/S%c3%81%20FILHO%2c%20Roberto%20Alvarez%20de.%20A%20propaganda%20%c3%a9%20nossa.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Gestão da Economia CriativaESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensupublicidade; Rio de Janeiro; profissionais criativos; crise política e socioeconômicaadvertising; Rio de Janeiro; creative professionals; political and socioeconomic crisisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior"The Advertising is Ours?" Advertisers' decision to leave carioca agencies to profess in São Paulo markets and creative cities abroadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5059127625252930782500500600-4455193753091852328-2504903392600098822info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf.jpgSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf.jpgimage/jpeg4058http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/4/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf.jpg6771fbc7fd6ebbe5cb2d47b9a9641609MD54TEXTSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf.txtSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf.txttext/plain192749http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/3/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf.txtae1108c3f732494abe852cabcc707bd8MD53ORIGINALSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdfSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdfapplication/pdf1195170http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/2/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/3512019-10-18 01:00:16.064oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2019-10-18T04:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv "A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv "The Advertising is Ours?" Advertisers' decision to leave carioca agencies to profess in São Paulo markets and creative cities abroad
title "A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
spellingShingle "A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
Sá Filho, Roberto Alvarez de
publicidade; Rio de Janeiro; profissionais criativos; crise política e socioeconômica
advertising; Rio de Janeiro; creative professionals; political and socioeconomic crisis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short "A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
title_full "A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
title_fullStr "A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
title_full_unstemmed "A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
title_sort "A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
author Sá Filho, Roberto Alvarez de
author_facet Sá Filho, Roberto Alvarez de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jesus, Diego Santos Vieira de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kamlot, Daniel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Teixeira, Ana Christina Celano
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 075.563.437-31
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479748E9
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Filho, Roberto Alvarez de
contributor_str_mv Jesus, Diego Santos Vieira de
Kamlot, Daniel
Teixeira, Ana Christina Celano
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade; Rio de Janeiro; profissionais criativos; crise política e socioeconômica
topic publicidade; Rio de Janeiro; profissionais criativos; crise política e socioeconômica
advertising; Rio de Janeiro; creative professionals; political and socioeconomic crisis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
dc.subject.eng.fl_str_mv advertising; Rio de Janeiro; creative professionals; political and socioeconomic crisis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description The aim of this dissertation is to investigate why advertising professionals decided to leave agencies of the city of Rio de Janeiro to work in the advertising market of São Paulo or creative cities abroad in the 2000s and 2010s. The main argument indicates that the decision of these professionals to leave advertising agencies in Rio de Janeiro is related to the greater financial instability of such professionals due to the reduction of revenues of local agencies and the decrease of advertising expenses by contracting companies in the light of the aggravation of the political-economic crisis in the city since the beginning of the last decade. Moreover, the decision of these professionals to leave Rio de Janeiro’s advertising sector is linked to the lower recognition of advertising professionals, by their peers and the public, for the authorship of ideas in Rio de Janeiro in relation to São Paulo and creative cities abroad
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-17T20:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sá Filho, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa? : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior. 2017. [107 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/351
identifier_str_mv Sá Filho, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa? : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior. 2017. [107 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro] .
url http://tede2.espm.br/handle/tede/351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5059127625252930782
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -2504903392600098822
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/4/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf.jpg
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/3/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/2/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6771fbc7fd6ebbe5cb2d47b9a9641609
ae1108c3f732494abe852cabcc707bd8
8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785134664417280