Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Fiochi, Marco Aurélio
Orientador(a): Blank, Thaís Continentino, Hollanda, Bernardo Borges Buarque de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/29547
Resumo: Esta dissertação tem como tema a representação fotográfica da cidade e da indústria pelo fotógrafo alemão naturalizado brasileiro Hans Günter Flieg entre os anos de 1940 e 1960. O período entre o fim da Segunda Guerra Mundial e da ditadura do Estado Novo e o início da ditadura militar marca um intervalo democrático na história brasileira, no qual a ampliação e a modernização do parque industrial foram incentivadas pelo Estado, inicialmente por Getúlio Vargas, com a implantação de indústrias de base, e, posteriormente, por Juscelino Kubitschek, que, com o Plano de Metas, criou os mecanismos para a instalação das multinacionais no país. Concentrado em sua maior parte na região Sudeste, para onde convergiu a migração interna, o capital industrial proporcionou o intenso processo de metropolização da cidade de São Paulo, cenário onipresente na fotografia de Flieg. Contratado por importantes indústrias à época, o fotógrafo criou fotorreportagens em que documentou as instalações, o trabalho e a produção industrial. Paralelamente, sua atuação na publicidade o levou a registrar o crescimento da capital paulista, marcado pela verticalização das edificações, pela modernização do mercado de bens de consumo, com a inserção de inúmeros produtos industrializados voltados à classe média, pelo incremento do circuito cultural e artístico e por mudanças nos hábitos domésticos e na sociabilidade urbana. Nesta dissertação, cujo embasamento teórico é a cultura visual e os estudos de fotografia e história, a prática fotográfica de Flieg é analisada, bem como os procedimentos formais que aproximam sua representação do campo artístico e têm como referência a fotografia moderna europeia e norte-americana. Abordamos ainda a relevância de sua obra para o estudo da cultura material contemporânea e para a documentação visual da industrialização brasileira na metade do século XX. A pesquisa investiga os conteúdos das fotografias urbanas e industriais de Flieg, os contextos de sua produção, a circulação social na época de sua criação e os diferentes circuitos que delas se apropriaram ao longo do tempo.
id FGV_51d4221d6242ae67e311b0de6d12db97
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/29547
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Fiochi, Marco AurélioEscolas::CPDOCOliveira, Lúcia LippiEssus, Ana Maria Mauad de Sousa AndradeBlank, Thaís ContinentinoHollanda, Bernardo Borges Buarque de2020-08-10T14:20:42Z2020-08-10T14:20:42Z2020-06-29https://hdl.handle.net/10438/29547Esta dissertação tem como tema a representação fotográfica da cidade e da indústria pelo fotógrafo alemão naturalizado brasileiro Hans Günter Flieg entre os anos de 1940 e 1960. O período entre o fim da Segunda Guerra Mundial e da ditadura do Estado Novo e o início da ditadura militar marca um intervalo democrático na história brasileira, no qual a ampliação e a modernização do parque industrial foram incentivadas pelo Estado, inicialmente por Getúlio Vargas, com a implantação de indústrias de base, e, posteriormente, por Juscelino Kubitschek, que, com o Plano de Metas, criou os mecanismos para a instalação das multinacionais no país. Concentrado em sua maior parte na região Sudeste, para onde convergiu a migração interna, o capital industrial proporcionou o intenso processo de metropolização da cidade de São Paulo, cenário onipresente na fotografia de Flieg. Contratado por importantes indústrias à época, o fotógrafo criou fotorreportagens em que documentou as instalações, o trabalho e a produção industrial. Paralelamente, sua atuação na publicidade o levou a registrar o crescimento da capital paulista, marcado pela verticalização das edificações, pela modernização do mercado de bens de consumo, com a inserção de inúmeros produtos industrializados voltados à classe média, pelo incremento do circuito cultural e artístico e por mudanças nos hábitos domésticos e na sociabilidade urbana. Nesta dissertação, cujo embasamento teórico é a cultura visual e os estudos de fotografia e história, a prática fotográfica de Flieg é analisada, bem como os procedimentos formais que aproximam sua representação do campo artístico e têm como referência a fotografia moderna europeia e norte-americana. Abordamos ainda a relevância de sua obra para o estudo da cultura material contemporânea e para a documentação visual da industrialização brasileira na metade do século XX. A pesquisa investiga os conteúdos das fotografias urbanas e industriais de Flieg, os contextos de sua produção, a circulação social na época de sua criação e os diferentes circuitos que delas se apropriaram ao longo do tempo.This dissertation is about the photographic representation of the city and industry by the German photographer naturalized Brazilian Hans Günter Flieg between the years 1940 and 1960. The period between the end of World War II and the dictatorship of the Estado Novo and the beginning of the military dictatorship marks a democratic interval in Brazilian history, in which the expansion and modernization of the industrial park was encouraged by the State, initially by Getúlio Vargas, with the implementation of heavy industries, and later by Juscelino Kubitschek, who, with the Plano de Metas [Plan of Goals], created the mechanisms for the installation of multinationals in the country. Concentrated mostly in the Southeast region, where internal migration converged, the industrial capital provided the intense process of metropolization of the city of São Paulo, an ubiquitous scenario in Flieg's photography. Hired by important industries at the time, the photographer created photo-reportages in which he documented the installations, work and industrial production. At the same time, his performance in advertising led him to register the growth of São Paulo's capital, marked by verticalization of buildings, the modernization of the consumer goods market, with the insertion of countless industrialized products aimed at the middle class, the increase of the cultural and artistic circuit and changes in domestic habits and urban sociability. In this dissertation, whose theoretical basis is visual culture and studies of photography and history, Flieg's photographic practice is analyzed, as well as the formal procedures that bring his representation closer to the artistic field and have as reference modern European and North American photography. We also address the relevance of his work for the study of contemporary material culture and for the visual documentation of Brazilian industrialization in the mid-20th century. The research investigates the contents of Flieg's urban and industrial photographs, the contexts of their production, the social circulation at the time of their creation and the different circuits that have appropriated them over time.porFotografiaHistóriaModernidadeRepresentaçãoCultura visualPhotographyHistoryModernityModernityRepresentationVisual cultureHistóriaFlieg, Hans Günter, 1923-Fotografia – São Paulo (Estado) – História – 1940-1960Fotografia documentária – São Paulo (Estado)Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-06-29reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO MESTRADO_MARCO A FIOCHI_FGV CPDOC 2020.pdf.jpgDISSERTAÇÃO MESTRADO_MARCO A FIOCHI_FGV CPDOC 2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29547/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO_MARCO%20A%20FIOCHI_FGV%20CPDOC%202020.pdf.jpgee62d03a33127c624ede9d40b82bb892MD54TEXTDISSERTAÇÃO MESTRADO_MARCO A FIOCHI_FGV CPDOC 2020.pdf.txtDISSERTAÇÃO MESTRADO_MARCO A FIOCHI_FGV CPDOC 2020.pdf.txtExtracted texttext/plain531410http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29547/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO_MARCO%20A%20FIOCHI_FGV%20CPDOC%202020.pdf.txt9b787a66fc050069f332b8d45fd9f201MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29547/2/license.txtdfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO MESTRADO_MARCO A FIOCHI_FGV CPDOC 2020.pdfDISSERTAÇÃO MESTRADO_MARCO A FIOCHI_FGV CPDOC 2020.pdfapplication/pdf7244400http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29547/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO_MARCO%20A%20FIOCHI_FGV%20CPDOC%202020.pdfd05a77296e0da99d2949d93bad18366bMD5110438/295472020-08-10 12:14:16.569VEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4KRepositório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)
title Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)
spellingShingle Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)
Fiochi, Marco Aurélio
Fotografia
História
Modernidade
Representação
Cultura visual
Photography
History
Modernity
Modernity
Representation
Visual culture
História
Flieg, Hans Günter, 1923-
Fotografia – São Paulo (Estado) – História – 1940-1960
Fotografia documentária – São Paulo (Estado)
title_short Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)
title_full Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)
title_fullStr Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)
title_full_unstemmed Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)
title_sort Cidade, indústria e modernidade na representação fotográfica de Hans Günter Flieg (1940-1960)
author Fiochi, Marco Aurélio
author_facet Fiochi, Marco Aurélio
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::CPDOC
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Oliveira, Lúcia Lippi
Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiochi, Marco Aurélio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Blank, Thaís Continentino
Hollanda, Bernardo Borges Buarque de
contributor_str_mv Blank, Thaís Continentino
Hollanda, Bernardo Borges Buarque de
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
História
Modernidade
Representação
Cultura visual
topic Fotografia
História
Modernidade
Representação
Cultura visual
Photography
History
Modernity
Modernity
Representation
Visual culture
História
Flieg, Hans Günter, 1923-
Fotografia – São Paulo (Estado) – História – 1940-1960
Fotografia documentária – São Paulo (Estado)
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
History
Modernity
Modernity
Representation
Visual culture
dc.subject.area.por.fl_str_mv História
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Flieg, Hans Günter, 1923-
Fotografia – São Paulo (Estado) – História – 1940-1960
Fotografia documentária – São Paulo (Estado)
description Esta dissertação tem como tema a representação fotográfica da cidade e da indústria pelo fotógrafo alemão naturalizado brasileiro Hans Günter Flieg entre os anos de 1940 e 1960. O período entre o fim da Segunda Guerra Mundial e da ditadura do Estado Novo e o início da ditadura militar marca um intervalo democrático na história brasileira, no qual a ampliação e a modernização do parque industrial foram incentivadas pelo Estado, inicialmente por Getúlio Vargas, com a implantação de indústrias de base, e, posteriormente, por Juscelino Kubitschek, que, com o Plano de Metas, criou os mecanismos para a instalação das multinacionais no país. Concentrado em sua maior parte na região Sudeste, para onde convergiu a migração interna, o capital industrial proporcionou o intenso processo de metropolização da cidade de São Paulo, cenário onipresente na fotografia de Flieg. Contratado por importantes indústrias à época, o fotógrafo criou fotorreportagens em que documentou as instalações, o trabalho e a produção industrial. Paralelamente, sua atuação na publicidade o levou a registrar o crescimento da capital paulista, marcado pela verticalização das edificações, pela modernização do mercado de bens de consumo, com a inserção de inúmeros produtos industrializados voltados à classe média, pelo incremento do circuito cultural e artístico e por mudanças nos hábitos domésticos e na sociabilidade urbana. Nesta dissertação, cujo embasamento teórico é a cultura visual e os estudos de fotografia e história, a prática fotográfica de Flieg é analisada, bem como os procedimentos formais que aproximam sua representação do campo artístico e têm como referência a fotografia moderna europeia e norte-americana. Abordamos ainda a relevância de sua obra para o estudo da cultura material contemporânea e para a documentação visual da industrialização brasileira na metade do século XX. A pesquisa investiga os conteúdos das fotografias urbanas e industriais de Flieg, os contextos de sua produção, a circulação social na época de sua criação e os diferentes circuitos que delas se apropriaram ao longo do tempo.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-10T14:20:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-10T14:20:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29547
url https://hdl.handle.net/10438/29547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29547/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO_MARCO%20A%20FIOCHI_FGV%20CPDOC%202020.pdf.jpg
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29547/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO_MARCO%20A%20FIOCHI_FGV%20CPDOC%202020.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29547/2/license.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29547/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO_MARCO%20A%20FIOCHI_FGV%20CPDOC%202020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee62d03a33127c624ede9d40b82bb892
9b787a66fc050069f332b8d45fd9f201
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
d05a77296e0da99d2949d93bad18366b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146194702860288