Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Escudeiro, José Marcos Alves
Orientador(a): Sarfati, Gilberto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/27998
Resumo: Este trabalho é uma autoetnografia que relata a história do autor na implantação dos Hipermercados Extra, no início da década de 1990, como uma rede de Discount, bem como reflete sobre as ações e decisões que possibilitaram tal implantação. A escolha pelo método autoetnográfico permite que o relato seja feito de forma mais aprofundada, pois são observações e lembranças refletidas pelo próprio autor, que, à época, teve ação determinante para que se chegasse a um resultado de sucesso. Essa experiência vivida há quase trinta anos está refletida à luz das literaturas acadêmicas mais recentes. O trabalho utiliza, além da memória do autor, material de mídia impressa em arquivo próprio de seu site1 e arquivos de meios de comunicação. A presente pesquisa também discute o ponto de vista do autor sobre o estabelecimento de parcerias com fornecedores, assim como a literatura existente sobre vender mais barato. Conclui-se que o Discount no varejo alimentar é o modelo de gestão que mais cresce no mundo, e que a pergunta Como vender mais barato sempre?” se mantém relevante no Brasil com os atacarejos. Por fim, sugere-se que hoje, com o Big Data e Analytics, estudos e aplicações práticas mais abrangentes são bastante viáveis e podem ser realizadas.
id FGV_eb00eb5843944071f70d0ce04e981fec
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/27998
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Escudeiro, José Marcos AlvesEscolas::EAESPParente, Juracy GomesRuótolo, Antônio CarlosSarfati, Gilberto2019-09-05T16:56:08Z2019-09-05T16:56:08Z2019-09https://hdl.handle.net/10438/27998Este trabalho é uma autoetnografia que relata a história do autor na implantação dos Hipermercados Extra, no início da década de 1990, como uma rede de Discount, bem como reflete sobre as ações e decisões que possibilitaram tal implantação. A escolha pelo método autoetnográfico permite que o relato seja feito de forma mais aprofundada, pois são observações e lembranças refletidas pelo próprio autor, que, à época, teve ação determinante para que se chegasse a um resultado de sucesso. Essa experiência vivida há quase trinta anos está refletida à luz das literaturas acadêmicas mais recentes. O trabalho utiliza, além da memória do autor, material de mídia impressa em arquivo próprio de seu site1 e arquivos de meios de comunicação. A presente pesquisa também discute o ponto de vista do autor sobre o estabelecimento de parcerias com fornecedores, assim como a literatura existente sobre vender mais barato. Conclui-se que o Discount no varejo alimentar é o modelo de gestão que mais cresce no mundo, e que a pergunta Como vender mais barato sempre?” se mantém relevante no Brasil com os atacarejos. Por fim, sugere-se que hoje, com o Big Data e Analytics, estudos e aplicações práticas mais abrangentes são bastante viáveis e podem ser realizadas.This work is an autoethnography which reports the story of its author in the implementation of Hipermercados Extra as a discount network in the early 1990s, as well as it reflects on the actions and decisions which made such implementation possible. The autoethnographic method allows a more in-depth account, since it brings the observations and recollections reflected by the author himself, who at that time played a decisive role in order to achieve a successful outcome. This experience of decades ago is reflected in the light of the latest academic literature. Besides the author's memory, this work makes use of print media from the author’s private files. This research also discusses the author's point of view on establishing partnerships with suppliers, as well as the existing literature on selling at the lowest price. It concludes that Discount in food retail is the fastest growing management model in the world, and the question ‘how to always sell at the cheapest price’ remains relevant in Brazil, with the growth of the ‘atacarejos’. Finally, it suggests that nowadays, with Big Data and Analytics, more studies and practical applications are quite feasible and should be accomplishable.porDiscountFood retailDiscountPricing strategiesCheaperVarejo alimentarAtacarejoEstratégias de precificaçãoExtra HipermercadosMais baratoAdministração de empresasComércio varejista - BrasilAlimentos - Comércio - BrasilSupermercadosDescontoPreços - ReduçãoComo vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discountinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALEscudeiro_MPGCVarejo_2019_TA .pdfEscudeiro_MPGCVarejo_2019_TA .pdfPDFapplication/pdf3597014https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c60f6af6-0166-4e71-b4be-53deccda76f0/downloade98037b6c6a9346204d63be274a5dd25MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9794143f-1fdc-45f7-aed5-b1e90be5bdc9/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTEscudeiro_MPGCVarejo_2019_TA .pdf.txtEscudeiro_MPGCVarejo_2019_TA .pdf.txtExtracted texttext/plain102621https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b501bbcd-92b6-455a-b550-d3dad2d3276f/downloadc8a8caf71dd91d6de8ebf50ab2c84162MD55THUMBNAILEscudeiro_MPGCVarejo_2019_TA .pdf.jpgEscudeiro_MPGCVarejo_2019_TA .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2528https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f998794e-74f6-4c02-ae73-03b382beedc6/download38eaf737ea273bc5a8baa5bc10244547MD5610438/279982023-11-25 04:00:55.735open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27998https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T04:00:55Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount
title Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount
spellingShingle Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount
Escudeiro, José Marcos Alves
Discount
Food retail
Discount
Pricing strategies
Cheaper
Varejo alimentar
Atacarejo
Estratégias de precificação
Extra Hipermercados
Mais barato
Administração de empresas
Comércio varejista - Brasil
Alimentos - Comércio - Brasil
Supermercados
Desconto
Preços - Redução
title_short Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount
title_full Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount
title_fullStr Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount
title_full_unstemmed Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount
title_sort Como vender mais barato sempre? Um relato autoetnográfico da implantação do Extra Hipermercados com uma estratégia de discount
author Escudeiro, José Marcos Alves
author_facet Escudeiro, José Marcos Alves
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Parente, Juracy Gomes
Ruótolo, Antônio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Escudeiro, José Marcos Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarfati, Gilberto
contributor_str_mv Sarfati, Gilberto
dc.subject.eng.fl_str_mv Discount
Food retail
Discount
Pricing strategies
Cheaper
topic Discount
Food retail
Discount
Pricing strategies
Cheaper
Varejo alimentar
Atacarejo
Estratégias de precificação
Extra Hipermercados
Mais barato
Administração de empresas
Comércio varejista - Brasil
Alimentos - Comércio - Brasil
Supermercados
Desconto
Preços - Redução
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo alimentar
Atacarejo
Estratégias de precificação
Extra Hipermercados
Mais barato
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comércio varejista - Brasil
Alimentos - Comércio - Brasil
Supermercados
Desconto
Preços - Redução
description Este trabalho é uma autoetnografia que relata a história do autor na implantação dos Hipermercados Extra, no início da década de 1990, como uma rede de Discount, bem como reflete sobre as ações e decisões que possibilitaram tal implantação. A escolha pelo método autoetnográfico permite que o relato seja feito de forma mais aprofundada, pois são observações e lembranças refletidas pelo próprio autor, que, à época, teve ação determinante para que se chegasse a um resultado de sucesso. Essa experiência vivida há quase trinta anos está refletida à luz das literaturas acadêmicas mais recentes. O trabalho utiliza, além da memória do autor, material de mídia impressa em arquivo próprio de seu site1 e arquivos de meios de comunicação. A presente pesquisa também discute o ponto de vista do autor sobre o estabelecimento de parcerias com fornecedores, assim como a literatura existente sobre vender mais barato. Conclui-se que o Discount no varejo alimentar é o modelo de gestão que mais cresce no mundo, e que a pergunta Como vender mais barato sempre?” se mantém relevante no Brasil com os atacarejos. Por fim, sugere-se que hoje, com o Big Data e Analytics, estudos e aplicações práticas mais abrangentes são bastante viáveis e podem ser realizadas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-05T16:56:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-05T16:56:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/27998
url https://hdl.handle.net/10438/27998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c60f6af6-0166-4e71-b4be-53deccda76f0/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9794143f-1fdc-45f7-aed5-b1e90be5bdc9/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b501bbcd-92b6-455a-b550-d3dad2d3276f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f998794e-74f6-4c02-ae73-03b382beedc6/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e98037b6c6a9346204d63be274a5dd25
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
c8a8caf71dd91d6de8ebf50ab2c84162
38eaf737ea273bc5a8baa5bc10244547
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799583059548307456