Sustentabilidade em gerenciamento de projetos de conjuntos sinfônicos: perspectivas para a música de concerto no século XXI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Salles, Felipe Aragão Campos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2301
Resumo: As formas de pensamento sustentável vêm ganhando destaque em diversos setores, e seus modelos (GRI, Ethos, Dow Jones, entre outros) sendo remodelados em níveis específicos. A lacuna, na categoria musical, se dá pelas formas em que é construída a sustentabilidade (em seu tripé econômico, social e ambiental) no contexto da música de concerto no século XXI. Parte-se da questão-problema: Como integrar as ferramentas tradicionais de sustentabilidade junto às práticas de música de concerto, de forma a propor um conjunto de práticas que otimizem a sustentabilidade na gestão da comunicação dos projetos musicais? O objetivo geral é propor um modelo teórico e empírico de sustentabilidade em gestão de projetos de música de concerto, aderente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Para confirmar este objetivo, a pesquisa adota método qualitativo, combinando: 1) Análise de conteúdo: para congregar os principais modelos sustentabilidade empresarial e iniciativas percebidas na música de concerto nas dimensões econômica, social e ambiental e 2) Entrevistas semiestruturadas: em que foram entrevistados especialistas em gerenciamento de projetos de música de concerto para trazer novas possibilidades. Os resultados apontam um conjunto de práticas aderentes ao cenário do século XXI, com amplo uso de mídias digitais (Osesp, Filarmônica de Berlim), formação de públicos e mecanismos democráticos de educação musical (El Sistema).(AU)
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