As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdades EST
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Teologia
|
Departamento: |
Teologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595 |
Resumo: | This study is an approach on curriculum of a private school with a focus on reality experienced in this school. The theme is basically questions concerning the pedagogical concepts and its manifestation in curriculum design. Aims to describe the curriculum as an area of educational interactions, and a set of teaching guidelines that are articulated to guide the organization and the development of autonomous educational practices aimed at the integral formation of children and young people within the current Curriculum Proposal of Antonio College Araripe. The analysis is guided by the National Curriculum Parameters, from the point of view of historians, laws, experts and their teachers, in order to contribute to teacher training. The methodology used was through a literature search that takes the principles of qualitative approach, understanding that, in the social sciences and dealing specifically with educational phenomena, is identified as unfinished character, with creative dimension, self-forming, and intentionality. We also used observations together teachers and students of the institution for a more accurate basis. Also taking the significant contribution of authors such as Freire, Libâneo, Saviane, Gonzales and others. |
id |
EST_24d8d78cd19d42fc41982fc15c394657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/595 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-25T15:36:55Z2016-03-032016-07-25T15:36:55Z2015-09-14SILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595This study is an approach on curriculum of a private school with a focus on reality experienced in this school. The theme is basically questions concerning the pedagogical concepts and its manifestation in curriculum design. Aims to describe the curriculum as an area of educational interactions, and a set of teaching guidelines that are articulated to guide the organization and the development of autonomous educational practices aimed at the integral formation of children and young people within the current Curriculum Proposal of Antonio College Araripe. The analysis is guided by the National Curriculum Parameters, from the point of view of historians, laws, experts and their teachers, in order to contribute to teacher training. The methodology used was through a literature search that takes the principles of qualitative approach, understanding that, in the social sciences and dealing specifically with educational phenomena, is identified as unfinished character, with creative dimension, self-forming, and intentionality. We also used observations together teachers and students of the institution for a more accurate basis. Also taking the significant contribution of authors such as Freire, Libâneo, Saviane, Gonzales and others.Este estudo faz uma abordagem acerca do currículo de uma escola particular com foco na realidade vivenciada nessa escola. O tema trata, basicamente, de questões relativas às concepções pedagógicas e sua manifestação na elaboração do currículo. Tem como objetivo, descrever o currículo como um espaço de interações educativas e, um conjunto de diretrizes pedagógicas que se articulam para orientar a organização e o desenvolvimento das práticas educativas autônomas voltadas para a formação integral de crianças e jovens, dentro da atual Proposta Curricular do Colégio Antônio Araripe. A análise está orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, do ponto de vista de historiadores, legislações, especialistas e de seus professores, tendo em vista contribuir para a formação docente. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica que assume os princípios da abordagem qualitativa, entendendo que está, no âmbito das ciências sociais e tratando especificamente de fenômenos educacionais, identifica-se como de caráter inacabado, com dimensão criativa, auto formadora, e com intencionalidade. Utilizou-se também de observações juntos aos professores e alunos da referida instituição para um embasamento mais acurado. Tendo também a contribuição expressiva de autores como Freire, Libâneo, Saviani, Moreira, Veiga Neto entre outros.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva_ac_tmp407.pdf: 775574 bytes, checksum: 2bd151dd604cb0a4ff4d5f1437629d2c (MD5) Previous issue date: 2015-09-14application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaTendências pedagógicasCurrículoEscolaEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEPedagogical trendsCurriculumSchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAAs novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisKlein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880Brandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525CPF:29054885068CPF:17559820035CPF:40012557315Silva, Argentina Cardoso einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsilva_ac_tmp407.pdf.txtsilva_ac_tmp407.pdf.txtExtracted texttext/plain168752http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/595/2/silva_ac_tmp407.pdf.txtcf6dec539ac93682f8202bcd79892555MD52ORIGINALsilva_ac_tmp407.pdfapplication/pdf775574http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/595/1/silva_ac_tmp407.pdf2bd151dd604cb0a4ff4d5f1437629d2cMD51BR-SlFE/5952016-07-25 13:32:08.096oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:32:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe |
title |
As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe |
spellingShingle |
As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe Silva, Argentina Cardoso e Tendências pedagógicas Currículo Escola EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Pedagogical trends Curriculum School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe |
title_full |
As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe |
title_fullStr |
As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe |
title_full_unstemmed |
As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe |
title_sort |
As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe |
author |
Silva, Argentina Cardoso e |
author_facet |
Silva, Argentina Cardoso e |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Klein, Remi |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brandenburg, Laude Erandi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29054885068 |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:17559820035 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:40012557315 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Argentina Cardoso e |
contributor_str_mv |
Klein, Remi Brandenburg, Laude Erandi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tendências pedagógicas Currículo Escola EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
topic |
Tendências pedagógicas Currículo Escola EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Pedagogical trends Curriculum School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical trends Curriculum School |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
This study is an approach on curriculum of a private school with a focus on reality experienced in this school. The theme is basically questions concerning the pedagogical concepts and its manifestation in curriculum design. Aims to describe the curriculum as an area of educational interactions, and a set of teaching guidelines that are articulated to guide the organization and the development of autonomous educational practices aimed at the integral formation of children and young people within the current Curriculum Proposal of Antonio College Araripe. The analysis is guided by the National Curriculum Parameters, from the point of view of historians, laws, experts and their teachers, in order to contribute to teacher training. The methodology used was through a literature search that takes the principles of qualitative approach, understanding that, in the social sciences and dealing specifically with educational phenomena, is identified as unfinished character, with creative dimension, self-forming, and intentionality. We also used observations together teachers and students of the institution for a more accurate basis. Also taking the significant contribution of authors such as Freire, Libâneo, Saviane, Gonzales and others. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-25T15:36:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-03 2016-07-25T15:36:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595 |
identifier_str_mv |
SILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/595/2/silva_ac_tmp407.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/595/1/silva_ac_tmp407.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf6dec539ac93682f8202bcd79892555 2bd151dd604cb0a4ff4d5f1437629d2c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1797421625064292352 |