As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Argentina Cardoso e
Orientador(a): Brandenburg, Laude Erandi lattes
Banca de defesa: Klein, Remi lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdades EST
Programa de Pós-Graduação: Programa de Teologia
Departamento: Teologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595
Resumo: This study is an approach on curriculum of a private school with a focus on reality experienced in this school. The theme is basically questions concerning the pedagogical concepts and its manifestation in curriculum design. Aims to describe the curriculum as an area of educational interactions, and a set of teaching guidelines that are articulated to guide the organization and the development of autonomous educational practices aimed at the integral formation of children and young people within the current Curriculum Proposal of Antonio College Araripe. The analysis is guided by the National Curriculum Parameters, from the point of view of historians, laws, experts and their teachers, in order to contribute to teacher training. The methodology used was through a literature search that takes the principles of qualitative approach, understanding that, in the social sciences and dealing specifically with educational phenomena, is identified as unfinished character, with creative dimension, self-forming, and intentionality. We also used observations together teachers and students of the institution for a more accurate basis. Also taking the significant contribution of authors such as Freire, Libâneo, Saviane, Gonzales and others.
id EST_24d8d78cd19d42fc41982fc15c394657
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/595
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:36:55Z2016-03-032016-07-25T15:36:55Z2015-09-14SILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595This study is an approach on curriculum of a private school with a focus on reality experienced in this school. The theme is basically questions concerning the pedagogical concepts and its manifestation in curriculum design. Aims to describe the curriculum as an area of educational interactions, and a set of teaching guidelines that are articulated to guide the organization and the development of autonomous educational practices aimed at the integral formation of children and young people within the current Curriculum Proposal of Antonio College Araripe. The analysis is guided by the National Curriculum Parameters, from the point of view of historians, laws, experts and their teachers, in order to contribute to teacher training. The methodology used was through a literature search that takes the principles of qualitative approach, understanding that, in the social sciences and dealing specifically with educational phenomena, is identified as unfinished character, with creative dimension, self-forming, and intentionality. We also used observations together teachers and students of the institution for a more accurate basis. Also taking the significant contribution of authors such as Freire, Libâneo, Saviane, Gonzales and others.Este estudo faz uma abordagem acerca do currículo de uma escola particular com foco na realidade vivenciada nessa escola. O tema trata, basicamente, de questões relativas às concepções pedagógicas e sua manifestação na elaboração do currículo. Tem como objetivo, descrever o currículo como um espaço de interações educativas e, um conjunto de diretrizes pedagógicas que se articulam para orientar a organização e o desenvolvimento das práticas educativas autônomas voltadas para a formação integral de crianças e jovens, dentro da atual Proposta Curricular do Colégio Antônio Araripe. A análise está orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, do ponto de vista de historiadores, legislações, especialistas e de seus professores, tendo em vista contribuir para a formação docente. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica que assume os princípios da abordagem qualitativa, entendendo que está, no âmbito das ciências sociais e tratando especificamente de fenômenos educacionais, identifica-se como de caráter inacabado, com dimensão criativa, auto formadora, e com intencionalidade. Utilizou-se também de observações juntos aos professores e alunos da referida instituição para um embasamento mais acurado. Tendo também a contribuição expressiva de autores como Freire, Libâneo, Saviani, Moreira, Veiga Neto entre outros.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva_ac_tmp407.pdf: 775574 bytes, checksum: 2bd151dd604cb0a4ff4d5f1437629d2c (MD5) Previous issue date: 2015-09-14application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaTendências pedagógicasCurrículoEscolaEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEPedagogical trendsCurriculumSchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAAs novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisKlein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880Brandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525CPF:29054885068CPF:17559820035CPF:40012557315Silva, Argentina Cardoso einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsilva_ac_tmp407.pdf.txtsilva_ac_tmp407.pdf.txtExtracted texttext/plain168752http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/595/2/silva_ac_tmp407.pdf.txtcf6dec539ac93682f8202bcd79892555MD52ORIGINALsilva_ac_tmp407.pdfapplication/pdf775574http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/595/1/silva_ac_tmp407.pdf2bd151dd604cb0a4ff4d5f1437629d2cMD51BR-SlFE/5952016-07-25 13:32:08.096oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:32:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
title As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
spellingShingle As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
Silva, Argentina Cardoso e
Tendências pedagógicas
Currículo
Escola
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Pedagogical trends
Curriculum
School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
title_full As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
title_fullStr As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
title_full_unstemmed As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
title_sort As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
author Silva, Argentina Cardoso e
author_facet Silva, Argentina Cardoso e
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6363213953832880
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2720814127433525
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29054885068
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:17559820035
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:40012557315
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Argentina Cardoso e
contributor_str_mv Klein, Remi
Brandenburg, Laude Erandi
dc.subject.por.fl_str_mv Tendências pedagógicas
Currículo
Escola
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Tendências pedagógicas
Currículo
Escola
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Pedagogical trends
Curriculum
School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical trends
Curriculum
School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description This study is an approach on curriculum of a private school with a focus on reality experienced in this school. The theme is basically questions concerning the pedagogical concepts and its manifestation in curriculum design. Aims to describe the curriculum as an area of educational interactions, and a set of teaching guidelines that are articulated to guide the organization and the development of autonomous educational practices aimed at the integral formation of children and young people within the current Curriculum Proposal of Antonio College Araripe. The analysis is guided by the National Curriculum Parameters, from the point of view of historians, laws, experts and their teachers, in order to contribute to teacher training. The methodology used was through a literature search that takes the principles of qualitative approach, understanding that, in the social sciences and dealing specifically with educational phenomena, is identified as unfinished character, with creative dimension, self-forming, and intentionality. We also used observations together teachers and students of the institution for a more accurate basis. Also taking the significant contribution of authors such as Freire, Libâneo, Saviane, Gonzales and others.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:36:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-03
2016-07-25T15:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595
identifier_str_mv SILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/595/2/silva_ac_tmp407.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/595/1/silva_ac_tmp407.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf6dec539ac93682f8202bcd79892555
2bd151dd604cb0a4ff4d5f1437629d2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421625064292352