O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdades EST
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Teologia
|
Departamento: |
Teologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279 |
Resumo: | Recent years have been marked in our country by a vigorous critical reflection on the construction of a democratic education, whose curricula and teaching practice which takes into account the heterogeneity of cultures and social classes and promoting the development of children in the fullness of the multiple expressions playful. This study aims to argue and understand the propositions and the theoretical debates about the presence of play in the curriculum of early childhood education, and develop relevant and pertinent indications about the experience of play in the systematic education of children. In this context, this paper's main theoretical studies of Huizinga (1993),Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000),Piaget (1990), Porto ( 2002), Vygotsky (1998), among others. The method chosen was the literature search, it is a method that references theoretical as well as establishing systematic relations between concepts, encouraging discussion, explanation and relevance of systems of ideas discussed. The exercise methodology anchored in a semiological hermeneutics of the texts worked, without thereby prevent us to transcend the analytic sources of inspiration. |
id |
EST_92556b389ce33987e8fa3bab605a9549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/279 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-25T15:13:15Z2012-03-202016-07-25T15:13:15Z2012-01-06CÂMERA, Rosângela Silva Neto. O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279Recent years have been marked in our country by a vigorous critical reflection on the construction of a democratic education, whose curricula and teaching practice which takes into account the heterogeneity of cultures and social classes and promoting the development of children in the fullness of the multiple expressions playful. This study aims to argue and understand the propositions and the theoretical debates about the presence of play in the curriculum of early childhood education, and develop relevant and pertinent indications about the experience of play in the systematic education of children. In this context, this paper's main theoretical studies of Huizinga (1993),Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000),Piaget (1990), Porto ( 2002), Vygotsky (1998), among others. The method chosen was the literature search, it is a method that references theoretical as well as establishing systematic relations between concepts, encouraging discussion, explanation and relevance of systems of ideas discussed. The exercise methodology anchored in a semiological hermeneutics of the texts worked, without thereby prevent us to transcend the analytic sources of inspiration.Os últimos anos tem sido marcado em nosso país, por uma vigorosa reflexão crítica sobre a construção de uma educação democrática, cujo currículo e cuja prática pedagógica levem em conta a heterogeneidade de culturas e classes sociais e promovam o desenvolvimento das crianças na plenitude das múltiplas expressões lúdicas. O presente estudo visa argumentar e compreender as proposições e os debates teóricos sobre a presença do lúdico no Currículo da Educação Infantil, além de elaborar indicativas pertinentes e relevantes sobre a vivência do lúdico na educação sistematizada das crianças. Nesse contexto, esta dissertação tem como principais bases teóricas os estudos de Huizinga (1993), Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000), Piaget (1990), Porto (2002), Vygotsky (1998), entre outros. A opção metodológica foi pela pesquisa bibliográfica, por ser um método que referencia pressupostos teóricos, bem como estabelece re1ações entre conceitos sistematizados, favorecendo o debate, a explicitação e a pertinência dos sistemas de ideias analisadas. O exercício metodológico ancorou-se numa hermenêutica semiológica dos textos trabalhados, sem com isso nos impedir de transcender as fontes de inspiração analítica.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 camera_rsn_tmp201.PDF: 716224 bytes, checksum: a479e0740e03f9e3bcc706628db240a5 (MD5) Previous issue date: 2012-01-06application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaLudicidadeCurrículoEducação InfantilEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEPlayfulnessCurriculumEarly childhood EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAO lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525CPF:29054885068CPF:93914547553Câmera, Rosângela Silva Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTcamera_rsn_tmp201.PDF.txtcamera_rsn_tmp201.PDF.txtExtracted texttext/plain160408http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/279/2/camera_rsn_tmp201.PDF.txtb53d6415231e2c047376ac7d096468c7MD52ORIGINALcamera_rsn_tmp201.PDFapplication/pdf716224http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/279/1/camera_rsn_tmp201.PDFa479e0740e03f9e3bcc706628db240a5MD51BR-SlFE/2792016-07-25 13:42:57.601oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:42:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos |
title |
O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos |
spellingShingle |
O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos Câmera, Rosângela Silva Neto Ludicidade Currículo Educação Infantil EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Playfulness Curriculum Early childhood Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos |
title_full |
O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos |
title_fullStr |
O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos |
title_full_unstemmed |
O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos |
title_sort |
O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos |
author |
Câmera, Rosângela Silva Neto |
author_facet |
Câmera, Rosângela Silva Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brandenburg, Laude Erandi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29054885068 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:93914547553 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Câmera, Rosângela Silva Neto |
contributor_str_mv |
Brandenburg, Laude Erandi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Currículo Educação Infantil EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
topic |
Ludicidade Currículo Educação Infantil EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Playfulness Curriculum Early childhood Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Playfulness Curriculum Early childhood Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
Recent years have been marked in our country by a vigorous critical reflection on the construction of a democratic education, whose curricula and teaching practice which takes into account the heterogeneity of cultures and social classes and promoting the development of children in the fullness of the multiple expressions playful. This study aims to argue and understand the propositions and the theoretical debates about the presence of play in the curriculum of early childhood education, and develop relevant and pertinent indications about the experience of play in the systematic education of children. In this context, this paper's main theoretical studies of Huizinga (1993),Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000),Piaget (1990), Porto ( 2002), Vygotsky (1998), among others. The method chosen was the literature search, it is a method that references theoretical as well as establishing systematic relations between concepts, encouraging discussion, explanation and relevance of systems of ideas discussed. The exercise methodology anchored in a semiological hermeneutics of the texts worked, without thereby prevent us to transcend the analytic sources of inspiration. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-20 2016-07-25T15:13:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-01-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-25T15:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CÂMERA, Rosângela Silva Neto. O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279 |
identifier_str_mv |
CÂMERA, Rosângela Silva Neto. O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/279/2/camera_rsn_tmp201.PDF.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/279/1/camera_rsn_tmp201.PDF |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b53d6415231e2c047376ac7d096468c7 a479e0740e03f9e3bcc706628db240a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1797421623534419968 |