O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Leonardo Souza Amorim lattes
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas lattes
Banca de defesa: Victor Melo Vale, Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/31046
Resumo: O presente trabalho aborda aspectos da relação entre escrita e performance no Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos através de análise estética, técnico-idiomática e textural, com a finalidade de apresentar as características do diálogo entre o violão e a orquestra. A pesquisa é desenvolvida a partir do levantamento de estratégias composicionais que Villa-Lobos utilizou para que o violão – com seu idiomatismo específico – pudesse fazer frente a uma orquestra. Essas informações servirão de base para uma comparação do Concerto de Villa-Lobos com outras três obras: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 em Ré maior (M. Castelnuovo-Tedesco) e Concierto Del Sur (M. M. Ponce), escolhidas por serem relativamente contemporâneas, antecedendo o Concerto para violão de Villa-Lobos por pouco mais de uma década, e por partilharem uma linha estética semelhante. Essas comparações visam mostrar procedimentos comuns e podem revelar como Villa-Lobos e os demais compositores atuaram para equilibrar duas fontes sonoras muito díspares, eventualmente apresentando os limites presentes no Concerto de Villa-Lobos. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar interpretes no entendimento da obra, contribuindo para sua execução e contínua divulgação.
id UFMG_167a31ea52585b03770602c860748e4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31046
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Victor Melo ValeEduardo Campolina Vianna Loureirohttp://lattes.cnpq.br/7145699712969951Leonardo Souza Amorim2019-11-18T21:45:02Z2019-11-18T21:45:02Z2019-08-30http://hdl.handle.net/1843/31046O presente trabalho aborda aspectos da relação entre escrita e performance no Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos através de análise estética, técnico-idiomática e textural, com a finalidade de apresentar as características do diálogo entre o violão e a orquestra. A pesquisa é desenvolvida a partir do levantamento de estratégias composicionais que Villa-Lobos utilizou para que o violão – com seu idiomatismo específico – pudesse fazer frente a uma orquestra. Essas informações servirão de base para uma comparação do Concerto de Villa-Lobos com outras três obras: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 em Ré maior (M. Castelnuovo-Tedesco) e Concierto Del Sur (M. M. Ponce), escolhidas por serem relativamente contemporâneas, antecedendo o Concerto para violão de Villa-Lobos por pouco mais de uma década, e por partilharem uma linha estética semelhante. Essas comparações visam mostrar procedimentos comuns e podem revelar como Villa-Lobos e os demais compositores atuaram para equilibrar duas fontes sonoras muito díspares, eventualmente apresentando os limites presentes no Concerto de Villa-Lobos. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar interpretes no entendimento da obra, contribuindo para sua execução e contínua divulgação.The present work deals with aspects of the relationship between writing and performance in Heitor Villa-Lobos Concerto for guitar and small orchestra through aesthetic, technical-idiomatic and textural analysis, with the purpose of presenting the characteristics of the dialogue between the guitar and the orchestra. The research is developed from the survey of compositional strategies that Villa-Lobos used so that the guitar - with its specific idiom - could cope with an orchestra. This information will serve as a basis for a comparison of the Villa-Lobos Concert with three other works: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 in Ré major (M. Castelnuovo-Tedesco) and Concierto Del Sur (M. M. Ponce), chosen for being relatively contemporary, preceding the Villa-Lobos Guitar Concerto for little more than a decade, and for sharing a similar aesthetic line. These comparisons aim to show common procedures and may reveal how Villa-Lobos and the other composers acted to balance two very disparate sound sources, eventually presenting the limits present in the Villa-Lobos Concerto. We hope that this research can help interpreters in the understanding of the work, contributing to its execution and continuous dissemination.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsicaConcerto para violãoConcerto para violãoOrquestraDiálogoVilla-LobosO concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação - Leonardo S. Amorim - O Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos Uma análise do diálogo en~1.pdfDissertação - Leonardo S. Amorim - O Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos Uma análise do diálogo en~1.pdfAbertoapplication/pdf2957518https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leonardo%20S.%20Amorim%20-%20O%20Concerto%20para%20viol%c3%a3o%20e%20pequena%20orquestra%20de%20H.%20Villa-Lobos%20Uma%20an%c3%a1lise%20do%20di%c3%a1logo%20en~1.pdff141b9d9bd1fc8754defc169fc96485bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTDissertação - Leonardo S. Amorim - O Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos Uma análise do diálogo en~1.pdf.txtDissertação - Leonardo S. Amorim - O Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos Uma análise do diálogo en~1.pdf.txtExtracted texttext/plain218446https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leonardo%20S.%20Amorim%20-%20O%20Concerto%20para%20viol%c3%a3o%20e%20pequena%20orquestra%20de%20H.%20Villa-Lobos%20Uma%20an%c3%a1lise%20do%20di%c3%a1logo%20en~1.pdf.txt6ecccb2755d01479db7458514fe19efeMD541843/310462019-11-19 03:30:25.841oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-19T06:30:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
title O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
spellingShingle O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
Leonardo Souza Amorim
Concerto para violão
Orquestra
Diálogo
Villa-Lobos
Música
Concerto para violão
title_short O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
title_full O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
title_fullStr O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
title_full_unstemmed O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
title_sort O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
author Leonardo Souza Amorim
author_facet Leonardo Souza Amorim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8877943543630986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Victor Melo Vale
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Campolina Vianna Loureiro
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7145699712969951
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Souza Amorim
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Victor Melo Vale
Eduardo Campolina Vianna Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Concerto para violão
Orquestra
Diálogo
Villa-Lobos
topic Concerto para violão
Orquestra
Diálogo
Villa-Lobos
Música
Concerto para violão
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música
Concerto para violão
description O presente trabalho aborda aspectos da relação entre escrita e performance no Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos através de análise estética, técnico-idiomática e textural, com a finalidade de apresentar as características do diálogo entre o violão e a orquestra. A pesquisa é desenvolvida a partir do levantamento de estratégias composicionais que Villa-Lobos utilizou para que o violão – com seu idiomatismo específico – pudesse fazer frente a uma orquestra. Essas informações servirão de base para uma comparação do Concerto de Villa-Lobos com outras três obras: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 em Ré maior (M. Castelnuovo-Tedesco) e Concierto Del Sur (M. M. Ponce), escolhidas por serem relativamente contemporâneas, antecedendo o Concerto para violão de Villa-Lobos por pouco mais de uma década, e por partilharem uma linha estética semelhante. Essas comparações visam mostrar procedimentos comuns e podem revelar como Villa-Lobos e os demais compositores atuaram para equilibrar duas fontes sonoras muito díspares, eventualmente apresentando os limites presentes no Concerto de Villa-Lobos. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar interpretes no entendimento da obra, contribuindo para sua execução e contínua divulgação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-18T21:45:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18T21:45:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31046
url http://hdl.handle.net/1843/31046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leonardo%20S.%20Amorim%20-%20O%20Concerto%20para%20viol%c3%a3o%20e%20pequena%20orquestra%20de%20H.%20Villa-Lobos%20Uma%20an%c3%a1lise%20do%20di%c3%a1logo%20en~1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/3/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leonardo%20S.%20Amorim%20-%20O%20Concerto%20para%20viol%c3%a3o%20e%20pequena%20orquestra%20de%20H.%20Villa-Lobos%20Uma%20an%c3%a1lise%20do%20di%c3%a1logo%20en~1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f141b9d9bd1fc8754defc169fc96485b
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
6ecccb2755d01479db7458514fe19efe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890907619065856