O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
Ano de defesa: | 2018 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de Sao Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | A proposta desta pesquisa é classificar o samba como manifestação folkcomunicacional. Por entender que o samba enquanto gênero musical é oriundo das camadas mais pobres da população, a pesquisa adota a teoria da Folkcomunicação de Luís Beltrão (1980). Para tal análise e consequente classificação, é necessário compreender os elementos no samba que podem ser caracterizados como marginais e subversivos em relação ao discurso oficial. Por isso apresenta-se um panorama histórico da música ocidental, tratando especificamente como se constituem os elementos musicais que estão presentes até o dia de hoje nas sociedades enquanto herança dessa lógica eurocêntrica. Há também um extenso panorama sobre a formação do Brasil através das três etnias presentes: indígenas, negros e portugueses, pois de uma forma sui generis, a miscigenação da colonização tupiniquim é alicerce para o surgimento do samba. A partir de então, analisando a história do samba através de uma pesquisa bibliográfica contrapontisticamente entre o discurso oficial eurocêntrico e as dinâmicas sociais presentes no desenvolvimento da sociedade brasileira e os elementos do samba, constatamos que o gênero é subversivo, marginal e, consequentemente, folkcomunicação. |
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O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacionalTHE MORRO WAS MADE OF SAMBA: An analysis of samba as a marginal manifestation thought folk-communicative theorySamba; Folkcomunicação; Música; Brasil; MarginalizadosSamba; Folkcommunication; Music; Brazil; MarginalizedCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA proposta desta pesquisa é classificar o samba como manifestação folkcomunicacional. Por entender que o samba enquanto gênero musical é oriundo das camadas mais pobres da população, a pesquisa adota a teoria da Folkcomunicação de Luís Beltrão (1980). Para tal análise e consequente classificação, é necessário compreender os elementos no samba que podem ser caracterizados como marginais e subversivos em relação ao discurso oficial. Por isso apresenta-se um panorama histórico da música ocidental, tratando especificamente como se constituem os elementos musicais que estão presentes até o dia de hoje nas sociedades enquanto herança dessa lógica eurocêntrica. Há também um extenso panorama sobre a formação do Brasil através das três etnias presentes: indígenas, negros e portugueses, pois de uma forma sui generis, a miscigenação da colonização tupiniquim é alicerce para o surgimento do samba. A partir de então, analisando a história do samba através de uma pesquisa bibliográfica contrapontisticamente entre o discurso oficial eurocêntrico e as dinâmicas sociais presentes no desenvolvimento da sociedade brasileira e os elementos do samba, constatamos que o gênero é subversivo, marginal e, consequentemente, folkcomunicação.The purpose of this research is to classify samba as a folk-communicational manifestation. Understanding samba as a musical genre that comes from the poorer class of the population, the research adopts the theory of Folkcomunicação from Luís Beltrão (1980). For this analysis and consequent classification, it is necessary to understand the elements of samba that can be characterized as marginal and subversive in relation to the official discourse. This is why a historical panorama of Western music is presented, dealing specifically with how the musical elements that are present up to the present day in societies are constituted as inheritance of this Eurocentric logic. There is also an extensive panorama about the formation of Brazil through the three ethnic groups present: indigenous, africans and portuguese, because in a sui generis way, the miscegenation of the tupiniquim colonization is a foundation for the emergence of samba. From then on, analyzing the history of samba through a bibliographical research counterpoint between the official Eurocentric discourse and the social dynamics present in the development of Brazilian society and the elements of samba, we find that the genre is subversive, marginal and, consequently, folkcommunicationUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialMelo, José Marques deEscudero, CamilaVargas , HeromJaconi, Sônia Maria RibeiroGobbi , Marica CristinaSchmidt , CristinaLOPES JUNIOR, RUBENS2019-01-21T14:17:26Z2018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLOPES JUNIOR, RUBENS. O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional. 2018. 247 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-01-21T14:17:26Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1800Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-01-21T14:17:26Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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