Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdades EST
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Teologia
|
Departamento: |
Teologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/327 |
Resumo: | The issue of Educational Participation and Democratic Management is an inexhaustible field for investigation of the educator. This is because many concepts are related to this theme, such as principles of knowledge, ideology, and dialogue. On the other hand one can not discuss the subject without regard to liberating education and awareness as critical pillars necessary to transform reality. In this sense the present work draws attention of educators to take their pedagogical identity. This implies the empowerment, the epistemological curiosity to achieve the desired practice. Struggles and calls up the challenge in this dissertation to all managers regarding the achievement of its goals by READING KEY (Knowledge, Skills, Attitudes, Values and Spirituality), actual working conditions. |
id |
EST_0f3b73501f4709809561db3e14199f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/327 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-17T20:31:08Z2012-11-062016-06-17T20:31:08Z2012-08-17SILVA, Rita Rosana Braga da. Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/327The issue of Educational Participation and Democratic Management is an inexhaustible field for investigation of the educator. This is because many concepts are related to this theme, such as principles of knowledge, ideology, and dialogue. On the other hand one can not discuss the subject without regard to liberating education and awareness as critical pillars necessary to transform reality. In this sense the present work draws attention of educators to take their pedagogical identity. This implies the empowerment, the epistemological curiosity to achieve the desired practice. Struggles and calls up the challenge in this dissertation to all managers regarding the achievement of its goals by READING KEY (Knowledge, Skills, Attitudes, Values and Spirituality), actual working conditions.A questão da Gestão Democrática e a Participação Pedagógica constitui um campo inesgotável para investigação do educador, e vários conceitos estão relacionados a este tema, tais como: princípios do conhecimento, ideologia e diálogo. Por outro lado, não se pode discutir o assunto sem considerar a educação libertadora e a consciência crítica como os pilares necessários à transformação da realidade. Neste sentido, o presente trabalho chama a atenção dos educadores para assumirem a sua identidade pedagógica. Isto implica o empoderamento e a curiosidade epistemológica para alcançar a tão desejada práxis. Debate-se e exorta-se na presente dissertação o desafio dos gestores no tocante à consecução dos seus objetivos por meio das CHAVES DE LEITURA (Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Valores e Espiritualidade), reais pressupostos de trabalho.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:31:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva_rrb_tmp240.pdf: 358166 bytes, checksum: ba59834e16919aae5895fe7b056a0cdb (MD5) Previous issue date: 2012-08-17application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaGestão DemocráticaParticipação pedagógicaDiálogoConsciência críticaTransformaçãoEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEDemocratic ManagementEducational participationDialogueCritical consciousnessTransformationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAGestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStreck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471Nogueira, Sandra Vidalhttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879Silva, Rita Rosana Braga dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsilva_rrb_tmp240.pdf.txtsilva_rrb_tmp240.pdf.txtExtracted texttext/plain118037http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/327/2/silva_rrb_tmp240.pdf.txtc00b4d4cbb55f474e2392a72822f2030MD52ORIGINALsilva_rrb_tmp240.pdfapplication/pdf358166http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/327/1/silva_rrb_tmp240.pdfba59834e16919aae5895fe7b056a0cdbMD51BR-SlFE/3272016-06-18 03:13:51.845oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:13:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade |
title |
Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade |
spellingShingle |
Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade Silva, Rita Rosana Braga da Gestão Democrática Participação pedagógica Diálogo Consciência crítica Transformação EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Democratic Management Educational participation Dialogue Critical consciousness Transformation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade |
title_full |
Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade |
title_fullStr |
Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade |
title_sort |
Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade |
author |
Silva, Rita Rosana Braga da |
author_facet |
Silva, Rita Rosana Braga da |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Sandra Vidal |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rita Rosana Braga da |
contributor_str_mv |
Streck, Gisela Isolde Waechter Nogueira, Sandra Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democrática Participação pedagógica Diálogo Consciência crítica Transformação EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
topic |
Gestão Democrática Participação pedagógica Diálogo Consciência crítica Transformação EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Democratic Management Educational participation Dialogue Critical consciousness Transformation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Democratic Management Educational participation Dialogue Critical consciousness Transformation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
The issue of Educational Participation and Democratic Management is an inexhaustible field for investigation of the educator. This is because many concepts are related to this theme, such as principles of knowledge, ideology, and dialogue. On the other hand one can not discuss the subject without regard to liberating education and awareness as critical pillars necessary to transform reality. In this sense the present work draws attention of educators to take their pedagogical identity. This implies the empowerment, the epistemological curiosity to achieve the desired practice. Struggles and calls up the challenge in this dissertation to all managers regarding the achievement of its goals by READING KEY (Knowledge, Skills, Attitudes, Values and Spirituality), actual working conditions. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-06 2016-06-17T20:31:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-17T20:31:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Rita Rosana Braga da. Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/327 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rita Rosana Braga da. Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/327/2/silva_rrb_tmp240.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/327/1/silva_rrb_tmp240.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c00b4d4cbb55f474e2392a72822f2030 ba59834e16919aae5895fe7b056a0cdb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1797421622697656320 |