Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silva, Rita Rosana Braga da
Orientador(a): Nogueira, Sandra Vidal lattes
Banca de defesa: Streck, Gisela Isolde Waechter lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/327
Resumo: The issue of Educational Participation and Democratic Management is an inexhaustible field for investigation of the educator. This is because many concepts are related to this theme, such as principles of knowledge, ideology, and dialogue. On the other hand one can not discuss the subject without regard to liberating education and awareness as critical pillars necessary to transform reality. In this sense the present work draws attention of educators to take their pedagogical identity. This implies the empowerment, the epistemological curiosity to achieve the desired practice. Struggles and calls up the challenge in this dissertation to all managers regarding the achievement of its goals by READING KEY (Knowledge, Skills, Attitudes, Values and Spirituality), actual working conditions.
id EST_0f3b73501f4709809561db3e14199f59
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/327
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-06-17T20:31:08Z2012-11-062016-06-17T20:31:08Z2012-08-17SILVA, Rita Rosana Braga da. Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/327The issue of Educational Participation and Democratic Management is an inexhaustible field for investigation of the educator. This is because many concepts are related to this theme, such as principles of knowledge, ideology, and dialogue. On the other hand one can not discuss the subject without regard to liberating education and awareness as critical pillars necessary to transform reality. In this sense the present work draws attention of educators to take their pedagogical identity. This implies the empowerment, the epistemological curiosity to achieve the desired practice. Struggles and calls up the challenge in this dissertation to all managers regarding the achievement of its goals by READING KEY (Knowledge, Skills, Attitudes, Values and Spirituality), actual working conditions.A questão da Gestão Democrática e a Participação Pedagógica constitui um campo inesgotável para investigação do educador, e vários conceitos estão relacionados a este tema, tais como: princípios do conhecimento, ideologia e diálogo. Por outro lado, não se pode discutir o assunto sem considerar a educação libertadora e a consciência crítica como os pilares necessários à transformação da realidade. Neste sentido, o presente trabalho chama a atenção dos educadores para assumirem a sua identidade pedagógica. Isto implica o empoderamento e a curiosidade epistemológica para alcançar a tão desejada práxis. Debate-se e exorta-se na presente dissertação o desafio dos gestores no tocante à consecução dos seus objetivos por meio das CHAVES DE LEITURA (Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Valores e Espiritualidade), reais pressupostos de trabalho.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:31:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva_rrb_tmp240.pdf: 358166 bytes, checksum: ba59834e16919aae5895fe7b056a0cdb (MD5) Previous issue date: 2012-08-17application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaGestão DemocráticaParticipação pedagógicaDiálogoConsciência críticaTransformaçãoEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEDemocratic ManagementEducational participationDialogueCritical consciousnessTransformationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAGestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStreck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471Nogueira, Sandra Vidalhttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879Silva, Rita Rosana Braga dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsilva_rrb_tmp240.pdf.txtsilva_rrb_tmp240.pdf.txtExtracted texttext/plain118037http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/327/2/silva_rrb_tmp240.pdf.txtc00b4d4cbb55f474e2392a72822f2030MD52ORIGINALsilva_rrb_tmp240.pdfapplication/pdf358166http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/327/1/silva_rrb_tmp240.pdfba59834e16919aae5895fe7b056a0cdbMD51BR-SlFE/3272016-06-18 03:13:51.845oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:13:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
title Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
spellingShingle Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
Silva, Rita Rosana Braga da
Gestão Democrática
Participação pedagógica
Diálogo
Consciência crítica
Transformação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Democratic Management
Educational participation
Dialogue
Critical consciousness
Transformation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
title_full Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
title_fullStr Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
title_full_unstemmed Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
title_sort Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade
author Silva, Rita Rosana Braga da
author_facet Silva, Rita Rosana Braga da
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3906144692619471
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1164669318007879
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita Rosana Braga da
contributor_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
Nogueira, Sandra Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática
Participação pedagógica
Diálogo
Consciência crítica
Transformação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Gestão Democrática
Participação pedagógica
Diálogo
Consciência crítica
Transformação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Democratic Management
Educational participation
Dialogue
Critical consciousness
Transformation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Democratic Management
Educational participation
Dialogue
Critical consciousness
Transformation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description The issue of Educational Participation and Democratic Management is an inexhaustible field for investigation of the educator. This is because many concepts are related to this theme, such as principles of knowledge, ideology, and dialogue. On the other hand one can not discuss the subject without regard to liberating education and awareness as critical pillars necessary to transform reality. In this sense the present work draws attention of educators to take their pedagogical identity. This implies the empowerment, the epistemological curiosity to achieve the desired practice. Struggles and calls up the challenge in this dissertation to all managers regarding the achievement of its goals by READING KEY (Knowledge, Skills, Attitudes, Values and Spirituality), actual working conditions.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-06
2016-06-17T20:31:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17T20:31:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Rita Rosana Braga da. Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/327
identifier_str_mv SILVA, Rita Rosana Braga da. Gestão democrática e participação pedagógica: princípios do conhecimento e a práxis para um ensino de qualidade. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/327/2/silva_rrb_tmp240.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/327/1/silva_rrb_tmp240.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c00b4d4cbb55f474e2392a72822f2030
ba59834e16919aae5895fe7b056a0cdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421622697656320