O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Câmera, Rosângela Silva Neto
Orientador(a): Brandenburg, Laude Erandi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279
Resumo: Recent years have been marked in our country by a vigorous critical reflection on the construction of a democratic education, whose curricula and teaching practice which takes into account the heterogeneity of cultures and social classes and promoting the development of children in the fullness of the multiple expressions playful. This study aims to argue and understand the propositions and the theoretical debates about the presence of play in the curriculum of early childhood education, and develop relevant and pertinent indications about the experience of play in the systematic education of children. In this context, this paper's main theoretical studies of Huizinga (1993),Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000),Piaget (1990), Porto ( 2002), Vygotsky (1998), among others. The method chosen was the literature search, it is a method that references theoretical as well as establishing systematic relations between concepts, encouraging discussion, explanation and relevance of systems of ideas discussed. The exercise methodology anchored in a semiological hermeneutics of the texts worked, without thereby prevent us to transcend the analytic sources of inspiration.
id EST_92556b389ce33987e8fa3bab605a9549
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/279
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:13:15Z2012-03-202016-07-25T15:13:15Z2012-01-06CÂMERA, Rosângela Silva Neto. O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279Recent years have been marked in our country by a vigorous critical reflection on the construction of a democratic education, whose curricula and teaching practice which takes into account the heterogeneity of cultures and social classes and promoting the development of children in the fullness of the multiple expressions playful. This study aims to argue and understand the propositions and the theoretical debates about the presence of play in the curriculum of early childhood education, and develop relevant and pertinent indications about the experience of play in the systematic education of children. In this context, this paper's main theoretical studies of Huizinga (1993),Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000),Piaget (1990), Porto ( 2002), Vygotsky (1998), among others. The method chosen was the literature search, it is a method that references theoretical as well as establishing systematic relations between concepts, encouraging discussion, explanation and relevance of systems of ideas discussed. The exercise methodology anchored in a semiological hermeneutics of the texts worked, without thereby prevent us to transcend the analytic sources of inspiration.Os últimos anos tem sido marcado em nosso país, por uma vigorosa reflexão crítica sobre a construção de uma educação democrática, cujo currículo e cuja prática pedagógica levem em conta a heterogeneidade de culturas e classes sociais e promovam o desenvolvimento das crianças na plenitude das múltiplas expressões lúdicas. O presente estudo visa argumentar e compreender as proposições e os debates teóricos sobre a presença do lúdico no Currículo da Educação Infantil, além de elaborar indicativas pertinentes e relevantes sobre a vivência do lúdico na educação sistematizada das crianças. Nesse contexto, esta dissertação tem como principais bases teóricas os estudos de Huizinga (1993), Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000), Piaget (1990), Porto (2002), Vygotsky (1998), entre outros. A opção metodológica foi pela pesquisa bibliográfica, por ser um método que referencia pressupostos teóricos, bem como estabelece re1ações entre conceitos sistematizados, favorecendo o debate, a explicitação e a pertinência dos sistemas de ideias analisadas. O exercício metodológico ancorou-se numa hermenêutica semiológica dos textos trabalhados, sem com isso nos impedir de transcender as fontes de inspiração analítica.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 camera_rsn_tmp201.PDF: 716224 bytes, checksum: a479e0740e03f9e3bcc706628db240a5 (MD5) Previous issue date: 2012-01-06application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaLudicidadeCurrículoEducação InfantilEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEPlayfulnessCurriculumEarly childhood EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAO lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525CPF:29054885068CPF:93914547553Câmera, Rosângela Silva Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTcamera_rsn_tmp201.PDF.txtcamera_rsn_tmp201.PDF.txtExtracted texttext/plain160408http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/279/2/camera_rsn_tmp201.PDF.txtb53d6415231e2c047376ac7d096468c7MD52ORIGINALcamera_rsn_tmp201.PDFapplication/pdf716224http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/279/1/camera_rsn_tmp201.PDFa479e0740e03f9e3bcc706628db240a5MD51BR-SlFE/2792016-07-25 13:42:57.601oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:42:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
title O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
spellingShingle O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
Câmera, Rosângela Silva Neto
Ludicidade
Currículo
Educação Infantil
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Playfulness
Curriculum
Early childhood Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
title_full O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
title_fullStr O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
title_full_unstemmed O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
title_sort O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
author Câmera, Rosângela Silva Neto
author_facet Câmera, Rosângela Silva Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2720814127433525
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29054885068
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:93914547553
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmera, Rosângela Silva Neto
contributor_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Currículo
Educação Infantil
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Ludicidade
Currículo
Educação Infantil
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Playfulness
Curriculum
Early childhood Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Playfulness
Curriculum
Early childhood Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Recent years have been marked in our country by a vigorous critical reflection on the construction of a democratic education, whose curricula and teaching practice which takes into account the heterogeneity of cultures and social classes and promoting the development of children in the fullness of the multiple expressions playful. This study aims to argue and understand the propositions and the theoretical debates about the presence of play in the curriculum of early childhood education, and develop relevant and pertinent indications about the experience of play in the systematic education of children. In this context, this paper's main theoretical studies of Huizinga (1993),Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000),Piaget (1990), Porto ( 2002), Vygotsky (1998), among others. The method chosen was the literature search, it is a method that references theoretical as well as establishing systematic relations between concepts, encouraging discussion, explanation and relevance of systems of ideas discussed. The exercise methodology anchored in a semiological hermeneutics of the texts worked, without thereby prevent us to transcend the analytic sources of inspiration.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-20
2016-07-25T15:13:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CÂMERA, Rosângela Silva Neto. O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279
identifier_str_mv CÂMERA, Rosângela Silva Neto. O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/279/2/camera_rsn_tmp201.PDF.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/279/1/camera_rsn_tmp201.PDF
bitstream.checksum.fl_str_mv b53d6415231e2c047376ac7d096468c7
a479e0740e03f9e3bcc706628db240a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421623534419968