O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: LOPES JUNIOR, RUBENS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1800
Resumo: A proposta desta pesquisa é classificar o samba como manifestação folkcomunicacional. Por entender que o samba enquanto gênero musical é oriundo das camadas mais pobres da população, a pesquisa adota a teoria da Folkcomunicação de Luís Beltrão (1980). Para tal análise e consequente classificação, é necessário compreender os elementos no samba que podem ser caracterizados como marginais e subversivos em relação ao discurso oficial. Por isso apresenta-se um panorama histórico da música ocidental, tratando especificamente como se constituem os elementos musicais que estão presentes até o dia de hoje nas sociedades enquanto herança dessa lógica eurocêntrica. Há também um extenso panorama sobre a formação do Brasil através das três etnias presentes: indígenas, negros e portugueses, pois de uma forma sui generis, a miscigenação da colonização tupiniquim é alicerce para o surgimento do samba. A partir de então, analisando a história do samba através de uma pesquisa bibliográfica contrapontisticamente entre o discurso oficial eurocêntrico e as dinâmicas sociais presentes no desenvolvimento da sociedade brasileira e os elementos do samba, constatamos que o gênero é subversivo, marginal e, consequentemente, folkcomunicação.
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