O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/31046 |
Resumo: | O presente trabalho aborda aspectos da relação entre escrita e performance no Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos através de análise estética, técnico-idiomática e textural, com a finalidade de apresentar as características do diálogo entre o violão e a orquestra. A pesquisa é desenvolvida a partir do levantamento de estratégias composicionais que Villa-Lobos utilizou para que o violão – com seu idiomatismo específico – pudesse fazer frente a uma orquestra. Essas informações servirão de base para uma comparação do Concerto de Villa-Lobos com outras três obras: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 em Ré maior (M. Castelnuovo-Tedesco) e Concierto Del Sur (M. M. Ponce), escolhidas por serem relativamente contemporâneas, antecedendo o Concerto para violão de Villa-Lobos por pouco mais de uma década, e por partilharem uma linha estética semelhante. Essas comparações visam mostrar procedimentos comuns e podem revelar como Villa-Lobos e os demais compositores atuaram para equilibrar duas fontes sonoras muito díspares, eventualmente apresentando os limites presentes no Concerto de Villa-Lobos. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar interpretes no entendimento da obra, contribuindo para sua execução e contínua divulgação. |
id |
UFMG_167a31ea52585b03770602c860748e4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/31046 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Flavio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Victor Melo ValeEduardo Campolina Vianna Loureirohttp://lattes.cnpq.br/7145699712969951Leonardo Souza Amorim2019-11-18T21:45:02Z2019-11-18T21:45:02Z2019-08-30http://hdl.handle.net/1843/31046O presente trabalho aborda aspectos da relação entre escrita e performance no Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos através de análise estética, técnico-idiomática e textural, com a finalidade de apresentar as características do diálogo entre o violão e a orquestra. A pesquisa é desenvolvida a partir do levantamento de estratégias composicionais que Villa-Lobos utilizou para que o violão – com seu idiomatismo específico – pudesse fazer frente a uma orquestra. Essas informações servirão de base para uma comparação do Concerto de Villa-Lobos com outras três obras: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 em Ré maior (M. Castelnuovo-Tedesco) e Concierto Del Sur (M. M. Ponce), escolhidas por serem relativamente contemporâneas, antecedendo o Concerto para violão de Villa-Lobos por pouco mais de uma década, e por partilharem uma linha estética semelhante. Essas comparações visam mostrar procedimentos comuns e podem revelar como Villa-Lobos e os demais compositores atuaram para equilibrar duas fontes sonoras muito díspares, eventualmente apresentando os limites presentes no Concerto de Villa-Lobos. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar interpretes no entendimento da obra, contribuindo para sua execução e contínua divulgação.The present work deals with aspects of the relationship between writing and performance in Heitor Villa-Lobos Concerto for guitar and small orchestra through aesthetic, technical-idiomatic and textural analysis, with the purpose of presenting the characteristics of the dialogue between the guitar and the orchestra. The research is developed from the survey of compositional strategies that Villa-Lobos used so that the guitar - with its specific idiom - could cope with an orchestra. This information will serve as a basis for a comparison of the Villa-Lobos Concert with three other works: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 in Ré major (M. Castelnuovo-Tedesco) and Concierto Del Sur (M. M. Ponce), chosen for being relatively contemporary, preceding the Villa-Lobos Guitar Concerto for little more than a decade, and for sharing a similar aesthetic line. These comparisons aim to show common procedures and may reveal how Villa-Lobos and the other composers acted to balance two very disparate sound sources, eventually presenting the limits present in the Villa-Lobos Concerto. We hope that this research can help interpreters in the understanding of the work, contributing to its execution and continuous dissemination.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsicaConcerto para violãoConcerto para violãoOrquestraDiálogoVilla-LobosO concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação - Leonardo S. Amorim - O Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos Uma análise do diálogo en~1.pdfDissertação - Leonardo S. Amorim - O Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos Uma análise do diálogo en~1.pdfAbertoapplication/pdf2957518https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leonardo%20S.%20Amorim%20-%20O%20Concerto%20para%20viol%c3%a3o%20e%20pequena%20orquestra%20de%20H.%20Villa-Lobos%20Uma%20an%c3%a1lise%20do%20di%c3%a1logo%20en~1.pdff141b9d9bd1fc8754defc169fc96485bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTDissertação - Leonardo S. Amorim - O Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos Uma análise do diálogo en~1.pdf.txtDissertação - Leonardo S. Amorim - O Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos Uma análise do diálogo en~1.pdf.txtExtracted texttext/plain218446https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leonardo%20S.%20Amorim%20-%20O%20Concerto%20para%20viol%c3%a3o%20e%20pequena%20orquestra%20de%20H.%20Villa-Lobos%20Uma%20an%c3%a1lise%20do%20di%c3%a1logo%20en~1.pdf.txt6ecccb2755d01479db7458514fe19efeMD541843/310462019-11-19 03:30:25.841oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-19T06:30:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra |
title |
O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra |
spellingShingle |
O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra Leonardo Souza Amorim Concerto para violão Orquestra Diálogo Villa-Lobos Música Concerto para violão |
title_short |
O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra |
title_full |
O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra |
title_fullStr |
O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra |
title_full_unstemmed |
O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra |
title_sort |
O concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa Lobos: uma análise do diálogo entre violão e orquestra |
author |
Leonardo Souza Amorim |
author_facet |
Leonardo Souza Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8877943543630986 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Victor Melo Vale |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eduardo Campolina Vianna Loureiro |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7145699712969951 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonardo Souza Amorim |
contributor_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas Victor Melo Vale Eduardo Campolina Vianna Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concerto para violão Orquestra Diálogo Villa-Lobos |
topic |
Concerto para violão Orquestra Diálogo Villa-Lobos Música Concerto para violão |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música Concerto para violão |
description |
O presente trabalho aborda aspectos da relação entre escrita e performance no Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos através de análise estética, técnico-idiomática e textural, com a finalidade de apresentar as características do diálogo entre o violão e a orquestra. A pesquisa é desenvolvida a partir do levantamento de estratégias composicionais que Villa-Lobos utilizou para que o violão – com seu idiomatismo específico – pudesse fazer frente a uma orquestra. Essas informações servirão de base para uma comparação do Concerto de Villa-Lobos com outras três obras: Concierto de Aranjuez (J. Rodrigo), Concerto nº 1 em Ré maior (M. Castelnuovo-Tedesco) e Concierto Del Sur (M. M. Ponce), escolhidas por serem relativamente contemporâneas, antecedendo o Concerto para violão de Villa-Lobos por pouco mais de uma década, e por partilharem uma linha estética semelhante. Essas comparações visam mostrar procedimentos comuns e podem revelar como Villa-Lobos e os demais compositores atuaram para equilibrar duas fontes sonoras muito díspares, eventualmente apresentando os limites presentes no Concerto de Villa-Lobos. Esperamos que esta pesquisa possa auxiliar interpretes no entendimento da obra, contribuindo para sua execução e contínua divulgação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-18T21:45:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-18T21:45:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/31046 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/31046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leonardo%20S.%20Amorim%20-%20O%20Concerto%20para%20viol%c3%a3o%20e%20pequena%20orquestra%20de%20H.%20Villa-Lobos%20Uma%20an%c3%a1lise%20do%20di%c3%a1logo%20en~1.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/3/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31046/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Leonardo%20S.%20Amorim%20-%20O%20Concerto%20para%20viol%c3%a3o%20e%20pequena%20orquestra%20de%20H.%20Villa-Lobos%20Uma%20an%c3%a1lise%20do%20di%c3%a1logo%20en~1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f141b9d9bd1fc8754defc169fc96485b cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 6ecccb2755d01479db7458514fe19efe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890907619065856 |